Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchôa, Carlos Eduardo Falcão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/693
Resumo: The purpose of this article is to point out, in the present teaching of Portuguese, the coexistence of traditional pedagogical proceedings with certain activities directed to a change of orientation whose aim is more productive teaching. These activities, however, have not always been carried out in an adequate way. Linguistic variation and textual diversity are two subjects specially treated in this article.
id UFF-4_26631b8455e1844d43b20714f2c47495
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/693
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Tradição e inovação no ensino de língua e de literaturateachingtraditioninnovationlinguistic variationtextual diversityensinotradiçãoinovaçãovariação linguísticadiversidade textualThe purpose of this article is to point out, in the present teaching of Portuguese, the coexistence of traditional pedagogical proceedings with certain activities directed to a change of orientation whose aim is more productive teaching. These activities, however, have not always been carried out in an adequate way. Linguistic variation and textual diversity are two subjects specially treated in this article.Este artigo objetiva mostrar, no atual ensino do Português, a coexistência de práticas pedagógicas tradicionais com certas atividades direcionadas para uma mudança de orientação, com vista a um ensino produtivo, o que nem sempre tem sido efetivado de maneira competente. A variação linguística e a diversidade textual são dois tópicos especialmente focalizados.Liceu Literário Português2009-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/693Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57Confluência; 2009: Número 37-38; 43-572317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/693/461https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUchôa, Carlos Eduardo Falcão2022-02-01T13:18:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/693Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T13:18:54Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
title Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
spellingShingle Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
Uchôa, Carlos Eduardo Falcão
teaching
tradition
innovation
linguistic variation
textual diversity
ensino
tradição
inovação
variação linguística
diversidade textual
title_short Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
title_full Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
title_fullStr Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
title_full_unstemmed Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
title_sort Tradição e inovação no ensino de língua e de literatura
author Uchôa, Carlos Eduardo Falcão
author_facet Uchôa, Carlos Eduardo Falcão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchôa, Carlos Eduardo Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv teaching
tradition
innovation
linguistic variation
textual diversity
ensino
tradição
inovação
variação linguística
diversidade textual
topic teaching
tradition
innovation
linguistic variation
textual diversity
ensino
tradição
inovação
variação linguística
diversidade textual
description The purpose of this article is to point out, in the present teaching of Portuguese, the coexistence of traditional pedagogical proceedings with certain activities directed to a change of orientation whose aim is more productive teaching. These activities, however, have not always been carried out in an adequate way. Linguistic variation and textual diversity are two subjects specially treated in this article.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/693
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/693/461
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57
Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57
Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57
Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57
Confluência; 2009: Número 37-38; 43-57
2317-4153
1415-7403
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705460133068800