História da linguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/4 |
Resumo: | RESUMO: O desenvolvimento da história da linguística como uma atividade científica séria tem uma longa história que pode ser rastreada até aos livros didáticos de meados do século XIX e meados do século XX. É, no entanto, somente desde a década de 1970 que a história da linguística / das ciências da linguagem se tornou uma subdisciplina da linguística, em geral, e um assunto ao qual um aluno iniciante da disciplina seria introduzido como parte integrante da sua educação. Neste artigo distinguem-se e discutem-se quatro abordagens principais para escrever a história da linguística: I, a história de compilação, que apresenta os resultados de procedimentos estabelecidos dentro da disciplina; II, a história revolucionária, concebida como propaganda para um novo paradigma; III, a história construtiva não-partidária, que enfatiza a continuidade e o progresso na disciplina; e IV, a historiografia da linguística, uma abordagem relativamente nova, que procura tratar a história da linguística como um esforço académico no seu próprio direito, podendo também pode informar sobre o trabalho em outras subdisciplinas linguísticas. PALAVRAS-CHAVE: história vs. historiografia, história dos manuais de ensino, história para uma área especial da linguística, história proselitista, história whig, revolução kuhniana, operações mopping-up |
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História da linguísticaRESUMO: O desenvolvimento da história da linguística como uma atividade científica séria tem uma longa história que pode ser rastreada até aos livros didáticos de meados do século XIX e meados do século XX. É, no entanto, somente desde a década de 1970 que a história da linguística / das ciências da linguagem se tornou uma subdisciplina da linguística, em geral, e um assunto ao qual um aluno iniciante da disciplina seria introduzido como parte integrante da sua educação. Neste artigo distinguem-se e discutem-se quatro abordagens principais para escrever a história da linguística: I, a história de compilação, que apresenta os resultados de procedimentos estabelecidos dentro da disciplina; II, a história revolucionária, concebida como propaganda para um novo paradigma; III, a história construtiva não-partidária, que enfatiza a continuidade e o progresso na disciplina; e IV, a historiografia da linguística, uma abordagem relativamente nova, que procura tratar a história da linguística como um esforço académico no seu próprio direito, podendo também pode informar sobre o trabalho em outras subdisciplinas linguísticas. PALAVRAS-CHAVE: história vs. historiografia, história dos manuais de ensino, história para uma área especial da linguística, história proselitista, história whig, revolução kuhniana, operações mopping-upLiceu Literário Português2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/4Confluência; 2014: NÚMERO 46; 9-22Confluência; 2014: NÚMERO 46; 9-22Confluência; 2014: NÚMERO 46; 9-22Confluência; 2014: NÚMERO 46; 9-22Confluência; 2014: NÚMERO 46; 9-222317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/4/6Copyright (c) 2021 E. F. Konrad Koernerhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoerner, E. F. Konrad2022-02-13T15:47:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:47:37Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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