Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300 |
Resumo: | Este trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações. |
id |
UFF-4_5c9e28b01a3a316c854cfc348b51853e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/300 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizadoEste trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações.Liceu Literário Português2019-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/30010.18364/rc.v1i57.300Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-2242317-41531415-740310.18364/rc.v0i57reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300/208Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Vanessa de Mello, Cíntia de Moura Pinto, Lovani Volmerinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rosemari Lorenzde Mello, Vanessade Moura Pinto, CíntiaVolmer, Lovani2019-12-17T02:39:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/300Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-12-17T02:39:47Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
title |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
spellingShingle |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado Martins, Rosemari Lorenz |
title_short |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
title_full |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
title_fullStr |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
title_full_unstemmed |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
title_sort |
Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado |
author |
Martins, Rosemari Lorenz |
author_facet |
Martins, Rosemari Lorenz de Mello, Vanessa de Moura Pinto, Cíntia Volmer, Lovani |
author_role |
author |
author2 |
de Mello, Vanessa de Moura Pinto, Cíntia Volmer, Lovani |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rosemari Lorenz de Mello, Vanessa de Moura Pinto, Cíntia Volmer, Lovani |
description |
Este trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300 10.18364/rc.v1i57.300 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i57.300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300/208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Vanessa de Mello, Cíntia de Moura Pinto, Lovani Volmer info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Vanessa de Mello, Cíntia de Moura Pinto, Lovani Volmer |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2019: Número 57; 197-224 Confluência; 2019: Número 57; 197-224 Confluência; 2019: Número 57; 197-224 Confluência; 2019: Número 57; 197-224 Confluência; 2019: Número 57; 197-224 2317-4153 1415-7403 10.18364/rc.v0i57 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458800328704 |