Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rosemari Lorenz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Mello, Vanessa, de Moura Pinto, Cíntia, Volmer, Lovani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300
Resumo: Este trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações.
id UFF-4_5c9e28b01a3a316c854cfc348b51853e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/300
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizadoEste trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações.Liceu Literário Português2019-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/30010.18364/rc.v1i57.300Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-224Confluência; 2019: Número 57; 197-2242317-41531415-740310.18364/rc.v0i57reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300/208Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Vanessa de Mello, Cíntia de Moura Pinto, Lovani Volmerinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rosemari Lorenzde Mello, Vanessade Moura Pinto, CíntiaVolmer, Lovani2019-12-17T02:39:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/300Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2019-12-17T02:39:47Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
title Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
spellingShingle Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
Martins, Rosemari Lorenz
title_short Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
title_full Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
title_fullStr Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
title_full_unstemmed Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
title_sort Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado
author Martins, Rosemari Lorenz
author_facet Martins, Rosemari Lorenz
de Mello, Vanessa
de Moura Pinto, Cíntia
Volmer, Lovani
author_role author
author2 de Mello, Vanessa
de Moura Pinto, Cíntia
Volmer, Lovani
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rosemari Lorenz
de Mello, Vanessa
de Moura Pinto, Cíntia
Volmer, Lovani
description Este trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300
10.18364/rc.v1i57.300
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i57.300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/300/208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Vanessa de Mello, Cíntia de Moura Pinto, Lovani Volmer
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rosemari Lorenz Martins, Vanessa de Mello, Cíntia de Moura Pinto, Lovani Volmer
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2019: Número 57; 197-224
Confluência; 2019: Número 57; 197-224
Confluência; 2019: Número 57; 197-224
Confluência; 2019: Número 57; 197-224
Confluência; 2019: Número 57; 197-224
2317-4153
1415-7403
10.18364/rc.v0i57
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458800328704