Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo explora a singularidade e potencialidade do trabalho do eminente linguista Leonard Bloomfield sobre ensino de leitura, elaborado no período de 1920-1940 e publicado postumamente em 1961 como Let’s Read: A Linguistic Approach. Baseado no ensino do princípio alfabético (as relações sistemáticas grafema-fonema envolvidas na leitura de textos com escrita alfabética), cuja importância é amplamente aceita entre pesquisadores no campo do ensino de leitura, o método utiliza pares mínimos de palavras escritas apresentadas numa sequência de ensino que contribui para o aprendizado sem erros, alimentando a motivação do aprendiz. Experiências e experimentos no ensino da leitura do inglês indicaram a efetividade do método, que ainda não tem paralelo na língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de leitura; escrita alfabética; linguística estrutural; Leonard Bloomfield. |
id |
UFF-4_92ebe4f2a838c9fc5581d6b91d53fcbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/67 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Leonard Bloomfield e o ensino de leituraRESUMO: Este artigo explora a singularidade e potencialidade do trabalho do eminente linguista Leonard Bloomfield sobre ensino de leitura, elaborado no período de 1920-1940 e publicado postumamente em 1961 como Let’s Read: A Linguistic Approach. Baseado no ensino do princípio alfabético (as relações sistemáticas grafema-fonema envolvidas na leitura de textos com escrita alfabética), cuja importância é amplamente aceita entre pesquisadores no campo do ensino de leitura, o método utiliza pares mínimos de palavras escritas apresentadas numa sequência de ensino que contribui para o aprendizado sem erros, alimentando a motivação do aprendiz. Experiências e experimentos no ensino da leitura do inglês indicaram a efetividade do método, que ainda não tem paralelo na língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de leitura; escrita alfabética; linguística estrutural; Leonard Bloomfield.Liceu Literário Português2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/6710.18364/rc.v1i47.67Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-2602317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67/37Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos, Djenane Brasil da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Fonseca Passos, Maria de LourdesConceição, Djenane Brasil da2022-02-13T15:48:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/67Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:48Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
title |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
spellingShingle |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes |
title_short |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
title_full |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
title_fullStr |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
title_full_unstemmed |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
title_sort |
Leonard Bloomfield e o ensino de leitura |
author |
Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes |
author_facet |
Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes Conceição, Djenane Brasil da |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Djenane Brasil da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes Conceição, Djenane Brasil da |
description |
RESUMO: Este artigo explora a singularidade e potencialidade do trabalho do eminente linguista Leonard Bloomfield sobre ensino de leitura, elaborado no período de 1920-1940 e publicado postumamente em 1961 como Let’s Read: A Linguistic Approach. Baseado no ensino do princípio alfabético (as relações sistemáticas grafema-fonema envolvidas na leitura de textos com escrita alfabética), cuja importância é amplamente aceita entre pesquisadores no campo do ensino de leitura, o método utiliza pares mínimos de palavras escritas apresentadas numa sequência de ensino que contribui para o aprendizado sem erros, alimentando a motivação do aprendiz. Experiências e experimentos no ensino da leitura do inglês indicaram a efetividade do método, que ainda não tem paralelo na língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de leitura; escrita alfabética; linguística estrutural; Leonard Bloomfield. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67 10.18364/rc.v1i47.67 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67 |
identifier_str_mv |
10.18364/rc.v1i47.67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos, Djenane Brasil da Conceição info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos, Djenane Brasil da Conceição |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260 Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260 Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260 Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260 Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260 2317-4153 1415-7403 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705458193203200 |