Leonard Bloomfield e o ensino de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Conceição, Djenane Brasil da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67
Resumo: RESUMO: Este artigo explora a singularidade e potencialidade do trabalho do eminente linguista Leonard Bloomfield sobre ensino de leitura, elaborado no período de 1920-1940 e publicado postumamente em 1961 como Let’s Read: A Linguistic Approach. Baseado no ensino do princípio alfabético (as relações sistemáticas grafema-fonema envolvidas na leitura de textos com escrita alfabética), cuja importância é amplamente aceita entre pesquisadores no campo do ensino de leitura, o método utiliza pares mínimos de palavras escritas apresentadas numa sequência de ensino que contribui para o aprendizado sem erros, alimentando a motivação do aprendiz. Experiências e experimentos no ensino da leitura do inglês indicaram a efetividade do método, que ainda não tem paralelo na língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de leitura; escrita alfabética; linguística estrutural; Leonard Bloomfield.
id UFF-4_92ebe4f2a838c9fc5581d6b91d53fcbc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/67
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Leonard Bloomfield e o ensino de leituraRESUMO: Este artigo explora a singularidade e potencialidade do trabalho do eminente linguista Leonard Bloomfield sobre ensino de leitura, elaborado no período de 1920-1940 e publicado postumamente em 1961 como Let’s Read: A Linguistic Approach. Baseado no ensino do princípio alfabético (as relações sistemáticas grafema-fonema envolvidas na leitura de textos com escrita alfabética), cuja importância é amplamente aceita entre pesquisadores no campo do ensino de leitura, o método utiliza pares mínimos de palavras escritas apresentadas numa sequência de ensino que contribui para o aprendizado sem erros, alimentando a motivação do aprendiz. Experiências e experimentos no ensino da leitura do inglês indicaram a efetividade do método, que ainda não tem paralelo na língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de leitura; escrita alfabética; linguística estrutural; Leonard Bloomfield.Liceu Literário Português2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/6710.18364/rc.v1i47.67Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-2602317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67/37Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos, Djenane Brasil da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Fonseca Passos, Maria de LourdesConceição, Djenane Brasil da2022-02-13T15:48:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/67Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-13T15:48Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
title Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
spellingShingle Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes
title_short Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
title_full Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
title_fullStr Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
title_full_unstemmed Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
title_sort Leonard Bloomfield e o ensino de leitura
author Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes
author_facet Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes
Conceição, Djenane Brasil da
author_role author
author2 Conceição, Djenane Brasil da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Fonseca Passos, Maria de Lourdes
Conceição, Djenane Brasil da
description RESUMO: Este artigo explora a singularidade e potencialidade do trabalho do eminente linguista Leonard Bloomfield sobre ensino de leitura, elaborado no período de 1920-1940 e publicado postumamente em 1961 como Let’s Read: A Linguistic Approach. Baseado no ensino do princípio alfabético (as relações sistemáticas grafema-fonema envolvidas na leitura de textos com escrita alfabética), cuja importância é amplamente aceita entre pesquisadores no campo do ensino de leitura, o método utiliza pares mínimos de palavras escritas apresentadas numa sequência de ensino que contribui para o aprendizado sem erros, alimentando a motivação do aprendiz. Experiências e experimentos no ensino da leitura do inglês indicaram a efetividade do método, que ainda não tem paralelo na língua portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de leitura; escrita alfabética; linguística estrutural; Leonard Bloomfield.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67
10.18364/rc.v1i47.67
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67
identifier_str_mv 10.18364/rc.v1i47.67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/67/37
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos, Djenane Brasil da Conceição
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Rodrigues da Fonseca Passos, Djenane Brasil da Conceição
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260
Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260
Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260
Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260
Confluência; 2015: NÚMERO 47; 239-260
2317-4153
1415-7403
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705458193203200