Gramática normativa: ensino, consciência e liberdade
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/274 |
Resumo: | A partir da afirmativa de que há sempre um poder instalado pela língua, o poder da língua, o poder de quem é usuário da língua, buscamos refletir sobre a posição de Evanildo Bechara que traz esse conceito em sua obra: Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade? (Ática, Série Princípios, 12ª. Edição, 2006 – edição aqui utilizada para as citações) – obra de leitura indispensável em nossos cursos de Graduação em Letras. Salientamos a pertinência, a atualidade e as sucessivas reedições dessa obra, para afirmar que, passados mais de trinta anos da sua primeira edição, o texto do filólogo, linguista, professor, vem sendo reeditado tal qual veio a público em 1986 e tem levado gerações de leitores a questionamentos e a reflexões sobre gramática normativa, sua função na sala de aula e na conquista da cidadania e sobre a importância de uma aplicação consciente das teorias linguísticas no ensino de Língua Portuguesa. |
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Gramática normativa: ensino, consciência e liberdadeA partir da afirmativa de que há sempre um poder instalado pela língua, o poder da língua, o poder de quem é usuário da língua, buscamos refletir sobre a posição de Evanildo Bechara que traz esse conceito em sua obra: Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade? (Ática, Série Princípios, 12ª. Edição, 2006 – edição aqui utilizada para as citações) – obra de leitura indispensável em nossos cursos de Graduação em Letras. Salientamos a pertinência, a atualidade e as sucessivas reedições dessa obra, para afirmar que, passados mais de trinta anos da sua primeira edição, o texto do filólogo, linguista, professor, vem sendo reeditado tal qual veio a público em 1986 e tem levado gerações de leitores a questionamentos e a reflexões sobre gramática normativa, sua função na sala de aula e na conquista da cidadania e sobre a importância de uma aplicação consciente das teorias linguísticas no ensino de Língua Portuguesa.Liceu Literário Português2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/27410.18364/rc.v1i55.274Confluência; 2018: número 55; 183-197Confluência; 2018: número 55; 183-197Confluência; 2018: número 55; 183-197Confluência; 2018: número 55; 183-197Confluência; 2018: número 55; 183-1972317-41531415-740310.18364/rc.v0i55reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/274/164Copyright (c) 2021 Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Regina Pires de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Bastos, Neusa Maria Oliveirade Brito, Regina Pires2018-12-21T05:57:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/274Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2018-12-21T05:57:56Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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