O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Codato, Henrique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17236
Resumo: As produções que escolhemos analisar encabeçam, de forma emblemática, uma polêmica lista dos dez melhores filmes da década de 2000, elaborada por dezesseis críticos especializados e publicada pela revista Cahiers du Cinéma em sua edição de janeiro de 2010. São elas: A Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, David Lynch, 2001); Elefante (Elephant, Gus Van Sant, 2003) e Tropical Malady (Sud Palad, Apichatpong Weerasethakul, 2004). Notamos que estas obras, ao apresentarem uma narrativa fragmentada, fazendo emergir figuras como a do deslocamento e da descontinuidade em sua estrutura, possibilitam a manifestação de determinados sintomas que muito têm a dizer sobre a condição na qual se encontra o sujeito contemporâneo. A hipótese que levantamos é a de que estas narrativas, ao se firmarem no vaivém entre o limite e o ilimitado, entre a realidade e o sonho, entre o real e o imaginário, entre o mythos e o logos, convocariam o espectador de cinema a vivenciar uma espécie de estranhamento, fazendo-o oscilar, à deriva, entre o desejo de ser enganado e o de tudo saber.
id UFF-5_0694824d0f63e93f958aee62d9f75d8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17236
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneoCinemaDesejoLabirintoAs produções que escolhemos analisar encabeçam, de forma emblemática, uma polêmica lista dos dez melhores filmes da década de 2000, elaborada por dezesseis críticos especializados e publicada pela revista Cahiers du Cinéma em sua edição de janeiro de 2010. São elas: A Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, David Lynch, 2001); Elefante (Elephant, Gus Van Sant, 2003) e Tropical Malady (Sud Palad, Apichatpong Weerasethakul, 2004). Notamos que estas obras, ao apresentarem uma narrativa fragmentada, fazendo emergir figuras como a do deslocamento e da descontinuidade em sua estrutura, possibilitam a manifestação de determinados sintomas que muito têm a dizer sobre a condição na qual se encontra o sujeito contemporâneo. A hipótese que levantamos é a de que estas narrativas, ao se firmarem no vaivém entre o limite e o ilimitado, entre a realidade e o sonho, entre o real e o imaginário, entre o mythos e o logos, convocariam o espectador de cinema a vivenciar uma espécie de estranhamento, fazendo-o oscilar, à deriva, entre o desejo de ser enganado e o de tudo saber.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1723610.22409/contracampo.v0i23.101Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 235-2482238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i23reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17236/10874Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCodato, Henrique2018-09-13T16:28:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17236Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:28:35Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
title O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
spellingShingle O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
Codato, Henrique
Cinema
Desejo
Labirinto
title_short O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
title_full O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
title_fullStr O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
title_full_unstemmed O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
title_sort O Desejo e seus labirintos: Reflexões acerca do cinema contemporâneo
author Codato, Henrique
author_facet Codato, Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Codato, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Desejo
Labirinto
topic Cinema
Desejo
Labirinto
description As produções que escolhemos analisar encabeçam, de forma emblemática, uma polêmica lista dos dez melhores filmes da década de 2000, elaborada por dezesseis críticos especializados e publicada pela revista Cahiers du Cinéma em sua edição de janeiro de 2010. São elas: A Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, David Lynch, 2001); Elefante (Elephant, Gus Van Sant, 2003) e Tropical Malady (Sud Palad, Apichatpong Weerasethakul, 2004). Notamos que estas obras, ao apresentarem uma narrativa fragmentada, fazendo emergir figuras como a do deslocamento e da descontinuidade em sua estrutura, possibilitam a manifestação de determinados sintomas que muito têm a dizer sobre a condição na qual se encontra o sujeito contemporâneo. A hipótese que levantamos é a de que estas narrativas, ao se firmarem no vaivém entre o limite e o ilimitado, entre a realidade e o sonho, entre o real e o imaginário, entre o mythos e o logos, convocariam o espectador de cinema a vivenciar uma espécie de estranhamento, fazendo-o oscilar, à deriva, entre o desejo de ser enganado e o de tudo saber.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17236
10.22409/contracampo.v0i23.101
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17236
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i23.101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17236/10874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 235-248
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i23
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705520731324416