A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vimieiro, Ana Carolina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534
Resumo: O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.
id UFF-5_0e1ead2f5800bf72112cfe31f9b5b846
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17534
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagenscultura fãtorcedorfutebolO objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2015-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1753410.22409/contracampo.v0i31.695Contracampo; n. 31 (2014): Dezembro / Março TRANSMIDIAÇÃO E CULTURA PARTICIPATIVA; 23-592238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i31reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534/11160Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVimieiro, Ana Carolina2018-09-13T17:06:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17534Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:06:40Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
title A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
spellingShingle A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
Vimieiro, Ana Carolina
cultura fã
torcedor
futebol
title_short A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
title_full A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
title_fullStr A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
title_full_unstemmed A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
title_sort A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
author Vimieiro, Ana Carolina
author_facet Vimieiro, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vimieiro, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv cultura fã
torcedor
futebol
topic cultura fã
torcedor
futebol
description O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534
10.22409/contracampo.v0i31.695
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i31.695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534/11160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 31 (2014): Dezembro / Março TRANSMIDIAÇÃO E CULTURA PARTICIPATIVA; 23-59
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i31
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521822892032