A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas. |
id |
UFF-5_0e1ead2f5800bf72112cfe31f9b5b846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17534 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagenscultura fãtorcedorfutebolO objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2015-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1753410.22409/contracampo.v0i31.695Contracampo; n. 31 (2014): Dezembro / Março TRANSMIDIAÇÃO E CULTURA PARTICIPATIVA; 23-592238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i31reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534/11160Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVimieiro, Ana Carolina2018-09-13T17:06:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17534Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:06:40Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
title |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
spellingShingle |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens Vimieiro, Ana Carolina cultura fã torcedor futebol |
title_short |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
title_full |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
title_fullStr |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
title_full_unstemmed |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
title_sort |
A produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros: formatos, motivações e abordagens |
author |
Vimieiro, Ana Carolina |
author_facet |
Vimieiro, Ana Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vimieiro, Ana Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura fã torcedor futebol |
topic |
cultura fã torcedor futebol |
description |
O objetivo deste texto é analisar a produtividade digital dos torcedores de futebol brasileiros. A partir de entrevistas em profundidade e análise do material produzido por torcedores de um clube específico, o Clube Atlético Mineiro, o artigo investiga como estes se apropriam da linguagem jornalística e criam narrativas distintas daquelas produzidas pelas instituições tradicionais de mídia. Os formatos são variados, de blogs à manutenção de web rádios com programação regular. As motivações para se envolverem nos projetos são também diversas, desde melhorar as habilidades de escrita até ajudar o clube. Os torcedores promovem abordagens inovadoras ao, por exemplo, criarem textos menos amarrados às rotinas produtivas jornalísticas tradicionais e à linguagem crescentemente racional que demarca as crônicas esportivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534 10.22409/contracampo.v0i31.695 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i31.695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17534/11160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 31 (2014): Dezembro / Março TRANSMIDIAÇÃO E CULTURA PARTICIPATIVA; 23-59 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i31 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521822892032 |