Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franz Amaral, Márcia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17388
Resumo: O artigo apresenta o conceito de Lugar de Fala como instrumento teórico metodológico para delinear especificidades a serem consideradas na análise do segmento popular da grande imprensa. Parte da noção de que os jornais se transfiguram para falar a diferentes leitores por motivos tanto mercadológicos como comunicacionais. Os jornais de referência e os ligados ao segmento popular falam de lugares diferentes, concedem espaços variáveis ás vozes oficiais e populares em suas páginas e seus discursos são aceitos em lugares diversos. Com o conceito de Lugar de Fala, demonstramos a importância de o jornalismo ser pensado e analisado em consonância com o mercado simbólico para o qual é produzido, o que não significa aceitar sua subordinação ao mercado, mas sim compreender sua conexão com o mundo popular.
id UFF-5_1026a546545c3ff597a683c615132bf1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17388
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensajornalismosensacionalismoLugar de Fala.O artigo apresenta o conceito de Lugar de Fala como instrumento teórico metodológico para delinear especificidades a serem consideradas na análise do segmento popular da grande imprensa. Parte da noção de que os jornais se transfiguram para falar a diferentes leitores por motivos tanto mercadológicos como comunicacionais. Os jornais de referência e os ligados ao segmento popular falam de lugares diferentes, concedem espaços variáveis ás vozes oficiais e populares em suas páginas e seus discursos são aceitos em lugares diversos. Com o conceito de Lugar de Fala, demonstramos a importância de o jornalismo ser pensado e analisado em consonância com o mercado simbólico para o qual é produzido, o que não significa aceitar sua subordinação ao mercado, mas sim compreender sua conexão com o mundo popular.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2005-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1738810.22409/contracampo.v0i12.561Contracampo; n. 12 (2005): Histórias e teorias do jornalismo; 103-1142238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i12reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17388/11025Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranz Amaral, Márcia2018-09-13T16:42:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17388Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:42:57Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
title Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
spellingShingle Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
Franz Amaral, Márcia
jornalismo
sensacionalismo
Lugar de Fala.
title_short Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
title_full Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
title_fullStr Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
title_full_unstemmed Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
title_sort Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
author Franz Amaral, Márcia
author_facet Franz Amaral, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franz Amaral, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo
sensacionalismo
Lugar de Fala.
topic jornalismo
sensacionalismo
Lugar de Fala.
description O artigo apresenta o conceito de Lugar de Fala como instrumento teórico metodológico para delinear especificidades a serem consideradas na análise do segmento popular da grande imprensa. Parte da noção de que os jornais se transfiguram para falar a diferentes leitores por motivos tanto mercadológicos como comunicacionais. Os jornais de referência e os ligados ao segmento popular falam de lugares diferentes, concedem espaços variáveis ás vozes oficiais e populares em suas páginas e seus discursos são aceitos em lugares diversos. Com o conceito de Lugar de Fala, demonstramos a importância de o jornalismo ser pensado e analisado em consonância com o mercado simbólico para o qual é produzido, o que não significa aceitar sua subordinação ao mercado, mas sim compreender sua conexão com o mundo popular.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17388
10.22409/contracampo.v0i12.561
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17388
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i12.561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17388/11025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 12 (2005): Histórias e teorias do jornalismo; 103-114
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i12
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521406607360