Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Sandri, Tammie Caruse
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503
Resumo: Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico.
id UFF-5_1ee521981df54cc60c154f25e8107d53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17503
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth centuryTeoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1750310.22409/contracampo.v27i0.301Contracampo; Agosto/Novembro; 106-1272238-25771414-748310.22409/contracampo.v27i0reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503/11129Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria Sandri, Tammie Caruse2018-09-13T16:59:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17503Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:59:36Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
title Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
spellingShingle Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
Faria Sandri, Tammie Caruse
Teoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.
title_short Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
title_full Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
title_fullStr Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
title_full_unstemmed Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
title_sort Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
author Faria Sandri, Tammie Caruse
author_facet Faria Sandri, Tammie Caruse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria Sandri, Tammie Caruse
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.
topic Teoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.
description Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503
10.22409/contracampo.v27i0.301
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v27i0.301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503/11129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; Agosto/Novembro; 106-127
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v27i0
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521786191872