Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503 |
Resumo: | Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico. |
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Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth centuryTeoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1750310.22409/contracampo.v27i0.301Contracampo; Agosto/Novembro; 106-1272238-25771414-748310.22409/contracampo.v27i0reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17503/11129Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria Sandri, Tammie Caruse2018-09-13T16:59:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17503Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:59:36Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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