Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17244 |
Resumo: | Esse texto analisa o que representou a produção de Deu Pra Ti, Anos 70 (Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, 1981) e Houve Uma Vez Dois Verões (Jorge Furtado, 2002), num contexto regional específico mas que articula-se ao espaço cinematográfico nacional. Ao mesmo tempo, pretende-se observar a construção discursiva dos jovens protagonistas das duas tramas citadas que, além de revelar um determinado modo de fazer cinema, denotam uma construção identitária que se articula com outros discursos em circulação na sociedade de cada período. |
id |
UFF-5_2936f2fbb619ed44aab06fbbc30247ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17244 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovensjuventudecinemaregionalEsse texto analisa o que representou a produção de Deu Pra Ti, Anos 70 (Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, 1981) e Houve Uma Vez Dois Verões (Jorge Furtado, 2002), num contexto regional específico mas que articula-se ao espaço cinematográfico nacional. Ao mesmo tempo, pretende-se observar a construção discursiva dos jovens protagonistas das duas tramas citadas que, além de revelar um determinado modo de fazer cinema, denotam uma construção identitária que se articula com outros discursos em circulação na sociedade de cada período.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1724410.22409/contracampo.v2i17.353Contracampo; n. 17 (2007): Comunicação e Documentários; 93-1062238-25771414-748310.22409/contracampo.v2i17reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17244/10882Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscosteguy, Ana CarolinaGutfreind, Cristiane Freitas2018-09-13T16:29:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17244Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:29:20Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
title |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
spellingShingle |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens Escosteguy, Ana Carolina juventude cinema regional |
title_short |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
title_full |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
title_fullStr |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
title_full_unstemmed |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
title_sort |
Cinema gaúcho: um modo de fazer e ver os jovens |
author |
Escosteguy, Ana Carolina |
author_facet |
Escosteguy, Ana Carolina Gutfreind, Cristiane Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Gutfreind, Cristiane Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escosteguy, Ana Carolina Gutfreind, Cristiane Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
juventude cinema regional |
topic |
juventude cinema regional |
description |
Esse texto analisa o que representou a produção de Deu Pra Ti, Anos 70 (Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, 1981) e Houve Uma Vez Dois Verões (Jorge Furtado, 2002), num contexto regional específico mas que articula-se ao espaço cinematográfico nacional. Ao mesmo tempo, pretende-se observar a construção discursiva dos jovens protagonistas das duas tramas citadas que, além de revelar um determinado modo de fazer cinema, denotam uma construção identitária que se articula com outros discursos em circulação na sociedade de cada período. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17244 10.22409/contracampo.v2i17.353 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17244 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v2i17.353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17244/10882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 17 (2007): Comunicação e Documentários; 93-106 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v2i17 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705520738664448 |