Da subserviência à subversão: Shakespeare no cinema silencioso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17232 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar filmes do período silencioso (1895-1929) que utilizaram a literatura dramática de William Shakespeare como fonte. Encenando diferentes procedimentos de apropriação, condizentes às capacidades narrativas de cada período, esses filmes apresentam maneiras amplamente variadas de atualizar o teatro shakespeariano, desde o cinema de atrações – e sua estética de mostração –, até a releitura paródica e a crítica metatextual. Nesse sentido, são obras que, analisadas conjuntamente, auxiliam no entendimento dos modos de adaptação de Shakespeare à cultura audiovisual do século XX, através das diversas ingerências sociais, culturais, econômicas e estéticas envolvidas no processo. |
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Da subserviência à subversão: Shakespeare no cinema silenciosoShakespeare no cinemaCinema silenciosoAdaptação CinematográficaEste artigo tem o objetivo de analisar filmes do período silencioso (1895-1929) que utilizaram a literatura dramática de William Shakespeare como fonte. Encenando diferentes procedimentos de apropriação, condizentes às capacidades narrativas de cada período, esses filmes apresentam maneiras amplamente variadas de atualizar o teatro shakespeariano, desde o cinema de atrações – e sua estética de mostração –, até a releitura paródica e a crítica metatextual. Nesse sentido, são obras que, analisadas conjuntamente, auxiliam no entendimento dos modos de adaptação de Shakespeare à cultura audiovisual do século XX, através das diversas ingerências sociais, culturais, econômicas e estéticas envolvidas no processo.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1723210.22409/contracampo.v0i23.98Contracampo; n. 23 (2011): Crítica Cultural; 171-1872238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i23reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17232/10870Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcel Vieira Barreto2018-09-13T16:28:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17232Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:28:35Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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