A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serelle, Marcio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17526
Resumo: Este artigo busca estabelecer encontros entre a guinada popular midiática e a emergência de uma “nova classe trabalhadora” (SOUZA, 2012) no Brasil, nos últimos anos. A partir da percepção de Turner (2010) de que vivemos, nas sociedades midiatizadas em geral, uma “virada demótica”, mas não necessariamente “democrática”, marcada pela tabloidização e por novas relações entre os indivíduos comuns e as mídias, resultantes de movimentações culturais e tecnológicas, o texto objetiva colocar em relevo aspectos pertinentes dessa guinada em nosso meio, no que se refere à circulação, em narrativas múltiplas, de estilos de vida, visões práticas de mundo e identidades. Se permanece a questão de como transformar a visibilidade em política efetiva de participação, o artigo, por sua vez, entendendo afetos e gostos como definidores de classe, propõe a cultura midiática e seus atravessamentos como campo potente, hoje, para enfrentamentos e evidenciação de conflitos sociais no País.
id UFF-5_373d12ce8553827ca513ce91c3e4647b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17526
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling A guinada dos populares: mídia e vida social no BrasilVirada demóticatabloidizaçãonova classe trabalhadoragostoEste artigo busca estabelecer encontros entre a guinada popular midiática e a emergência de uma “nova classe trabalhadora” (SOUZA, 2012) no Brasil, nos últimos anos. A partir da percepção de Turner (2010) de que vivemos, nas sociedades midiatizadas em geral, uma “virada demótica”, mas não necessariamente “democrática”, marcada pela tabloidização e por novas relações entre os indivíduos comuns e as mídias, resultantes de movimentações culturais e tecnológicas, o texto objetiva colocar em relevo aspectos pertinentes dessa guinada em nosso meio, no que se refere à circulação, em narrativas múltiplas, de estilos de vida, visões práticas de mundo e identidades. Se permanece a questão de como transformar a visibilidade em política efetiva de participação, o artigo, por sua vez, entendendo afetos e gostos como definidores de classe, propõe a cultura midiática e seus atravessamentos como campo potente, hoje, para enfrentamentos e evidenciação de conflitos sociais no País.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1752610.22409/contracampo.v0i30.675Contracampo; n. 30 (2014): Agosto/Novembro - Tabloidização na Mídia; 24-392238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i30reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17526/11152Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerelle, Marcio2018-09-13T17:05:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17526Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:05:22Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
title A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
spellingShingle A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
Serelle, Marcio
Virada demótica
tabloidização
nova classe trabalhadora
gosto
title_short A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
title_full A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
title_fullStr A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
title_full_unstemmed A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
title_sort A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil
author Serelle, Marcio
author_facet Serelle, Marcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serelle, Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Virada demótica
tabloidização
nova classe trabalhadora
gosto
topic Virada demótica
tabloidização
nova classe trabalhadora
gosto
description Este artigo busca estabelecer encontros entre a guinada popular midiática e a emergência de uma “nova classe trabalhadora” (SOUZA, 2012) no Brasil, nos últimos anos. A partir da percepção de Turner (2010) de que vivemos, nas sociedades midiatizadas em geral, uma “virada demótica”, mas não necessariamente “democrática”, marcada pela tabloidização e por novas relações entre os indivíduos comuns e as mídias, resultantes de movimentações culturais e tecnológicas, o texto objetiva colocar em relevo aspectos pertinentes dessa guinada em nosso meio, no que se refere à circulação, em narrativas múltiplas, de estilos de vida, visões práticas de mundo e identidades. Se permanece a questão de como transformar a visibilidade em política efetiva de participação, o artigo, por sua vez, entendendo afetos e gostos como definidores de classe, propõe a cultura midiática e seus atravessamentos como campo potente, hoje, para enfrentamentos e evidenciação de conflitos sociais no País.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17526
10.22409/contracampo.v0i30.675
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17526
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i30.675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17526/11152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 30 (2014): Agosto/Novembro - Tabloidização na Mídia; 24-39
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i30
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521815552000