A imagem como metáfora do desejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Alvaro de Pinheiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17456
Resumo: A questão da imagem e da mídia nos leva à necessidade de um suporte de imagem no qual o invisível (o objeto ideia) e o visível (o objeto concreto) formam uma unidade medial em busca de um sentido, O "objeto ideia" é um lugar virtual de verdade e a 'metáfora sensorial" é a identidade de uma humanidade solta do elemento de fascinação exercido sobre nós pela confrontação entre a "imagem ideia", a "imagem fantasma" e o objeto concreto. As "metáforas sensoriais" são estocadas de maneira visível no "Ateliê de Imagens", qualquer que seja seu enquadramento. A imagem fantasma sai de uma matriz virtual (o Ateliê Intimo) obrigando os fantasmas e idéias a desenvolver novas modalidades de percepção e reagir a novas técnicas de representação. No "ateliê de imagens", o objeto concreto serve então de suporte para a imagem fantasma. A questão é antes de saber como as emoções transformam-se em imagens metafóricas e quando elas entram no campo simbólico do ato físico da palavra e do ato social da comunicação sensorial.
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