A imagem como metáfora do desejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17456 |
Resumo: | A questão da imagem e da mídia nos leva à necessidade de um suporte de imagem no qual o invisível (o objeto ideia) e o visível (o objeto concreto) formam uma unidade medial em busca de um sentido, O "objeto ideia" é um lugar virtual de verdade e a 'metáfora sensorial" é a identidade de uma humanidade solta do elemento de fascinação exercido sobre nós pela confrontação entre a "imagem ideia", a "imagem fantasma" e o objeto concreto. As "metáforas sensoriais" são estocadas de maneira visível no "Ateliê de Imagens", qualquer que seja seu enquadramento. A imagem fantasma sai de uma matriz virtual (o Ateliê Intimo) obrigando os fantasmas e idéias a desenvolver novas modalidades de percepção e reagir a novas técnicas de representação. No "ateliê de imagens", o objeto concreto serve então de suporte para a imagem fantasma. A questão é antes de saber como as emoções transformam-se em imagens metafóricas e quando elas entram no campo simbólico do ato físico da palavra e do ato social da comunicação sensorial. |
id |
UFF-5_426a4b72d0a090a4d618da300b22dfe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17456 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem como metáfora do desejoimagemmidiametáforasA questão da imagem e da mídia nos leva à necessidade de um suporte de imagem no qual o invisível (o objeto ideia) e o visível (o objeto concreto) formam uma unidade medial em busca de um sentido, O "objeto ideia" é um lugar virtual de verdade e a 'metáfora sensorial" é a identidade de uma humanidade solta do elemento de fascinação exercido sobre nós pela confrontação entre a "imagem ideia", a "imagem fantasma" e o objeto concreto. As "metáforas sensoriais" são estocadas de maneira visível no "Ateliê de Imagens", qualquer que seja seu enquadramento. A imagem fantasma sai de uma matriz virtual (o Ateliê Intimo) obrigando os fantasmas e idéias a desenvolver novas modalidades de percepção e reagir a novas técnicas de representação. No "ateliê de imagens", o objeto concreto serve então de suporte para a imagem fantasma. A questão é antes de saber como as emoções transformam-se em imagens metafóricas e quando elas entram no campo simbólico do ato físico da palavra e do ato social da comunicação sensorial.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1745610.22409/contracampo.v0i16.401Contracampo; Contracampo232238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i16reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17456/11093Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGouvêa, Alvaro de Pinheiro2018-09-13T16:51:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17456Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:51:36Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem como metáfora do desejo |
title |
A imagem como metáfora do desejo |
spellingShingle |
A imagem como metáfora do desejo Gouvêa, Alvaro de Pinheiro imagem midia metáforas |
title_short |
A imagem como metáfora do desejo |
title_full |
A imagem como metáfora do desejo |
title_fullStr |
A imagem como metáfora do desejo |
title_full_unstemmed |
A imagem como metáfora do desejo |
title_sort |
A imagem como metáfora do desejo |
author |
Gouvêa, Alvaro de Pinheiro |
author_facet |
Gouvêa, Alvaro de Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa, Alvaro de Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imagem midia metáforas |
topic |
imagem midia metáforas |
description |
A questão da imagem e da mídia nos leva à necessidade de um suporte de imagem no qual o invisível (o objeto ideia) e o visível (o objeto concreto) formam uma unidade medial em busca de um sentido, O "objeto ideia" é um lugar virtual de verdade e a 'metáfora sensorial" é a identidade de uma humanidade solta do elemento de fascinação exercido sobre nós pela confrontação entre a "imagem ideia", a "imagem fantasma" e o objeto concreto. As "metáforas sensoriais" são estocadas de maneira visível no "Ateliê de Imagens", qualquer que seja seu enquadramento. A imagem fantasma sai de uma matriz virtual (o Ateliê Intimo) obrigando os fantasmas e idéias a desenvolver novas modalidades de percepção e reagir a novas técnicas de representação. No "ateliê de imagens", o objeto concreto serve então de suporte para a imagem fantasma. A questão é antes de saber como as emoções transformam-se em imagens metafóricas e quando elas entram no campo simbólico do ato físico da palavra e do ato social da comunicação sensorial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17456 10.22409/contracampo.v0i16.401 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17456 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i16.401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17456/11093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; Contracampo23 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i16 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521483153408 |