Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adghini, Zélia Leal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329
Resumo: O trabalho apresenta um panorama geral sobre as transformações que vêm ocorrendo na mídia impressa brasileira, provocadas pela Internet. A produção e a distribuição da noticia em rede alteram as rotinas de trabalho dos profissionais submetidos às pressões do tempo real e da "ideologia da transparência. As organizações profissionais (patrões e empregados) devem fazer face à uma nova realidade que desconfigura" o mercado atual, desafia a legislação vigente e desestrutura conceitos tradicionais de jornalismo. Jornalista ou produtor de conteúdos? Notícia ou informação? Mediador de sentidos ou veículo de transações comerciais? Neste texto procuramos refletir sobre algumas questões urgentes que envolvem o jornalista e o jornalismo na sociedade da informação.
id UFF-5_4b4eedd6bb46b80956da26bdf9c5c2fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17329
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?O trabalho apresenta um panorama geral sobre as transformações que vêm ocorrendo na mídia impressa brasileira, provocadas pela Internet. A produção e a distribuição da noticia em rede alteram as rotinas de trabalho dos profissionais submetidos às pressões do tempo real e da "ideologia da transparência. As organizações profissionais (patrões e empregados) devem fazer face à uma nova realidade que desconfigura" o mercado atual, desafia a legislação vigente e desestrutura conceitos tradicionais de jornalismo. Jornalista ou produtor de conteúdos? Notícia ou informação? Mediador de sentidos ou veículo de transações comerciais? Neste texto procuramos refletir sobre algumas questões urgentes que envolvem o jornalista e o jornalismo na sociedade da informação.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2008-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1732910.22409/contracampo.v0i06.470Contracampo; n. 06 (2002): Dossiê Imagens: Múltiplos sentidos2238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i06reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329/10967Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdghini, Zélia Leal2018-12-07T19:07:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17329Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-12-07T19:07:46Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
title Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
spellingShingle Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
Adghini, Zélia Leal
title_short Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
title_full Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
title_fullStr Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
title_full_unstemmed Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
title_sort Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
author Adghini, Zélia Leal
author_facet Adghini, Zélia Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adghini, Zélia Leal
description O trabalho apresenta um panorama geral sobre as transformações que vêm ocorrendo na mídia impressa brasileira, provocadas pela Internet. A produção e a distribuição da noticia em rede alteram as rotinas de trabalho dos profissionais submetidos às pressões do tempo real e da "ideologia da transparência. As organizações profissionais (patrões e empregados) devem fazer face à uma nova realidade que desconfigura" o mercado atual, desafia a legislação vigente e desestrutura conceitos tradicionais de jornalismo. Jornalista ou produtor de conteúdos? Notícia ou informação? Mediador de sentidos ou veículo de transações comerciais? Neste texto procuramos refletir sobre algumas questões urgentes que envolvem o jornalista e o jornalismo na sociedade da informação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329
10.22409/contracampo.v0i06.470
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i06.470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329/10967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 06 (2002): Dossiê Imagens: Múltiplos sentidos
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i06
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521070014464