Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329 |
Resumo: | O trabalho apresenta um panorama geral sobre as transformações que vêm ocorrendo na mídia impressa brasileira, provocadas pela Internet. A produção e a distribuição da noticia em rede alteram as rotinas de trabalho dos profissionais submetidos às pressões do tempo real e da "ideologia da transparência. As organizações profissionais (patrões e empregados) devem fazer face à uma nova realidade que desconfigura" o mercado atual, desafia a legislação vigente e desestrutura conceitos tradicionais de jornalismo. Jornalista ou produtor de conteúdos? Notícia ou informação? Mediador de sentidos ou veículo de transações comerciais? Neste texto procuramos refletir sobre algumas questões urgentes que envolvem o jornalista e o jornalismo na sociedade da informação. |
id |
UFF-5_4b4eedd6bb46b80956da26bdf9c5c2fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17329 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos?O trabalho apresenta um panorama geral sobre as transformações que vêm ocorrendo na mídia impressa brasileira, provocadas pela Internet. A produção e a distribuição da noticia em rede alteram as rotinas de trabalho dos profissionais submetidos às pressões do tempo real e da "ideologia da transparência. As organizações profissionais (patrões e empregados) devem fazer face à uma nova realidade que desconfigura" o mercado atual, desafia a legislação vigente e desestrutura conceitos tradicionais de jornalismo. Jornalista ou produtor de conteúdos? Notícia ou informação? Mediador de sentidos ou veículo de transações comerciais? Neste texto procuramos refletir sobre algumas questões urgentes que envolvem o jornalista e o jornalismo na sociedade da informação.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2008-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1732910.22409/contracampo.v0i06.470Contracampo; n. 06 (2002): Dossiê Imagens: Múltiplos sentidos2238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i06reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329/10967Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdghini, Zélia Leal2018-12-07T19:07:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17329Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-12-07T19:07:46Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
title |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
spellingShingle |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? Adghini, Zélia Leal |
title_short |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
title_full |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
title_fullStr |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
title_full_unstemmed |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
title_sort |
Informação on-line: jornalista ou produtor de conteúdos? |
author |
Adghini, Zélia Leal |
author_facet |
Adghini, Zélia Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adghini, Zélia Leal |
description |
O trabalho apresenta um panorama geral sobre as transformações que vêm ocorrendo na mídia impressa brasileira, provocadas pela Internet. A produção e a distribuição da noticia em rede alteram as rotinas de trabalho dos profissionais submetidos às pressões do tempo real e da "ideologia da transparência. As organizações profissionais (patrões e empregados) devem fazer face à uma nova realidade que desconfigura" o mercado atual, desafia a legislação vigente e desestrutura conceitos tradicionais de jornalismo. Jornalista ou produtor de conteúdos? Notícia ou informação? Mediador de sentidos ou veículo de transações comerciais? Neste texto procuramos refletir sobre algumas questões urgentes que envolvem o jornalista e o jornalismo na sociedade da informação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329 10.22409/contracampo.v0i06.470 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i06.470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17329/10967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 06 (2002): Dossiê Imagens: Múltiplos sentidos 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i06 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521070014464 |