Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138 |
Resumo: | Este artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século. |
id |
UFF-5_4ca88d9d3e35ccbd31f436eaf906d505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27138 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bitsComunicação digitalracionalização do tempoEconomia de DadosEste artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2713810.22409/contracampo.v0i0.27138Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFengporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/29085https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sivaldo Pereira da2020-04-11T11:24:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27138Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2020-04-11T11:24:08Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
title |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
spellingShingle |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits Silva, Sivaldo Pereira da Comunicação digital racionalização do tempo Economia de Dados |
title_short |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
title_full |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
title_fullStr |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
title_full_unstemmed |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
title_sort |
Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits |
author |
Silva, Sivaldo Pereira da |
author_facet |
Silva, Sivaldo Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sivaldo Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação digital racionalização do tempo Economia de Dados |
topic |
Comunicação digital racionalização do tempo Economia de Dados |
description |
Este artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138 10.22409/contracampo.v0i0.27138 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i0.27138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/29085 https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v38i1 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705522263293952 |