Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sivaldo Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138
Resumo: Este artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem  a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século.
id UFF-5_4ca88d9d3e35ccbd31f436eaf906d505
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27138
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bitsComunicação digitalracionalização do tempoEconomia de DadosEste artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem  a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2713810.22409/contracampo.v0i0.27138Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFengporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/29085https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sivaldo Pereira da2020-04-11T11:24:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27138Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2020-04-11T11:24:08Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
title Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
spellingShingle Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
Silva, Sivaldo Pereira da
Comunicação digital
racionalização do tempo
Economia de Dados
title_short Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
title_full Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
title_fullStr Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
title_full_unstemmed Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
title_sort Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits
author Silva, Sivaldo Pereira da
author_facet Silva, Sivaldo Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sivaldo Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
racionalização do tempo
Economia de Dados
topic Comunicação digital
racionalização do tempo
Economia de Dados
description Este artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem  a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138
10.22409/contracampo.v0i0.27138
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i0.27138
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/29085
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27138/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v38i1
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522263293952