O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17454 |
Resumo: | Hoje em dia, aparecer na televisão pode reconfigurar o significado da própria existência (para si mesmo e para os outros). Talvez por isso, ser o foco dos olhares tenha virado uma prioridade de muitos, sendo quase como um emprego: uma forma de ganhar dinheiro, alcançar a tão almejada fama e virar uma celebridade. Neste estudo, analisamos alguns aspectos de um reality show, o Big Brother Brasil, tentando buscar um significado para sua tamanha repercussão social e construir possíveis elos que nos indicassem o caminho para responder uma de nossas questões principais: "Por que o BBB faz tanto sucesso?" Em nossa análise exploratória, através de uma perspectiva semiológica, supomos que sua fórmula do sucesso tenha se dado ao unir o útil ao agradável, tornando o privado, público e, ainda, garantindo a satisfação da curiosidade sobre a intimidade alheia, O Big Brother Brasil vem mostrar que todos têm chance, e estimula a possibilidade de concretização deste sonho ao convocar pessoas comuns e anônimas para fazer parte de seu cenário em troca do confinamento por alguns meses e da exposição estereotipada de diversos comportamentos. |
id |
UFF-5_5a81b82bfa167732c2629e59927478e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17454 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividadetelevisãosubjetividadeespetáculoHoje em dia, aparecer na televisão pode reconfigurar o significado da própria existência (para si mesmo e para os outros). Talvez por isso, ser o foco dos olhares tenha virado uma prioridade de muitos, sendo quase como um emprego: uma forma de ganhar dinheiro, alcançar a tão almejada fama e virar uma celebridade. Neste estudo, analisamos alguns aspectos de um reality show, o Big Brother Brasil, tentando buscar um significado para sua tamanha repercussão social e construir possíveis elos que nos indicassem o caminho para responder uma de nossas questões principais: "Por que o BBB faz tanto sucesso?" Em nossa análise exploratória, através de uma perspectiva semiológica, supomos que sua fórmula do sucesso tenha se dado ao unir o útil ao agradável, tornando o privado, público e, ainda, garantindo a satisfação da curiosidade sobre a intimidade alheia, O Big Brother Brasil vem mostrar que todos têm chance, e estimula a possibilidade de concretização deste sonho ao convocar pessoas comuns e anônimas para fazer parte de seu cenário em troca do confinamento por alguns meses e da exposição estereotipada de diversos comportamentos.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1745410.22409/contracampo.v0i16.399Contracampo; Contracampo232238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i16reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17454/11091Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJablonski, BernardoLazary, Erika2018-09-13T16:51:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17454Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:51:36Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
title |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
spellingShingle |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade Jablonski, Bernardo televisão subjetividade espetáculo |
title_short |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
title_full |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
title_fullStr |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
title_full_unstemmed |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
title_sort |
O Big Brother Brasil e as formas contemporâneas de subjetividade |
author |
Jablonski, Bernardo |
author_facet |
Jablonski, Bernardo Lazary, Erika |
author_role |
author |
author2 |
Lazary, Erika |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jablonski, Bernardo Lazary, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
televisão subjetividade espetáculo |
topic |
televisão subjetividade espetáculo |
description |
Hoje em dia, aparecer na televisão pode reconfigurar o significado da própria existência (para si mesmo e para os outros). Talvez por isso, ser o foco dos olhares tenha virado uma prioridade de muitos, sendo quase como um emprego: uma forma de ganhar dinheiro, alcançar a tão almejada fama e virar uma celebridade. Neste estudo, analisamos alguns aspectos de um reality show, o Big Brother Brasil, tentando buscar um significado para sua tamanha repercussão social e construir possíveis elos que nos indicassem o caminho para responder uma de nossas questões principais: "Por que o BBB faz tanto sucesso?" Em nossa análise exploratória, através de uma perspectiva semiológica, supomos que sua fórmula do sucesso tenha se dado ao unir o útil ao agradável, tornando o privado, público e, ainda, garantindo a satisfação da curiosidade sobre a intimidade alheia, O Big Brother Brasil vem mostrar que todos têm chance, e estimula a possibilidade de concretização deste sonho ao convocar pessoas comuns e anônimas para fazer parte de seu cenário em troca do confinamento por alguns meses e da exposição estereotipada de diversos comportamentos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17454 10.22409/contracampo.v0i16.399 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17454 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i16.399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17454/11091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; Contracampo23 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i16 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521481056256 |