O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussa, Ivan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512
Resumo: Esta resenha aborda o livro A precarious game: The illusion of dream jobs in the video game industry, de autoria de Ergin Bulut, lançado apenas em inglês em 2020. Trata-se de um estudo sobre o funcionamento da indústria de games, a partir da imersão etnográfica em uma empresa estadunidense, à qual Bulut dá o pseudônimo de Desire. O autor examina as formas de trabalho que sustentam a empresa, que inicia sua trajetória no mercado independente, mas logo é adquirida por uma distribuidora maior. O alcance da análise se prolonga para além das paredes de Desire: reverbera nos ambientes domésticos dos trabalhadores e na desigualdade de gênero; na necessidade de outsourcing de trabalho precário para países do Sul-Global e na perpetuação dos valores de “diversão” e “escapismo” baseados na tecnomasculinidade branca e no individualismo competitivo neoliberal.
id UFF-5_602bb42762a8bc97494a39b56f95d83f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50512
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogamesVideo game industrylabourprecarityneoliberalismIndustria de videojuegostrabajoprecariedadneoliberalismoIndústria de gamestrabalhoprecariedadeneoliberalismoEsta resenha aborda o livro A precarious game: The illusion of dream jobs in the video game industry, de autoria de Ergin Bulut, lançado apenas em inglês em 2020. Trata-se de um estudo sobre o funcionamento da indústria de games, a partir da imersão etnográfica em uma empresa estadunidense, à qual Bulut dá o pseudônimo de Desire. O autor examina as formas de trabalho que sustentam a empresa, que inicia sua trajetória no mercado independente, mas logo é adquirida por uma distribuidora maior. O alcance da análise se prolonga para além das paredes de Desire: reverbera nos ambientes domésticos dos trabalhadores e na desigualdade de gênero; na necessidade de outsourcing de trabalho precário para países do Sul-Global e na perpetuação dos valores de “diversão” e “escapismo” baseados na tecnomasculinidade branca e no individualismo competitivo neoliberal.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/5051210.22409/contracampo.v40i2.50512Contracampo; v. 40 n. 2 (2021): A Colonização do Jogo pelo Capitalismo Neoliberal2238-25771414-748310.22409/contracampo.v40i2reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFengporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512/30838https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512/29912Copyright (c) 2021 Ivan Mussahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMussa, Ivan2021-09-01T02:01:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50512Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2021-09-01T02:01:29Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
title O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
spellingShingle O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
Mussa, Ivan
Video game industry
labour
precarity
neoliberalism
Industria de videojuegos
trabajo
precariedad
neoliberalismo
Indústria de games
trabalho
precariedade
neoliberalismo
title_short O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
title_full O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
title_fullStr O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
title_full_unstemmed O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
title_sort O deserto do ideal: neoliberalismo, tecnomasculinidade e o sonho precário de trabalhar com videogames
author Mussa, Ivan
author_facet Mussa, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussa, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Video game industry
labour
precarity
neoliberalism
Industria de videojuegos
trabajo
precariedad
neoliberalismo
Indústria de games
trabalho
precariedade
neoliberalismo
topic Video game industry
labour
precarity
neoliberalism
Industria de videojuegos
trabajo
precariedad
neoliberalismo
Indústria de games
trabalho
precariedade
neoliberalismo
description Esta resenha aborda o livro A precarious game: The illusion of dream jobs in the video game industry, de autoria de Ergin Bulut, lançado apenas em inglês em 2020. Trata-se de um estudo sobre o funcionamento da indústria de games, a partir da imersão etnográfica em uma empresa estadunidense, à qual Bulut dá o pseudônimo de Desire. O autor examina as formas de trabalho que sustentam a empresa, que inicia sua trajetória no mercado independente, mas logo é adquirida por uma distribuidora maior. O alcance da análise se prolonga para além das paredes de Desire: reverbera nos ambientes domésticos dos trabalhadores e na desigualdade de gênero; na necessidade de outsourcing de trabalho precário para países do Sul-Global e na perpetuação dos valores de “diversão” e “escapismo” baseados na tecnomasculinidade branca e no individualismo competitivo neoliberal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512
10.22409/contracampo.v40i2.50512
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v40i2.50512
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512/30838
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50512/29912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ivan Mussa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ivan Mussa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 40 n. 2 (2021): A Colonização do Jogo pelo Capitalismo Neoliberal
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v40i2
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1789440468941012992