Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida Menini, Thiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade Pereira, Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494
Resumo: The article approaches the use of sonorities in electronic games exploring how they affect the game's identity and dynamics. We understand that such affectations are co-determined by aural expressions that act as modulating technologies of the gamer’s emotional and cognitive states, favoring mental states that singularize the immersive experience. Finally, the goal is to think about the ways which the games industry benefits from these cognitive, emotional and mental modulations. The bet is on the use of the sonorities with an affordances politics, which aims to maximize the time spent by the gamer with the game, contributing to the strength of the practices of platform capitalism, attention and surveillance in the game universe, reaffirming a trend in the contemporary entertainment industry.
id UFF-5_6d291fd97ac7f7b054f6bb4f80ad5c98
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50494
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento SonoridadesGamesPolítica das AffordancesPesquisas NeuromidiáticasIndústria do EntretenimentoThe article approaches the use of sonorities in electronic games exploring how they affect the game's identity and dynamics. We understand that such affectations are co-determined by aural expressions that act as modulating technologies of the gamer’s emotional and cognitive states, favoring mental states that singularize the immersive experience. Finally, the goal is to think about the ways which the games industry benefits from these cognitive, emotional and mental modulations. The bet is on the use of the sonorities with an affordances politics, which aims to maximize the time spent by the gamer with the game, contributing to the strength of the practices of platform capitalism, attention and surveillance in the game universe, reaffirming a trend in the contemporary entertainment industry.O artigo aborda o uso das sonoridades nos jogos eletrônicos explorando o quanto afetam a identidade e as dinâmicas do jogo. Entendemos que tais afetações são coo-determinadas por expressões aurais que agem como tecnologias moduladoras de estados emocionais e cognitivos do jogador, e que favorecem estados mentais que singularizam a experiência imersiva. O objetivo é pensar, por fim, nos modos que a indústria dos games se beneficia dessas modulações cognitivas, emocionais e mentais. A aposta está no uso das sonoridades com uma política de affordances, que visa maximizar o tempo gasto pelo jogador dedicado ao jogo, contribuindo para o fortalecimento das práticas de um capitalismo de plataforma, atenção e vigilância dentro do universo dos games, reafirmando uma tendência presente na indústria do entretenimento contemporânea.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/5049410.22409/contracampo.v40i3.50494Contracampo; v. 40 n. 3 (2021): A Colonização do Jogo pelo Capitalismo Neoliberal II2238-25771414-748310.22409/contracampo.v40i3reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494/30814https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494/32510Copyright (c) 2021 Thiago de Almeida Menini, Vinícius Andrade Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida Menini, ThiagoAndrade Pereira, Vinícius 2021-12-30T17:40:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/50494Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2021-12-30T17:40:02Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
title Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
spellingShingle Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
de Almeida Menini, Thiago
Sonoridades
Games
Política das Affordances
Pesquisas Neuromidiáticas
Indústria do Entretenimento
title_short Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
title_full Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
title_fullStr Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
title_full_unstemmed Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
title_sort Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games: dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
author de Almeida Menini, Thiago
author_facet de Almeida Menini, Thiago
Andrade Pereira, Vinícius
author_role author
author2 Andrade Pereira, Vinícius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida Menini, Thiago
Andrade Pereira, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Sonoridades
Games
Política das Affordances
Pesquisas Neuromidiáticas
Indústria do Entretenimento
topic Sonoridades
Games
Política das Affordances
Pesquisas Neuromidiáticas
Indústria do Entretenimento
description The article approaches the use of sonorities in electronic games exploring how they affect the game's identity and dynamics. We understand that such affectations are co-determined by aural expressions that act as modulating technologies of the gamer’s emotional and cognitive states, favoring mental states that singularize the immersive experience. Finally, the goal is to think about the ways which the games industry benefits from these cognitive, emotional and mental modulations. The bet is on the use of the sonorities with an affordances politics, which aims to maximize the time spent by the gamer with the game, contributing to the strength of the practices of platform capitalism, attention and surveillance in the game universe, reaffirming a trend in the contemporary entertainment industry.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494
10.22409/contracampo.v40i3.50494
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v40i3.50494
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494/30814
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/50494/32510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Thiago de Almeida Menini, Vinícius Andrade Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Thiago de Almeida Menini, Vinícius Andrade Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 40 n. 3 (2021): A Colonização do Jogo pelo Capitalismo Neoliberal II
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v40i3
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522698452992