Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090 |
Resumo: | A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade. |
id |
UFF-5_78151af7c0f9933dd9f7d72089ebdbcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28090 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipesCityMusic VideoMadonnaPostmodernity.A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2809010.22409/contracampo.v38i1.28090Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdf_1https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdfCopyright (c) 2019 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, RoneyAraújo, Sérgio2019-09-09T17:33:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28090Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2019-09-09T17:33:17Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
title |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
spellingShingle |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes Gusmão, Roney City Music Video Madonna Postmodernity. |
title_short |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
title_full |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
title_fullStr |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
title_full_unstemmed |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
title_sort |
Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes |
author |
Gusmão, Roney |
author_facet |
Gusmão, Roney Araújo, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão, Roney Araújo, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
City Music Video Madonna Postmodernity. |
topic |
City Music Video Madonna Postmodernity. |
description |
A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090 10.22409/contracampo.v38i1.28090 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v38i1.28090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdf_1 https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v38i1 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705522282168320 |