Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Roney
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araújo, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090
Resumo: A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade.
id UFF-5_78151af7c0f9933dd9f7d72089ebdbcc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28090
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipesCityMusic VideoMadonnaPostmodernity.A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2809010.22409/contracampo.v38i1.28090Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdf_1https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdfCopyright (c) 2019 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, RoneyAraújo, Sérgio2019-09-09T17:33:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28090Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2019-09-09T17:33:17Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
title Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
spellingShingle Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
Gusmão, Roney
City
Music Video
Madonna
Postmodernity.
title_short Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
title_full Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
title_fullStr Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
title_full_unstemmed Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
title_sort Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
author Gusmão, Roney
author_facet Gusmão, Roney
Araújo, Sérgio
author_role author
author2 Araújo, Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Roney
Araújo, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv City
Music Video
Madonna
Postmodernity.
topic City
Music Video
Madonna
Postmodernity.
description A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090
10.22409/contracampo.v38i1.28090
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v38i1.28090
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdf_1
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28090/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v38i1
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522282168320