Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17272 |
Resumo: | Este trabalho integra o projeto de pesquisa Comunicação, consumo e memória: cosplay e culturas juvenis, em realização junto ao PPGCOM–ESPM. Fundamentado nos conceitos propostos pela Escola de Tártu-Moscou sobre cultura e memória e nos estudos contemporâneos sobre comunicação, cultura e consumo, este paper traz os resultados parciais sobre a subcultura cosplay com base no evento Anime Party 2012 e Anime Dreams 2012. Aqui, as bandas formadas pelos cosplayers, os repertórios musicais consumidos são textos culturais responsáveis por processos de construção de memórias e de vínculos essenciais à permanência desta cena juvenil. Investiga-se a paisagem sonora da cena cosplay, pois a música, como sistema sígnico, tem participação decisiva nesta semiosfera que reúne igualmente concursos de “animekês” e games musicais. |
id |
UFF-5_7debf46e0e6e50bae6e7b496132f3506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17272 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memóriaConsumo musicalcosplayculturas juvenisEste trabalho integra o projeto de pesquisa Comunicação, consumo e memória: cosplay e culturas juvenis, em realização junto ao PPGCOM–ESPM. Fundamentado nos conceitos propostos pela Escola de Tártu-Moscou sobre cultura e memória e nos estudos contemporâneos sobre comunicação, cultura e consumo, este paper traz os resultados parciais sobre a subcultura cosplay com base no evento Anime Party 2012 e Anime Dreams 2012. Aqui, as bandas formadas pelos cosplayers, os repertórios musicais consumidos são textos culturais responsáveis por processos de construção de memórias e de vínculos essenciais à permanência desta cena juvenil. Investiga-se a paisagem sonora da cena cosplay, pois a música, como sistema sígnico, tem participação decisiva nesta semiosfera que reúne igualmente concursos de “animekês” e games musicais.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2013-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1727210.22409/contracampo.v0i25.272Contracampo; n. 25 (2012): Mídia e Medo; 80-962238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i25reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17272/10910Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Mônica Rebecca Ferrari2018-09-13T16:31:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17272Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:31:02Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
title |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
spellingShingle |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória Nunes, Mônica Rebecca Ferrari Consumo musical cosplay culturas juvenis |
title_short |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
title_full |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
title_fullStr |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
title_full_unstemmed |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
title_sort |
Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória |
author |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
author_facet |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo musical cosplay culturas juvenis |
topic |
Consumo musical cosplay culturas juvenis |
description |
Este trabalho integra o projeto de pesquisa Comunicação, consumo e memória: cosplay e culturas juvenis, em realização junto ao PPGCOM–ESPM. Fundamentado nos conceitos propostos pela Escola de Tártu-Moscou sobre cultura e memória e nos estudos contemporâneos sobre comunicação, cultura e consumo, este paper traz os resultados parciais sobre a subcultura cosplay com base no evento Anime Party 2012 e Anime Dreams 2012. Aqui, as bandas formadas pelos cosplayers, os repertórios musicais consumidos são textos culturais responsáveis por processos de construção de memórias e de vínculos essenciais à permanência desta cena juvenil. Investiga-se a paisagem sonora da cena cosplay, pois a música, como sistema sígnico, tem participação decisiva nesta semiosfera que reúne igualmente concursos de “animekês” e games musicais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17272 10.22409/contracampo.v0i25.272 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17272 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i25.272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17272/10910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 25 (2012): Mídia e Medo; 80-96 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i25 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705520771170304 |