Identidades coletivas: negociando novos sentidos, politizando as diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Rousiley C. M.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17312
Resumo: O interesse central deste artigo é examinar o modo pelo qual a mídia, de uma forma generalizada de comunicação, se conecta com o projeto de identidade coletiva, seguindo a premissa pragmática básica de que as identidades são formadas de processos comunicativos e de interação direta. Discuto que a perspectiva encetada pelos teóricos da reflexividade confere uma renovada atenção ao papel que OS meios de comunicação desempenham na constituição e na renovação do repertório cultural de coletividade particulares. Esta abordagem recusa uma visão essencialista dos diferentes tipos de comunidades e contempla o modo pelo qual as especificidades culturais de grupos distintos se tornam instrumentos para a política de identidade.
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