Espectatorialidade no diálogo cine/TV.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17347 |
Resumo: | O autor fala do modo de interação que um tipo de programa de televisão, ou tema, tem com o público espectador. A idéia por trás dessa interação passa pela identificação e envolvimento do espectador com o conteúdo ou personagem que, especificamente na TV, também pressupõe uma busca pelo realismo da mensagem. Para o autor, essa identificação dá-se em função da própria natureza da representação televisiva:programação, produção, tecnologia, condições de acesso, recepção e estratégias narrativas. Envolver através da narrativa é buscar um tipo especifico de olhar da câmera, olhar esse que vem sendo recentemente explorado através das câmeras ocultas e da criação de situações que encontram forte analogia a experiência de viver do ser humano. Episódios como o da Favela Naval, em Diadema, e o da Cidade de Deus, no Rio, em 1997, e, posteriormente, os chamados reality-shows têm explorado tais 35 situações, que, segundo o autor, respondem por parte do grande sucesso desse tipo de programa para além do óbvio voyeurismo. |
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Espectatorialidade no diálogo cine/TV.1. Intertextualidade 2. Recepção 3. RealidadeO autor fala do modo de interação que um tipo de programa de televisão, ou tema, tem com o público espectador. A idéia por trás dessa interação passa pela identificação e envolvimento do espectador com o conteúdo ou personagem que, especificamente na TV, também pressupõe uma busca pelo realismo da mensagem. Para o autor, essa identificação dá-se em função da própria natureza da representação televisiva:programação, produção, tecnologia, condições de acesso, recepção e estratégias narrativas. Envolver através da narrativa é buscar um tipo especifico de olhar da câmera, olhar esse que vem sendo recentemente explorado através das câmeras ocultas e da criação de situações que encontram forte analogia a experiência de viver do ser humano. Episódios como o da Favela Naval, em Diadema, e o da Cidade de Deus, no Rio, em 1997, e, posteriormente, os chamados reality-shows têm explorado tais 35 situações, que, segundo o autor, respondem por parte do grande sucesso desse tipo de programa para além do óbvio voyeurismo.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2003-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1734710.22409/contracampo.v0i08.430Contracampo; n. 08 (2003): Visões em movimento2238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i08reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17347/10984Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Luiz Antonio2018-09-13T16:37:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17347Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:37:57Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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