LITERATURA DE MASSA E MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Gláucio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Batista, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17183
Resumo: Partindo da percepção da Literatura de Massa como um modelo de produção literária intrinsecamente ligado à sociedade de consumo contemporânea, propõem-se uma reflexão acerca de seus elementos paradigmáticos na busca da representação sócio-cultural deste objeto. O ensaio privilegia um olhar fronteiriço entre os campos da literatura e da comunicação social, evidenciando os elementos que contribuíram para a consolidação deste modelo literário no trajeto entre as primeiras publicações em jornais (folhetim) até a consolidação do formato best seller. Destaca-se, ainda, como o mercado impactou sobre a esfera valorativa da obra literária, passando a disputar o espaço de legitimação anteriormente restrito à instituição literária e a seus agentes.
id UFF-5_dd440f03cbc4ec183380e242ea5873c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17183
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling LITERATURA DE MASSA E MERCADOLiteratura de massa. Estudos de mídia. Literatura comparada.Partindo da percepção da Literatura de Massa como um modelo de produção literária intrinsecamente ligado à sociedade de consumo contemporânea, propõem-se uma reflexão acerca de seus elementos paradigmáticos na busca da representação sócio-cultural deste objeto. O ensaio privilegia um olhar fronteiriço entre os campos da literatura e da comunicação social, evidenciando os elementos que contribuíram para a consolidação deste modelo literário no trajeto entre as primeiras publicações em jornais (folhetim) até a consolidação do formato best seller. Destaca-se, ainda, como o mercado impactou sobre a esfera valorativa da obra literária, passando a disputar o espaço de legitimação anteriormente restrito à instituição literária e a seus agentes.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2009-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1718310.22409/contracampo.v0i20.11Contracampo; n. 20 (2009): Comunicação e Consumo; 121-1312238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i20reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17183/10821Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAranha, GláucioBatista, Fernanda2018-09-13T16:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17183Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:26:42Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA DE MASSA E MERCADO
title LITERATURA DE MASSA E MERCADO
spellingShingle LITERATURA DE MASSA E MERCADO
Aranha, Gláucio
Literatura de massa. Estudos de mídia. Literatura comparada.
title_short LITERATURA DE MASSA E MERCADO
title_full LITERATURA DE MASSA E MERCADO
title_fullStr LITERATURA DE MASSA E MERCADO
title_full_unstemmed LITERATURA DE MASSA E MERCADO
title_sort LITERATURA DE MASSA E MERCADO
author Aranha, Gláucio
author_facet Aranha, Gláucio
Batista, Fernanda
author_role author
author2 Batista, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Gláucio
Batista, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de massa. Estudos de mídia. Literatura comparada.
topic Literatura de massa. Estudos de mídia. Literatura comparada.
description Partindo da percepção da Literatura de Massa como um modelo de produção literária intrinsecamente ligado à sociedade de consumo contemporânea, propõem-se uma reflexão acerca de seus elementos paradigmáticos na busca da representação sócio-cultural deste objeto. O ensaio privilegia um olhar fronteiriço entre os campos da literatura e da comunicação social, evidenciando os elementos que contribuíram para a consolidação deste modelo literário no trajeto entre as primeiras publicações em jornais (folhetim) até a consolidação do formato best seller. Destaca-se, ainda, como o mercado impactou sobre a esfera valorativa da obra literária, passando a disputar o espaço de legitimação anteriormente restrito à instituição literária e a seus agentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17183
10.22409/contracampo.v0i20.11
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17183
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i20.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17183/10821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 20 (2009): Comunicação e Consumo; 121-131
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i20
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705520671555584