PERSONAGEM DE NOVELA OU MULHER DA VIDA REAL? Mediações culturais na conformação da identidade feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sifuentes, Lirian
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17179
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões acerca do modo como embates e complementaridades entre a audiência da telenovela e as mediações família, escola e classe social conformam a identidade feminina de jovens mulheres de classe popular. Os estudos culturais latino-americanos são adotados como modelo teórico-metodológico, especialmente a teoria das mediações culturais. A amostra é composta por 12 jovens entre 15 e 24 anos. O estudo configura-se como uma etnografia da audiência, composta por observação participante, entrevista e formulário sociocultural. A precariedade material, que cria condições de vida específicas, não as afasta da ambição da mulher da atualidade: querem ser profissionais bem sucedidas, mães zelosas e boas esposas. A telenovela, consumida cotidianamente, está relacionada a essas pretensões, pois apresenta os exemplos de “supermulheres” das informantes.
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