O Western americano na poética de Glauber Rocha e "Deus e o Diabo na Terra do Sol"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17373 |
Resumo: | Neste trabalho trataremos das relações entre Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme dirigido por Glauber Rocha em 1963, e sua relação com a tradição do western desenvolvida até esse momento. Para consegui-lo, abordaremos um pouco da história do gênero e traçaremos sua evolução dos primórdios do cinema mudo até a década de 19 6n0a,s produções hollywoodianas. Também lançaremos um breve olhar sobre o ciclo de filmes sobre o cangaço, ou nordestern, ocorrido no Brasil entre 1950 e 1960. A formação estética de Glauber, sua práxis criativa e o inegável engajamento no estabelecimento e renovação do Cinema Novo também são fatores essenciais. O entrecruzar destas trajetórias nos ajudará a compreender os pontos de interesse do cineasta - rupturas e continuidades - além de delinear, prescindindo da teleologia, a gênese de sua poética sertaneja. |
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O Western americano na poética de Glauber Rocha e "Deus e o Diabo na Terra do Sol"Neste trabalho trataremos das relações entre Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme dirigido por Glauber Rocha em 1963, e sua relação com a tradição do western desenvolvida até esse momento. Para consegui-lo, abordaremos um pouco da história do gênero e traçaremos sua evolução dos primórdios do cinema mudo até a década de 19 6n0a,s produções hollywoodianas. Também lançaremos um breve olhar sobre o ciclo de filmes sobre o cangaço, ou nordestern, ocorrido no Brasil entre 1950 e 1960. A formação estética de Glauber, sua práxis criativa e o inegável engajamento no estabelecimento e renovação do Cinema Novo também são fatores essenciais. O entrecruzar destas trajetórias nos ajudará a compreender os pontos de interesse do cineasta - rupturas e continuidades - além de delinear, prescindindo da teleologia, a gênese de sua poética sertaneja.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2004-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1737310.22409/contracampo.v0i10/11.529Contracampo; n. 10/11 (2004): 40 anos de understanding; 73-862238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i10/11reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17373/11010Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Pereira, Fabiana da Camara2018-09-13T16:41:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17373Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:41:06Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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