O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Mariana Scalabrin
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Golin, Cida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17575
Resumo: Este artigo busca identificar os índices de prestígio acionados pelo suplemento Sabático (2010-2013) na construção jornalística da figura do editor de livros feita a partir da capa, espaço emblemático de consagração. Após mapeamento e análise de todas as 160 capas do extinto suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, delimitamos nosso corpus a seis edições que tiveram na página principal um editor de livros. O aporte qualitativo da Análise de Conteúdo (AC) e o tensionamento com o referencial teórico apontaram para três categorias regulares e sistemáticas que respondem, no coletivo, à construção prestigiosa desses editores: Formação, Rede de Relações e Catálogo. A figura positiva dos editores, construída pela narrativa jornalística do Sabático, personaliza o sucesso das empresas aos elementos de distinção atribuídos a cada um desses profissionais.
id UFF-5_f51d7d4a38488065006c2bd315df0d48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17575
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)Este artigo busca identificar os índices de prestígio acionados pelo suplemento Sabático (2010-2013) na construção jornalística da figura do editor de livros feita a partir da capa, espaço emblemático de consagração. Após mapeamento e análise de todas as 160 capas do extinto suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, delimitamos nosso corpus a seis edições que tiveram na página principal um editor de livros. O aporte qualitativo da Análise de Conteúdo (AC) e o tensionamento com o referencial teórico apontaram para três categorias regulares e sistemáticas que respondem, no coletivo, à construção prestigiosa desses editores: Formação, Rede de Relações e Catálogo. A figura positiva dos editores, construída pela narrativa jornalística do Sabático, personaliza o sucesso das empresas aos elementos de distinção atribuídos a cada um desses profissionais.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1757510.22409/contracampo.v35i2.938Contracampo; v. 35 n. 2 (2016): Subcultura e Ambientes Virtuais; 116-1362238-25771414-748310.22409/contracampo.v35i2reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17575/pdfCopyright (c) 2016 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, Mariana ScalabrinGolin, Cida2018-09-13T17:16:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17575Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:16:24Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
title O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
spellingShingle O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
Müller, Mariana Scalabrin
title_short O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
title_full O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
title_fullStr O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
title_full_unstemmed O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
title_sort O Prestígio na Capa: A Construção Jornalística da Figura do Editor de Livros no Suplemento Sabático (2010-2013)
author Müller, Mariana Scalabrin
author_facet Müller, Mariana Scalabrin
Golin, Cida
author_role author
author2 Golin, Cida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Mariana Scalabrin
Golin, Cida
description Este artigo busca identificar os índices de prestígio acionados pelo suplemento Sabático (2010-2013) na construção jornalística da figura do editor de livros feita a partir da capa, espaço emblemático de consagração. Após mapeamento e análise de todas as 160 capas do extinto suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, delimitamos nosso corpus a seis edições que tiveram na página principal um editor de livros. O aporte qualitativo da Análise de Conteúdo (AC) e o tensionamento com o referencial teórico apontaram para três categorias regulares e sistemáticas que respondem, no coletivo, à construção prestigiosa desses editores: Formação, Rede de Relações e Catálogo. A figura positiva dos editores, construída pela narrativa jornalística do Sabático, personaliza o sucesso das empresas aos elementos de distinção atribuídos a cada um desses profissionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17575
10.22409/contracampo.v35i2.938
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17575
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v35i2.938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17575/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 35 n. 2 (2016): Subcultura e Ambientes Virtuais; 116-136
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v35i2
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521871126528