Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17300 |
Resumo: | Terra Estrangeira, realizado em 1995, foi o primeiro filme brasileiro da safra pós-Collor a colocar o dedo diretamente na ferida sobre a condição de estrangeiro em que nos encontrávamos logo após o início do governo Collor, em 1990. Esse "estrangeirismo" de quem não se reconhece mais em seu próprio solo, não faz mais parte, não percebe perspectivas de ser, brechas de se estar, será representado esteticamente no filme de diversas formas, mas, principalmente, através de uma belíssima fotografia em preto e branco de Walter Carvalho, que se insere, literalmente, quase que como mais um personagem, no contexto do filme, preservando elementos ora amplos, ora dissonantes. como forma de expor sentimentos de perda, vazio, delírio e desterro. A narrativa é, em tom poético, também fragmentada. E algumas destas primeiras medidas decretadas por Collor, como o confisco da poupança, anunciado de uni aparelho de tevê pela então Ministra Zélia Cardoso de Mello, vão mesmo servir de ponto de partida para o desenrolar da história. |
id |
UFF-5_f6729e48890d949c584d8ef8c10f1559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17300 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era CollorTerra Estrangeira, realizado em 1995, foi o primeiro filme brasileiro da safra pós-Collor a colocar o dedo diretamente na ferida sobre a condição de estrangeiro em que nos encontrávamos logo após o início do governo Collor, em 1990. Esse "estrangeirismo" de quem não se reconhece mais em seu próprio solo, não faz mais parte, não percebe perspectivas de ser, brechas de se estar, será representado esteticamente no filme de diversas formas, mas, principalmente, através de uma belíssima fotografia em preto e branco de Walter Carvalho, que se insere, literalmente, quase que como mais um personagem, no contexto do filme, preservando elementos ora amplos, ora dissonantes. como forma de expor sentimentos de perda, vazio, delírio e desterro. A narrativa é, em tom poético, também fragmentada. E algumas destas primeiras medidas decretadas por Collor, como o confisco da poupança, anunciado de uni aparelho de tevê pela então Ministra Zélia Cardoso de Mello, vão mesmo servir de ponto de partida para o desenrolar da história.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2008-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1730010.22409/contracampo.v0i04.416Contracampo; Contracampo122238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i04reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17300/10938Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Denise2018-12-07T19:07:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17300Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-12-07T19:07:33Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
title |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
spellingShingle |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor Lopes, Denise |
title_short |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
title_full |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
title_fullStr |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
title_full_unstemmed |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
title_sort |
Terra Estrangeira: "as cores do desterro" da era Collor |
author |
Lopes, Denise |
author_facet |
Lopes, Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Denise |
description |
Terra Estrangeira, realizado em 1995, foi o primeiro filme brasileiro da safra pós-Collor a colocar o dedo diretamente na ferida sobre a condição de estrangeiro em que nos encontrávamos logo após o início do governo Collor, em 1990. Esse "estrangeirismo" de quem não se reconhece mais em seu próprio solo, não faz mais parte, não percebe perspectivas de ser, brechas de se estar, será representado esteticamente no filme de diversas formas, mas, principalmente, através de uma belíssima fotografia em preto e branco de Walter Carvalho, que se insere, literalmente, quase que como mais um personagem, no contexto do filme, preservando elementos ora amplos, ora dissonantes. como forma de expor sentimentos de perda, vazio, delírio e desterro. A narrativa é, em tom poético, também fragmentada. E algumas destas primeiras medidas decretadas por Collor, como o confisco da poupança, anunciado de uni aparelho de tevê pela então Ministra Zélia Cardoso de Mello, vão mesmo servir de ponto de partida para o desenrolar da história. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17300 10.22409/contracampo.v0i04.416 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17300 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i04.416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17300/10938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; Contracampo12 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i04 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521041702912 |