Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Fractal : Revista de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796 |
Resumo: | Partindo da distinção entre ler, escrever e perder como formas de conhecimento (mathesis), proposta por Lacan no seminário O ato psicanalítico, o trabalho discerne a constituição do real e do sujeito em cada uma destas vias de apreensão douta relacionando a primeira à reminiscência, a segunda à ciência e situando a terceira como o próprio da psicanálise. Enfatizando o reviramento efetuado sobre a noção de saber em sua articulação e aproveitamento no campo psicanalítico, conclui-se que a práxis psicanalítica implica necessariamente uma perda que incidirá para o sujeito no nível de suas relações com o saber e com o ato. |
id |
UFF-7_073df38e5ac43ebbabe5d5824c1d3c71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4796 |
network_acronym_str |
UFF-7 |
network_name_str |
Fractal : Revista de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesisPsicanáliseSujeitoCiênciaRealAtoPsicologiaTratamento e Prevenção PsicológicaPartindo da distinção entre ler, escrever e perder como formas de conhecimento (mathesis), proposta por Lacan no seminário O ato psicanalítico, o trabalho discerne a constituição do real e do sujeito em cada uma destas vias de apreensão douta relacionando a primeira à reminiscência, a segunda à ciência e situando a terceira como o próprio da psicanálise. Enfatizando o reviramento efetuado sobre a noção de saber em sua articulação e aproveitamento no campo psicanalítico, conclui-se que a práxis psicanalítica implica necessariamente uma perda que incidirá para o sujeito no nível de suas relações com o saber e com o ato. ABEC2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliadors por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796Fractal: Journal of Psychology; Vol. 22 No. 2 (2010); 269-284Fractal: Revista de Psicologia; v. 22 n. 2 (2010); 269-2841984-0292reponame:Fractal : Revista de Psicologiainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796/4622https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796/4623Copyright (c) 2018 Fractalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Moura, Fernanda2018-06-05T11:59:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4796Revistahttps://periodicos.uff.br/fractalPUBhttps://periodicos.uff.br/fractal/oai||anaclmonteiro@yahoo.com.br|| mlivianascimento@gmail.com1984-02921984-0292opendoar:2018-06-05T11:59:43Fractal : Revista de Psicologia - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
title |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
spellingShingle |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis Costa-Moura, Fernanda Psicanálise Sujeito Ciência Real Ato Psicologia Tratamento e Prevenção Psicológica |
title_short |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
title_full |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
title_fullStr |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
title_full_unstemmed |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
title_sort |
Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis |
author |
Costa-Moura, Fernanda |
author_facet |
Costa-Moura, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa-Moura, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Sujeito Ciência Real Ato Psicologia Tratamento e Prevenção Psicológica |
topic |
Psicanálise Sujeito Ciência Real Ato Psicologia Tratamento e Prevenção Psicológica |
description |
Partindo da distinção entre ler, escrever e perder como formas de conhecimento (mathesis), proposta por Lacan no seminário O ato psicanalítico, o trabalho discerne a constituição do real e do sujeito em cada uma destas vias de apreensão douta relacionando a primeira à reminiscência, a segunda à ciência e situando a terceira como o próprio da psicanálise. Enfatizando o reviramento efetuado sobre a noção de saber em sua articulação e aproveitamento no campo psicanalítico, conclui-se que a práxis psicanalítica implica necessariamente uma perda que incidirá para o sujeito no nível de suas relações com o saber e com o ato. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliadors por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796 |
url |
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796/4622 https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796/4623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fractal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fractal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fractal: Journal of Psychology; Vol. 22 No. 2 (2010); 269-284 Fractal: Revista de Psicologia; v. 22 n. 2 (2010); 269-284 1984-0292 reponame:Fractal : Revista de Psicologia instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Fractal : Revista de Psicologia |
collection |
Fractal : Revista de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Fractal : Revista de Psicologia - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaclmonteiro@yahoo.com.br|| mlivianascimento@gmail.com |
_version_ |
1799695289818284032 |