A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braúna Lopes de Souza, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/48095
Resumo: This article reflects on the professional intervention of Social Work articulated with studies on gender and sexuality, particularly on the experiences of the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual population - LGBT in contemporary capitalism. For this, we use the reflections of feminist theories and studies on gender and sexuality. Methodologically, part of the report of experience / systematization of the “practice” of the Social Worker at the State Center for Combating Homophobia - CECH. As a result, we present the actions developed in the different municipal facilities of the State and the contents covered, apprehending that the sharing of information is essential in the fight against LGBTphobia. KEYWORDS: Social Work. Genre. Sexuality.
id UFF-8_61c5d29305ee0a9d841be9c7f7c72457
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48095
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.This article reflects on the professional intervention of Social Work articulated with studies on gender and sexuality, particularly on the experiences of the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual population - LGBT in contemporary capitalism. For this, we use the reflections of feminist theories and studies on gender and sexuality. Methodologically, part of the report of experience / systematization of the “practice” of the Social Worker at the State Center for Combating Homophobia - CECH. As a result, we present the actions developed in the different municipal facilities of the State and the contents covered, apprehending that the sharing of information is essential in the fight against LGBTphobia. KEYWORDS: Social Work. Genre. Sexuality.O presente artigo reflete sobre a intervenção profissional do Serviço Social articulada com os estudos em gênero e sexualidade, particularmente sobre as vivências da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT no capitalismo contemporâneo. Para tal, utilizamos das reflexões das teorias feministas e os estudos em gênero e sexualidade. Metodologicamente, parte do relato de experiência / sistematização da “prática” do Assistente Social no Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH. Como resultados, apresentamos as ações desenvolvidas nos diferentes equipamentos municipais do Estado e os conteúdos abordados, apreendendo que o compartilhamento de informações é essencial no combate à LGBTfobia.   PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social. Gênero. Sexualidade. ABEC2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/48095Revista Gênero; v. 22 n. 2 (2022): v. 22 n. 2 (2022): REVISTA GÊNERO, vOL. 22, N.22316-11081517-969910.22409/rg.v22i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/48095/31392Copyright (c) 2022 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraúna Lopes de Souza, Luiz Henrique2022-02-18T17:17:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48095Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2022-02-18T17:17:26Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
title A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
spellingShingle A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
Braúna Lopes de Souza, Luiz Henrique
title_short A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
title_full A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
title_fullStr A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
title_full_unstemmed A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
title_sort A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO SERVIÇO SOCIAL E OS ESTUDOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: Compartilhando conhecimentos do litoral ao sertão pernambucano.
author Braúna Lopes de Souza, Luiz Henrique
author_facet Braúna Lopes de Souza, Luiz Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braúna Lopes de Souza, Luiz Henrique
description This article reflects on the professional intervention of Social Work articulated with studies on gender and sexuality, particularly on the experiences of the lesbian, gay, bisexual, transvestite and transsexual population - LGBT in contemporary capitalism. For this, we use the reflections of feminist theories and studies on gender and sexuality. Methodologically, part of the report of experience / systematization of the “practice” of the Social Worker at the State Center for Combating Homophobia - CECH. As a result, we present the actions developed in the different municipal facilities of the State and the contents covered, apprehending that the sharing of information is essential in the fight against LGBTphobia. KEYWORDS: Social Work. Genre. Sexuality.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/48095
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/48095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/48095/31392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 22 n. 2 (2022): v. 22 n. 2 (2022): REVISTA GÊNERO, vOL. 22, N.2
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v22i2
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1799319679542493184