HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993 |
Resumo: | Este artigo objetiva tecer considerações em relação à presença de professores homens na educação infantil, de modo a ampliar o debate acerca das interfaces entre masculinidades, educação e cuidado de crianças. Para isso, utilizando uma revisão bibliográfica, realizamos uma síntese histórica sobre a feminização da docência na educação infantil, após, apresentamos estudos já realizados sobre as representações da presença masculina nesta etapa da educação básica e, por fim, discutimos acerca dos Estudos das Masculinidades e da caracterização da masculinidade hegemônica. Verificamos que a presença de professores homens oportuniza às crianças aprenderem que os homens podem assumir masculinidades mais saudáveis. |
id |
UFF-8_7ec158fc2f131d1f81329595de3a2844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49993 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇASEste artigo objetiva tecer considerações em relação à presença de professores homens na educação infantil, de modo a ampliar o debate acerca das interfaces entre masculinidades, educação e cuidado de crianças. Para isso, utilizando uma revisão bibliográfica, realizamos uma síntese histórica sobre a feminização da docência na educação infantil, após, apresentamos estudos já realizados sobre as representações da presença masculina nesta etapa da educação básica e, por fim, discutimos acerca dos Estudos das Masculinidades e da caracterização da masculinidade hegemônica. Verificamos que a presença de professores homens oportuniza às crianças aprenderem que os homens podem assumir masculinidades mais saudáveis.ABEC2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993Revista Gênero; v. 21 n. 2 (2021): REVISTA GÊNERO, vOL. 21, N.2; 296 - 3202316-11081517-969910.22409/rg.v21i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993/29322Copyright (c) 2021 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoão Paulo BalisceiHeloisa Toshie Irie Saito2021-05-27T20:33:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49993Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2021-05-27T20:33:08Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
title |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
spellingShingle |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS João Paulo Baliscei |
title_short |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_full |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_fullStr |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
title_sort |
HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS |
author |
João Paulo Baliscei |
author_facet |
João Paulo Baliscei Heloisa Toshie Irie Saito |
author_role |
author |
author2 |
Heloisa Toshie Irie Saito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João Paulo Baliscei Heloisa Toshie Irie Saito |
description |
Este artigo objetiva tecer considerações em relação à presença de professores homens na educação infantil, de modo a ampliar o debate acerca das interfaces entre masculinidades, educação e cuidado de crianças. Para isso, utilizando uma revisão bibliográfica, realizamos uma síntese histórica sobre a feminização da docência na educação infantil, após, apresentamos estudos já realizados sobre as representações da presença masculina nesta etapa da educação básica e, por fim, discutimos acerca dos Estudos das Masculinidades e da caracterização da masculinidade hegemônica. Verificamos que a presença de professores homens oportuniza às crianças aprenderem que os homens podem assumir masculinidades mais saudáveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993/29322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 21 n. 2 (2021): REVISTA GÊNERO, vOL. 21, N.2; 296 - 320 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v21i2 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1799319679563464704 |