HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Paulo Baliscei
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heloisa Toshie Irie Saito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993
Resumo: Este artigo objetiva tecer considerações em relação à presença de professores homens na educação infantil, de modo a ampliar o debate acerca das interfaces entre masculinidades, educação e cuidado de crianças. Para isso, utilizando uma revisão bibliográfica, realizamos uma síntese histórica sobre a feminização da docência na educação infantil, após, apresentamos estudos já realizados sobre as representações da presença masculina nesta etapa da educação básica e, por fim, discutimos acerca dos Estudos das Masculinidades e da caracterização da masculinidade hegemônica. Verificamos que a presença de professores homens oportuniza às crianças aprenderem que os homens podem assumir masculinidades mais saudáveis.
id UFF-8_7ec158fc2f131d1f81329595de3a2844
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49993
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇASEste artigo objetiva tecer considerações em relação à presença de professores homens na educação infantil, de modo a ampliar o debate acerca das interfaces entre masculinidades, educação e cuidado de crianças. Para isso, utilizando uma revisão bibliográfica, realizamos uma síntese histórica sobre a feminização da docência na educação infantil, após, apresentamos estudos já realizados sobre as representações da presença masculina nesta etapa da educação básica e, por fim, discutimos acerca dos Estudos das Masculinidades e da caracterização da masculinidade hegemônica. Verificamos que a presença de professores homens oportuniza às crianças aprenderem que os homens podem assumir masculinidades mais saudáveis.ABEC2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993Revista Gênero; v. 21 n. 2 (2021): REVISTA GÊNERO, vOL. 21, N.2; 296 - 3202316-11081517-969910.22409/rg.v21i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993/29322Copyright (c) 2021 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoão Paulo BalisceiHeloisa Toshie Irie Saito2021-05-27T20:33:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49993Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2021-05-27T20:33:08Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
title HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
spellingShingle HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
João Paulo Baliscei
title_short HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
title_fullStr HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
title_full_unstemmed HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
title_sort HÁ UM HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL! MASCULINIDADES E AÇÕES PEDAGÓGICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
author João Paulo Baliscei
author_facet João Paulo Baliscei
Heloisa Toshie Irie Saito
author_role author
author2 Heloisa Toshie Irie Saito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv João Paulo Baliscei
Heloisa Toshie Irie Saito
description Este artigo objetiva tecer considerações em relação à presença de professores homens na educação infantil, de modo a ampliar o debate acerca das interfaces entre masculinidades, educação e cuidado de crianças. Para isso, utilizando uma revisão bibliográfica, realizamos uma síntese histórica sobre a feminização da docência na educação infantil, após, apresentamos estudos já realizados sobre as representações da presença masculina nesta etapa da educação básica e, por fim, discutimos acerca dos Estudos das Masculinidades e da caracterização da masculinidade hegemônica. Verificamos que a presença de professores homens oportuniza às crianças aprenderem que os homens podem assumir masculinidades mais saudáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/49993/29322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 21 n. 2 (2021): REVISTA GÊNERO, vOL. 21, N.2; 296 - 320
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v21i2
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1799319679563464704