As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Paula Botelho, Queirós, Paula, Goellne, Silvana V
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894
Resumo: Este texto parte da análise da percepção de alunos e alunas (as) sobre as relações de gênero no contexto da Educação Física escolar portuguesa. O trabalho empírico resulta da realização de 60 entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes de escolas secundárias do distrito do Porto, cuja análise sugere que alunos e alunas apresentam percepções diferenciadas acerca das relações de gênero nas aulas de Educação Física. Com base nestes resultados e de forma a promover um ambiente favorável à aprendizagem e ao comprometimento com uma prática desportiva regular, propõem-se um conjunto de orientações didáticas com base em alguns modelos instrucionais.
id UFF-8_86c2e865a744565b029ac7f71b103040
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30894
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunosgêneroeducação físicaescolarorientações didácticasEste texto parte da análise da percepção de alunos e alunas (as) sobre as relações de gênero no contexto da Educação Física escolar portuguesa. O trabalho empírico resulta da realização de 60 entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes de escolas secundárias do distrito do Porto, cuja análise sugere que alunos e alunas apresentam percepções diferenciadas acerca das relações de gênero nas aulas de Educação Física. Com base nestes resultados e de forma a promover um ambiente favorável à aprendizagem e ao comprometimento com uma prática desportiva regular, propõem-se um conjunto de orientações didáticas com base em alguns modelos instrucionais.ABEC2012-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3089410.22409/rg.v10i1.47Revista Gênero; v. 10 n. 1 (2009): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v10i1reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894/17982Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, PaulaGomes, Paula BotelhoQueirós, PaulaGoellne, Silvana V2019-08-16T14:56:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30894Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T14:56:20Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
title As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
spellingShingle As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
Silva, Paula
gênero
educação física
escolar
orientações didácticas
title_short As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
title_full As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
title_fullStr As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
title_full_unstemmed As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
title_sort As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
author Silva, Paula
author_facet Silva, Paula
Gomes, Paula Botelho
Queirós, Paula
Goellne, Silvana V
author_role author
author2 Gomes, Paula Botelho
Queirós, Paula
Goellne, Silvana V
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula
Gomes, Paula Botelho
Queirós, Paula
Goellne, Silvana V
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
educação física
escolar
orientações didácticas
topic gênero
educação física
escolar
orientações didácticas
description Este texto parte da análise da percepção de alunos e alunas (as) sobre as relações de gênero no contexto da Educação Física escolar portuguesa. O trabalho empírico resulta da realização de 60 entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes de escolas secundárias do distrito do Porto, cuja análise sugere que alunos e alunas apresentam percepções diferenciadas acerca das relações de gênero nas aulas de Educação Física. Com base nestes resultados e de forma a promover um ambiente favorável à aprendizagem e ao comprometimento com uma prática desportiva regular, propõem-se um conjunto de orientações didáticas com base em alguns modelos instrucionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894
10.22409/rg.v10i1.47
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894
identifier_str_mv 10.22409/rg.v10i1.47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894/17982
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 10 n. 1 (2009): Revista Gênero
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v10i1
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1799319676560343040