As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894 |
Resumo: | Este texto parte da análise da percepção de alunos e alunas (as) sobre as relações de gênero no contexto da Educação Física escolar portuguesa. O trabalho empírico resulta da realização de 60 entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes de escolas secundárias do distrito do Porto, cuja análise sugere que alunos e alunas apresentam percepções diferenciadas acerca das relações de gênero nas aulas de Educação Física. Com base nestes resultados e de forma a promover um ambiente favorável à aprendizagem e ao comprometimento com uma prática desportiva regular, propõem-se um conjunto de orientações didáticas com base em alguns modelos instrucionais. |
id |
UFF-8_86c2e865a744565b029ac7f71b103040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30894 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunosgêneroeducação físicaescolarorientações didácticasEste texto parte da análise da percepção de alunos e alunas (as) sobre as relações de gênero no contexto da Educação Física escolar portuguesa. O trabalho empírico resulta da realização de 60 entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes de escolas secundárias do distrito do Porto, cuja análise sugere que alunos e alunas apresentam percepções diferenciadas acerca das relações de gênero nas aulas de Educação Física. Com base nestes resultados e de forma a promover um ambiente favorável à aprendizagem e ao comprometimento com uma prática desportiva regular, propõem-se um conjunto de orientações didáticas com base em alguns modelos instrucionais.ABEC2012-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3089410.22409/rg.v10i1.47Revista Gênero; v. 10 n. 1 (2009): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v10i1reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894/17982Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, PaulaGomes, Paula BotelhoQueirós, PaulaGoellne, Silvana V2019-08-16T14:56:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30894Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T14:56:20Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
title |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
spellingShingle |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos Silva, Paula gênero educação física escolar orientações didácticas |
title_short |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
title_full |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
title_fullStr |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
title_full_unstemmed |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
title_sort |
As relações de gênero da educação física escolar em Portugal: algumas orientações didáticas a partir do entendimento de alunas e alunos |
author |
Silva, Paula |
author_facet |
Silva, Paula Gomes, Paula Botelho Queirós, Paula Goellne, Silvana V |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Paula Botelho Queirós, Paula Goellne, Silvana V |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Gomes, Paula Botelho Queirós, Paula Goellne, Silvana V |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gênero educação física escolar orientações didácticas |
topic |
gênero educação física escolar orientações didácticas |
description |
Este texto parte da análise da percepção de alunos e alunas (as) sobre as relações de gênero no contexto da Educação Física escolar portuguesa. O trabalho empírico resulta da realização de 60 entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes de escolas secundárias do distrito do Porto, cuja análise sugere que alunos e alunas apresentam percepções diferenciadas acerca das relações de gênero nas aulas de Educação Física. Com base nestes resultados e de forma a promover um ambiente favorável à aprendizagem e ao comprometimento com uma prática desportiva regular, propõem-se um conjunto de orientações didáticas com base em alguns modelos instrucionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894 10.22409/rg.v10i1.47 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894 |
identifier_str_mv |
10.22409/rg.v10i1.47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30894/17982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 10 n. 1 (2009): Revista Gênero 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v10i1 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1799319676560343040 |