Cenas de um projeto pedagógico sobre diversidade sexual, relações de gênero e direitos humanos
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31132 |
Resumo: | Este artigo se refere aos desafios enfrentados por uma escola públicaao propor um projeto pedagógico pautado pelas diretrizes do respeitoaos direitos humanos da diversidade sexual. Para tanto, utiliza dadosque expõe a dificuldade de se implementar um discurso de cidadania extensivo aos grupos associados ao segmento LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Nesse sentido, o texto reflete sobre o fato de a proposta curricular não enfrentar alguns paradoxos, como os de uma noção de igualdade que não contemplava a inclusão das diferenças. Para fazê-lo, aborda três aspectos que se desdobram com o projeto pedagógico da escola: o primeiro se refere ao eixo da proposta, o qual não reconhecia o confronto entre a noção universalista de direitos e os valores locais; o segundo emergia sob a equalização do grupo discente – por meio da ideia de um sujeito universal de conhecimento – que instalava a dificuldade da proposta curricular em acessar os significados subjetivos referentes a diferentes esquemas culturais de representação das relações de gênero e das sexualidades; e, por fim, a tensão produzida pelas descontinuidades dos conteúdos curriculares ao tratar questões referentes à diversidade sexual e a dificuldade de acolhimento e reconhecimento dos direitos das populações LGBTT na unidade de ensino. |
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