Políticas públicas de educação e diversidade: gênero e (homo)sexualidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Cristina Cavaleiro, Cláudia Vianna e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31149
Resumo: O presente artigo propõe-se a compreender a introdução dadiversidade nas suas dimensões de gênero e homossexualidade e naspolíticas públicas de educação no Brasil. O texto está organizado emduas partes que se inter-relacionam. A primeira trata da emergência dodiscurso em defesa da diversidade nas políticas públicas de educaçãoa partir dos anos de 1990. A segunda discute a introdução do gênero eda homossexualidade no âmbito dos programas e planos de educaçãoa partir do ano 2000, com destaque para tentativas de ampliação datemática e de superação do silêncio até então predominante sobre otema. Ressalta-se, também, que o debate em torno do tema provocoualterações no que é rotulado como conhecimento, valores e condutasaceitáveis. No entanto, a gestão das instituições educacionais e as relações escolares nelas constituídas ainda têm pela frente o grande desafio de garantir melhores condições de trabalho, de formação e de construção de valores direcionados para a redução do sexismo, do preconceito de gênero, da homofobia e da heteronormatividade.
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