“Com sedas matei e com ferros morri”: seduction and death in Indulgência plenária and Pão de Açúcar
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abril (Niterói) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/58888 |
Resumo: | Gisberta Salce Junior, a Brazilian transexual woman, was murdered in February 2006, in Porto, by a group of 14 teenagers. This case, widely reported by the Portuguese press, originated at least two literary pieces: Indulgência Plenária (2007), by Alberto Pimenta, and Pão de Açúcar (2018), by Afonso Reis Cabral. This paper discusses the compositional strategies of both works for representation of the diverse violence forms Gisberta suffered throughout her life and particularly by the time right before her death. |
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“Com sedas matei e com ferros morri”: seduction and death in Indulgência plenária and Pão de Açúcar“Com sedas matei e com ferros morri”: sedução e morte em Indulgência plenária e Pão de AçúcarGisbertaViolência de gêneroLiteratura PortuguesaIndulgência plenáriaPão de AçúcarGisbertaGender violencePortuguese LiteratureIndulgência PlenáriaPão de AçúcarGisberta Salce Junior, a Brazilian transexual woman, was murdered in February 2006, in Porto, by a group of 14 teenagers. This case, widely reported by the Portuguese press, originated at least two literary pieces: Indulgência Plenária (2007), by Alberto Pimenta, and Pão de Açúcar (2018), by Afonso Reis Cabral. This paper discusses the compositional strategies of both works for representation of the diverse violence forms Gisberta suffered throughout her life and particularly by the time right before her death.Gisberta Salce Junior, mulher transexual brasileira, foi assassinada em fevereiro de 2006, na cidade do Porto, por um grupo de 14 adolescentes. O caso, amplamente divulgado na imprensa portuguesa, deu origem a, pelo menos, duas obras literárias: Indulgência Plenária (2007), de Alberto Pimenta, e Pão de Açúcar (2018), de Afonso Reis Cabral. Este artigo discute as estratégias composicionais utilizadas nas obras citadas para representação das diversas formas de violência de gênero sofridas por Gisberta, ao longo de sua vida e, particularmente, no período que antecedeu a sua morte.ABEC Brasil2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/5888810.22409/abriluff.v15i31.58888ABRIL – NEPA / UFF; Vol. 15 No. 31 (2023): Representações culturais de violência contra as mulheres nas literaturas de língua portuguesa; 105-116Abril – NEPA / UFF; v. 15 n. 31 (2023): Representações culturais de violência contra as mulheres nas literaturas de língua portuguesa; 105-1161984-209010.22409/abriluff.v15i31reponame:Abril (Niterói)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/58888/35455Copyright (c) 2023 Abril – NEPA / UFFhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDunder, Mauro2023-12-07T07:19:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58888Revistahttps://periodicos.uff.br/revistaabrilPUBhttps://periodicos.uff.br/revistaabril/oairevistaabril@vm.uff.br||nepa@vm.uff.br||uffnepa@gmail.com||idafalves@gmail.com1984-20901984-2090opendoar:2023-12-07T07:19:17Abril (Niterói) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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