LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Taís Castelo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carneiro de Araújo, Rafael Diogo, Terceiro, Dulce Andrade, Cândido da Silva, Francisco José, de Azevedo, Rafael Barbosa, Melo Filho, Antônio Aldo, Lima de Araújo, Francisco Romel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/4972
Resumo: Resumo: O adequado e rápido atendimento de pacientes com situações clínicas ou cirúrgicas de urgência ou emergência é um dos principais focos das ações de Saúde Pública em nosso país e no mundo. É missão do meio acadêmico, portanto, desenvolver atividades para promover educação continuada sobre este tema. A despeito do ensino curricular nos cursos de graduação, ações extracurriculares, como as ligas, são importantes para ampliar este conhecimento, inclusive fora da universidade. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência da Liga de Emergência da UFC (Universidade Federal do Ceará) - um projeto de extensão universitária - voltado para o tema de urgência/emergência e analisar seu impacto junto à sociedade. Para tanto, foram revisados os registros deste projeto de extensão, no sentido de identificar e analisar as atividades realizadas, os ambientes empregados para a execução das diversas ações e o público-alvo beneficiado por cada uma delas, desde sua criação até o final do ano de 2015. Observou-se que as diversas atividades de extensão realizadas ocorreram de forma articulada com ensino e pesquisa. Ao longo de 12 anos de existência, o projeto proporcionou a vivência em urgência/emergência para 74 acadêmicos e, em suas ações, já capacitou cerca de 6.000 pessoas. Projetos de extensão deste tipo cumprem papel importante de levar conhecimento qualificado para a comunidade, com alto potencial de transformar realidades. Palavras-chave: Ensino; Estudantes de Medicina; Emergências; Relações Comunidade-Instituição.   “Liga de Emergência – UFC”: experience report of a university extension project Abstract: Appropriate and fast care of patients with clinical or surgical emergency conditions is one of the main focuses of Public Health actions in our country and around the world. Therefore, it is the role of the academic environment to develop activities to promote continuing education about this theme. In spite of the curricular teaching in the undergraduate courses, extracurricular actions, like the leagues, are important to extend this knowledge, even out of the university. The purpose of this article is to report the experience of the UFC Emergency League (Universidade Federal do Ceará, Ceará State, Brazil) - an university extension project - focused on the urgency/emergency theme and to analyze its impact on the society. In this way, the records of this extension project were reviewed, in order to identify and to analyze the activities carried out, the environments used for the execution of the different actions and the target audience benefited by each of them, since its creation until the end of 2015. The various extension activities carried out occurred in an articulated way with teaching and research. Throughout its 12 years of existence, the project has provided an urgency/emergency experience for 74 academics and, in its actions, it has already trained about 6,000 people. This kind of extension projects plays an important role in bringing qualified knowledge to the community, with a high potential for changing realities. Keywords: Teaching; Medicine Students; Emergencies; Community-Institutional relations.   “Liga de Emergência – UFC”: relato de experiencia de un proyecto de extensión universitária Resumen: La adecuada y rápida atención de pacientes con situaciones clínicas o quirúrgicas de urgencia o emergencia son uno de los principales focos de las acciones de Salud Pública en nuestro país y en el mundo. Es misión del medio académico, por lo tanto, desarrollar actividades para promover la educación continuada sobre este tema. A pesar de la enseñanza curricular en los cursos de graduación, acciones extracurriculares, como las aleaciones, son importantes para ampliar este conocimiento, incluso fuera de la universidad. El objetivo del presente artículo es relatar la experiencia de la Liga de Emergencia de UFC ((Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil) - un proyecto de extensión universitaria - orientado al tema de urgencia/emergencia y analizar su impacto en la sociedad. Para ello, se revisaron los registros de este proyecto de extensión, en el sentido de identificar y analizar las actividades realizadas, los ambientes empleados para la ejecución de las diversas acciones y el público objetivo beneficiado por cada una de ellas, desde su creación hasta el final del año de 2015. Se observó que las diversas actividades de extensión realizadas ocurrieron de forma articulada con enseñanza e investigación. A lo largo de 12 años de existencia, el proyecto proporcionó la vivencia en urgencia/emergencia para 74 académicos y, en sus acciones, ya capacitó a cerca de 6.000 personas. Los proyectos de extensión de este tipo cumplen un papel importante de llevar conocimiento calificado para la comunidad, con alto potencial de transformar realidades. Palabras-clave: Enseñanza; Estudiantes de Medicina; Urgencias Médicas; Relaciones Comunidad-Institución.   DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972
id UFFS-1_0d38990e2b8192f46989f6d60a2c4970
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/4972
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAResumo: O adequado e rápido atendimento de pacientes com situações clínicas ou cirúrgicas de urgência ou emergência é um dos principais focos das ações de Saúde Pública em nosso país e no mundo. É missão do meio acadêmico, portanto, desenvolver atividades para promover educação continuada sobre este tema. A despeito do ensino curricular nos cursos de graduação, ações extracurriculares, como as ligas, são importantes para ampliar este conhecimento, inclusive fora da universidade. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência da Liga de Emergência da UFC (Universidade Federal do Ceará) - um projeto de extensão universitária - voltado para o tema de urgência/emergência e analisar seu impacto junto à sociedade. Para tanto, foram revisados os registros deste projeto de extensão, no sentido de identificar e analisar as atividades realizadas, os ambientes empregados para a execução das diversas ações e o público-alvo beneficiado por cada uma delas, desde sua criação até o final do ano de 2015. Observou-se que as diversas atividades de extensão realizadas ocorreram de forma articulada com ensino e pesquisa. Ao longo de 12 anos de existência, o projeto proporcionou a vivência em urgência/emergência para 74 acadêmicos e, em suas ações, já capacitou cerca de 6.000 pessoas. Projetos de extensão deste tipo cumprem papel importante de levar conhecimento qualificado para a comunidade, com alto potencial de transformar realidades. Palavras-chave: Ensino; Estudantes de Medicina; Emergências; Relações Comunidade-Instituição.   “Liga de Emergência – UFC”: experience report of a university extension project Abstract: Appropriate and fast care of patients with clinical or surgical emergency conditions is one of the main focuses of Public Health actions in our country and around the world. Therefore, it is the role of the academic environment to develop activities to promote continuing education about this theme. In spite of the curricular teaching in the undergraduate courses, extracurricular actions, like the leagues, are important to extend this knowledge, even out of the university. The purpose of this article is to report the experience of the UFC Emergency League (Universidade Federal do Ceará, Ceará State, Brazil) - an university extension project - focused on the urgency/emergency theme and to analyze its impact on the society. In this way, the records of this extension project were reviewed, in order to identify and to analyze the activities carried out, the environments used for the execution of the different actions and the target audience benefited by each of them, since its creation until the end of 2015. The various extension activities carried out occurred in an articulated way with teaching and research. Throughout its 12 years of existence, the project has provided an urgency/emergency experience for 74 academics and, in its actions, it has already trained about 6,000 people. This kind of extension projects plays an important role in bringing qualified knowledge to the community, with a high potential for changing realities. Keywords: Teaching; Medicine Students; Emergencies; Community-Institutional relations.   “Liga de Emergência – UFC”: relato de experiencia de un proyecto de extensión universitária Resumen: La adecuada y rápida atención de pacientes con situaciones clínicas o quirúrgicas de urgencia o emergencia son uno de los principales focos de las acciones de Salud Pública en nuestro país y en el mundo. Es misión del medio académico, por lo tanto, desarrollar actividades para promover la educación continuada sobre este tema. A pesar de la enseñanza curricular en los cursos de graduación, acciones extracurriculares, como las aleaciones, son importantes para ampliar este conocimiento, incluso fuera de la universidad. El objetivo del presente artículo es relatar la experiencia de la Liga de Emergencia de UFC ((Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil) - un proyecto de extensión universitaria - orientado al tema de urgencia/emergencia y analizar su impacto en la sociedad. Para ello, se revisaron los registros de este proyecto de extensión, en el sentido de identificar y analizar las actividades realizadas, los ambientes empleados para la ejecución de las diversas acciones y el público objetivo beneficiado por cada una de ellas, desde su creación hasta el final del año de 2015. Se observó que las diversas actividades de extensión realizadas ocurrieron de forma articulada con enseñanza e investigación. A lo largo de 12 años de existencia, el proyecto proporcionó la vivencia en urgencia/emergencia para 74 académicos y, en sus acciones, ya capacitó a cerca de 6.000 personas. Los proyectos de extensión de este tipo cumplen un papel importante de llevar conocimiento calificado para la comunidad, con alto potencial de transformar realidades. Palabras-clave: Enseñanza; Estudiantes de Medicina; Urgencias Médicas; Relaciones Comunidad-Institución.   DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/497210.24317/2358-0399.2017v8i2.4972Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 8 n. 2 (2017); 83-89Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 8 No 2 (2017); 83-89Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 8 Núm. 2 (2017); 83-892358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/4972/3390de Oliveira, Taís CasteloCarneiro de Araújo, Rafael DiogoTerceiro, Dulce AndradeCândido da Silva, Francisco Joséde Azevedo, Rafael BarbosaMelo Filho, Antônio AldoLima de Araújo, Francisco Romelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T17:58:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/4972Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:58:03Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
de Oliveira, Taís Castelo
title_short LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_full LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
author de Oliveira, Taís Castelo
author_facet de Oliveira, Taís Castelo
Carneiro de Araújo, Rafael Diogo
Terceiro, Dulce Andrade
Cândido da Silva, Francisco José
de Azevedo, Rafael Barbosa
Melo Filho, Antônio Aldo
Lima de Araújo, Francisco Romel
author_role author
author2 Carneiro de Araújo, Rafael Diogo
Terceiro, Dulce Andrade
Cândido da Silva, Francisco José
de Azevedo, Rafael Barbosa
Melo Filho, Antônio Aldo
Lima de Araújo, Francisco Romel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Taís Castelo
Carneiro de Araújo, Rafael Diogo
Terceiro, Dulce Andrade
Cândido da Silva, Francisco José
de Azevedo, Rafael Barbosa
Melo Filho, Antônio Aldo
Lima de Araújo, Francisco Romel
description Resumo: O adequado e rápido atendimento de pacientes com situações clínicas ou cirúrgicas de urgência ou emergência é um dos principais focos das ações de Saúde Pública em nosso país e no mundo. É missão do meio acadêmico, portanto, desenvolver atividades para promover educação continuada sobre este tema. A despeito do ensino curricular nos cursos de graduação, ações extracurriculares, como as ligas, são importantes para ampliar este conhecimento, inclusive fora da universidade. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência da Liga de Emergência da UFC (Universidade Federal do Ceará) - um projeto de extensão universitária - voltado para o tema de urgência/emergência e analisar seu impacto junto à sociedade. Para tanto, foram revisados os registros deste projeto de extensão, no sentido de identificar e analisar as atividades realizadas, os ambientes empregados para a execução das diversas ações e o público-alvo beneficiado por cada uma delas, desde sua criação até o final do ano de 2015. Observou-se que as diversas atividades de extensão realizadas ocorreram de forma articulada com ensino e pesquisa. Ao longo de 12 anos de existência, o projeto proporcionou a vivência em urgência/emergência para 74 acadêmicos e, em suas ações, já capacitou cerca de 6.000 pessoas. Projetos de extensão deste tipo cumprem papel importante de levar conhecimento qualificado para a comunidade, com alto potencial de transformar realidades. Palavras-chave: Ensino; Estudantes de Medicina; Emergências; Relações Comunidade-Instituição.   “Liga de Emergência – UFC”: experience report of a university extension project Abstract: Appropriate and fast care of patients with clinical or surgical emergency conditions is one of the main focuses of Public Health actions in our country and around the world. Therefore, it is the role of the academic environment to develop activities to promote continuing education about this theme. In spite of the curricular teaching in the undergraduate courses, extracurricular actions, like the leagues, are important to extend this knowledge, even out of the university. The purpose of this article is to report the experience of the UFC Emergency League (Universidade Federal do Ceará, Ceará State, Brazil) - an university extension project - focused on the urgency/emergency theme and to analyze its impact on the society. In this way, the records of this extension project were reviewed, in order to identify and to analyze the activities carried out, the environments used for the execution of the different actions and the target audience benefited by each of them, since its creation until the end of 2015. The various extension activities carried out occurred in an articulated way with teaching and research. Throughout its 12 years of existence, the project has provided an urgency/emergency experience for 74 academics and, in its actions, it has already trained about 6,000 people. This kind of extension projects plays an important role in bringing qualified knowledge to the community, with a high potential for changing realities. Keywords: Teaching; Medicine Students; Emergencies; Community-Institutional relations.   “Liga de Emergência – UFC”: relato de experiencia de un proyecto de extensión universitária Resumen: La adecuada y rápida atención de pacientes con situaciones clínicas o quirúrgicas de urgencia o emergencia son uno de los principales focos de las acciones de Salud Pública en nuestro país y en el mundo. Es misión del medio académico, por lo tanto, desarrollar actividades para promover la educación continuada sobre este tema. A pesar de la enseñanza curricular en los cursos de graduación, acciones extracurriculares, como las aleaciones, son importantes para ampliar este conocimiento, incluso fuera de la universidad. El objetivo del presente artículo es relatar la experiencia de la Liga de Emergencia de UFC ((Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil) - un proyecto de extensión universitaria - orientado al tema de urgencia/emergencia y analizar su impacto en la sociedad. Para ello, se revisaron los registros de este proyecto de extensión, en el sentido de identificar y analizar las actividades realizadas, los ambientes empleados para la ejecución de las diversas acciones y el público objetivo beneficiado por cada una de ellas, desde su creación hasta el final del año de 2015. Se observó que las diversas actividades de extensión realizadas ocurrieron de forma articulada con enseñanza e investigación. A lo largo de 12 años de existencia, el proyecto proporcionó la vivencia en urgencia/emergencia para 74 académicos y, en sus acciones, ya capacitó a cerca de 6.000 personas. Los proyectos de extensión de este tipo cumplen un papel importante de llevar conocimiento calificado para la comunidad, con alto potencial de transformar realidades. Palabras-clave: Enseñanza; Estudiantes de Medicina; Urgencias Médicas; Relaciones Comunidad-Institución.   DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/4972
10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/4972
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/4972/3390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 8 n. 2 (2017); 83-89
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 8 No 2 (2017); 83-89
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 8 Núm. 2 (2017); 83-89
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280738944614400