Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luis Phillipe Nagem
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bastos, Agatha Cristiny Barros, Caldeira, Luiz Eduardo Fileto, Nigro, Fiammetta, Freitas, Zaida Maria Faria, Pinto, Dalila dos Santos Cerqueira, dos Passos, Márcia Maria Barros, Lorca, Bárbara da Silva e Souza, dos Santos, Elisabete Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11548
Resumo: Fotodermatoses são patologias cutâneas de origem multifatorial, que apresentam a exposição solar excessiva como o principal fator de risco, podendo causar neoplasias de pele. Ações educacionais, conhecidas como fotoeducação, são necessárias para conscientizar a população sobre a correta exposição ao sol e orientar condutas saudáveis em fotoproteção. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um material educativo sobre fotoproteção e prevenção de fotodermatoses no ambiente escolar. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo descritivo, baseado em relatos de experiências, sobre as atividades realizadas no ambiente escolar. Materiais informativos sobre as características gerais do câncer de pele, os medicamentos fotossensibilizantes, o uso correto do protetor solar e a adequada exposição solar foram elaborados após a interação dialógica entre os alunos de graduação de Farmácia e da Escola de Belas Artes, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão de farmacêuticos da Farmácia Universitária. Além disso, foi elaborado um quiz semiestruturado com perguntas e respostas e um quebra-cabeça, a fim de que os alunos fossem participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. A campanha foi realizada em escolas públicas, totalizando 230 alunos, que participaram de uma roda de conversa e dos jogos propostos. Ao final da campanha, notou-se que a ação educativa foi efetiva e com elevada participação dos alunos das escolas. Os materiais informativos elaborados com os jogos e rodas de conversas foram eficientes no esclarecimento das dúvidas e considerados ferramentas importantes no processo de aprendizagem dos jovens. Palavras-chave: Câncer de pele, Fotoproteção, Promoção da saúde Health photoeducation actions in the school environment as a strategy for the prevention of photodermatoses   Abstract: Photodermatoses are cutaneous pathologies of multifactorial origins, which have excessive sun exposure as the leading risk factor, causing skin neoplasms. Educational actions, known as photoeducation, are necessary to aware the population about the correct exposure to the sun and guide healthy behaviors regarding photoprotection. The work aimed at developing educational material about photoprotection and the prevention of photodermatoses in the school environment. Thus, a qualitative descriptive study was carried out, based on experiences about the school environment's activities. Informative materials about skin cancer's general characteristics, photosensitizing drugs, correct use of sunscreen, and adequate sun exposure were created after the dialogical interaction between undergraduate students of Pharmacy and Fine Arts School, both from the Federal University of Rio de Janeiro, under the supervision of pharmacists from the University Pharmacy. Also, a semi-structured quiz with questions and answers, and a puzzle was elaborated so that the students were active participants in the learning process. The campaign was carried out in public schools, with 230 students who participated in a conversation circle and the proposed games. At the end of the campaign, the educational action had a high participation rate and was considered effective. The informative materials developed, together with games and conversation circles, were efficient in clarifying doubts and considered important tools in the learning process of the young people. Keywords: Skin cancer, Photoprotection, Health promotion
id UFFS-1_1197a792c0cee3083bfe27c3171caba8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11548
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatosesFotodermatoses são patologias cutâneas de origem multifatorial, que apresentam a exposição solar excessiva como o principal fator de risco, podendo causar neoplasias de pele. Ações educacionais, conhecidas como fotoeducação, são necessárias para conscientizar a população sobre a correta exposição ao sol e orientar condutas saudáveis em fotoproteção. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um material educativo sobre fotoproteção e prevenção de fotodermatoses no ambiente escolar. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo descritivo, baseado em relatos de experiências, sobre as atividades realizadas no ambiente escolar. Materiais informativos sobre as características gerais do câncer de pele, os medicamentos fotossensibilizantes, o uso correto do protetor solar e a adequada exposição solar foram elaborados após a interação dialógica entre os alunos de graduação de Farmácia e da Escola de Belas Artes, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão de farmacêuticos da Farmácia Universitária. Além disso, foi elaborado um quiz semiestruturado com perguntas e respostas e um quebra-cabeça, a fim de que os alunos fossem participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. A campanha foi realizada em escolas públicas, totalizando 230 alunos, que participaram de uma roda de conversa e dos jogos propostos. Ao final da campanha, notou-se que a ação educativa foi efetiva e com elevada participação dos alunos das escolas. Os materiais informativos elaborados com os jogos e rodas de conversas foram eficientes no esclarecimento das dúvidas e considerados ferramentas importantes no processo de aprendizagem dos jovens. Palavras-chave: Câncer de pele, Fotoproteção, Promoção da saúde Health photoeducation actions in the school environment as a strategy for the prevention of photodermatoses   Abstract: Photodermatoses are cutaneous pathologies of multifactorial origins, which have excessive sun exposure as the leading risk factor, causing skin neoplasms. Educational actions, known as photoeducation, are necessary to aware the population about the correct exposure to the sun and guide healthy behaviors regarding photoprotection. The work aimed at developing educational material about photoprotection and the prevention of photodermatoses in the school environment. Thus, a qualitative descriptive study was carried out, based on experiences about the school environment's activities. Informative materials about skin cancer's general characteristics, photosensitizing drugs, correct use of sunscreen, and adequate sun exposure were created after the dialogical interaction between undergraduate students of Pharmacy and Fine Arts School, both from the Federal University of Rio de Janeiro, under the supervision of pharmacists from the University Pharmacy. Also, a semi-structured quiz with questions and answers, and a puzzle was elaborated so that the students were active participants in the learning process. The campaign was carried out in public schools, with 230 students who participated in a conversation circle and the proposed games. At the end of the campaign, the educational action had a high participation rate and was considered effective. The informative materials developed, together with games and conversation circles, were efficient in clarifying doubts and considered important tools in the learning process of the young people. Keywords: Skin cancer, Photoprotection, Health promotionUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1154810.36661/2358-0399.2020v11i3.11548Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 397-406Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 397-406Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 397-4062358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11548/7514Copyright (c) 2020 Luis Phillipe Nagem Lopes, Agatha Cristiny Barros Bastos, Luiz Eduardo Fileto Caldeira, Fiammetta Nigro, Zaida Maria Faria Freitas, Dalila dos Santos Cerqueira Pinto, Márcia Maria Barros dos Passos, Bárbara da Silva e Souza Lorca, Elisabete Pereira dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luis Phillipe NagemBastos, Agatha Cristiny BarrosCaldeira, Luiz Eduardo FiletoNigro, FiammettaFreitas, Zaida Maria FariaPinto, Dalila dos Santos Cerqueirados Passos, Márcia Maria BarrosLorca, Bárbara da Silva e Souzados Santos, Elisabete Pereira2022-08-18T17:49:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11548Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:07.228145Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
title Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
spellingShingle Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
Lopes, Luis Phillipe Nagem
title_short Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
title_full Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
title_fullStr Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
title_full_unstemmed Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
title_sort Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses
author Lopes, Luis Phillipe Nagem
author_facet Lopes, Luis Phillipe Nagem
Bastos, Agatha Cristiny Barros
Caldeira, Luiz Eduardo Fileto
Nigro, Fiammetta
Freitas, Zaida Maria Faria
Pinto, Dalila dos Santos Cerqueira
dos Passos, Márcia Maria Barros
Lorca, Bárbara da Silva e Souza
dos Santos, Elisabete Pereira
author_role author
author2 Bastos, Agatha Cristiny Barros
Caldeira, Luiz Eduardo Fileto
Nigro, Fiammetta
Freitas, Zaida Maria Faria
Pinto, Dalila dos Santos Cerqueira
dos Passos, Márcia Maria Barros
Lorca, Bárbara da Silva e Souza
dos Santos, Elisabete Pereira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luis Phillipe Nagem
Bastos, Agatha Cristiny Barros
Caldeira, Luiz Eduardo Fileto
Nigro, Fiammetta
Freitas, Zaida Maria Faria
Pinto, Dalila dos Santos Cerqueira
dos Passos, Márcia Maria Barros
Lorca, Bárbara da Silva e Souza
dos Santos, Elisabete Pereira
description Fotodermatoses são patologias cutâneas de origem multifatorial, que apresentam a exposição solar excessiva como o principal fator de risco, podendo causar neoplasias de pele. Ações educacionais, conhecidas como fotoeducação, são necessárias para conscientizar a população sobre a correta exposição ao sol e orientar condutas saudáveis em fotoproteção. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um material educativo sobre fotoproteção e prevenção de fotodermatoses no ambiente escolar. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo descritivo, baseado em relatos de experiências, sobre as atividades realizadas no ambiente escolar. Materiais informativos sobre as características gerais do câncer de pele, os medicamentos fotossensibilizantes, o uso correto do protetor solar e a adequada exposição solar foram elaborados após a interação dialógica entre os alunos de graduação de Farmácia e da Escola de Belas Artes, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão de farmacêuticos da Farmácia Universitária. Além disso, foi elaborado um quiz semiestruturado com perguntas e respostas e um quebra-cabeça, a fim de que os alunos fossem participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. A campanha foi realizada em escolas públicas, totalizando 230 alunos, que participaram de uma roda de conversa e dos jogos propostos. Ao final da campanha, notou-se que a ação educativa foi efetiva e com elevada participação dos alunos das escolas. Os materiais informativos elaborados com os jogos e rodas de conversas foram eficientes no esclarecimento das dúvidas e considerados ferramentas importantes no processo de aprendizagem dos jovens. Palavras-chave: Câncer de pele, Fotoproteção, Promoção da saúde Health photoeducation actions in the school environment as a strategy for the prevention of photodermatoses   Abstract: Photodermatoses are cutaneous pathologies of multifactorial origins, which have excessive sun exposure as the leading risk factor, causing skin neoplasms. Educational actions, known as photoeducation, are necessary to aware the population about the correct exposure to the sun and guide healthy behaviors regarding photoprotection. The work aimed at developing educational material about photoprotection and the prevention of photodermatoses in the school environment. Thus, a qualitative descriptive study was carried out, based on experiences about the school environment's activities. Informative materials about skin cancer's general characteristics, photosensitizing drugs, correct use of sunscreen, and adequate sun exposure were created after the dialogical interaction between undergraduate students of Pharmacy and Fine Arts School, both from the Federal University of Rio de Janeiro, under the supervision of pharmacists from the University Pharmacy. Also, a semi-structured quiz with questions and answers, and a puzzle was elaborated so that the students were active participants in the learning process. The campaign was carried out in public schools, with 230 students who participated in a conversation circle and the proposed games. At the end of the campaign, the educational action had a high participation rate and was considered effective. The informative materials developed, together with games and conversation circles, were efficient in clarifying doubts and considered important tools in the learning process of the young people. Keywords: Skin cancer, Photoprotection, Health promotion
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11548
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11548
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11548
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11548/7514
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 397-406
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 397-406
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 397-406
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992825958400