Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turci, Deolinda Armani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos, Cíntia Aparecida, Aquino, Erica Renata de Jesus, de Souza, Rosangela Rodrigues, Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves, Fragoso, Ernanni Marcolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467
Resumo: As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos. Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros   An extension project in hospital pedagogy and the pandemic Abstract:  Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives. Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais
id UFFS-1_156858d183a14e619584ea98c49f900a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13467
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos. Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros   An extension project in hospital pedagogy and the pandemic Abstract:  Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives. Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas GeraisUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1346710.29327/2303474.14.3-3Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 241-250Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 241-250Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 241-2502358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467/8974Copyright (c) 2023 Deolinda Armani Turci, Cíntia Aparecida dos Santos, Erica Renata de Jesus Aquino, Rosangela Rodrigues de Souza, Larissa Formiga Gonçalves Queiroz, Ernanni Marcolino Fragosohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTurci, Deolinda Armanidos Santos, Cíntia AparecidaAquino, Erica Renata de Jesusde Souza, Rosangela RodriguesQueiroz, Larissa Formiga GonçalvesFragoso, Ernanni Marcolino2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13467Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-06T13:50:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
title Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
spellingShingle Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
Turci, Deolinda Armani
title_short Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
title_full Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
title_fullStr Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
title_full_unstemmed Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
title_sort Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
author Turci, Deolinda Armani
author_facet Turci, Deolinda Armani
dos Santos, Cíntia Aparecida
Aquino, Erica Renata de Jesus
de Souza, Rosangela Rodrigues
Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves
Fragoso, Ernanni Marcolino
author_role author
author2 dos Santos, Cíntia Aparecida
Aquino, Erica Renata de Jesus
de Souza, Rosangela Rodrigues
Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves
Fragoso, Ernanni Marcolino
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turci, Deolinda Armani
dos Santos, Cíntia Aparecida
Aquino, Erica Renata de Jesus
de Souza, Rosangela Rodrigues
Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves
Fragoso, Ernanni Marcolino
description As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos. Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros   An extension project in hospital pedagogy and the pandemic Abstract:  Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives. Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467
10.29327/2303474.14.3-3
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467
identifier_str_mv 10.29327/2303474.14.3-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467/8974
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 241-250
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 241-250
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 241-250
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740488118272