Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467 |
Resumo: | As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos. Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros An extension project in hospital pedagogy and the pandemic Abstract: Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives. Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais |
id |
UFFS-1_156858d183a14e619584ea98c49f900a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13467 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos. Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros An extension project in hospital pedagogy and the pandemic Abstract: Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives. Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas GeraisUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1346710.29327/2303474.14.3-3Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 241-250Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 241-250Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 241-2502358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467/8974Copyright (c) 2023 Deolinda Armani Turci, Cíntia Aparecida dos Santos, Erica Renata de Jesus Aquino, Rosangela Rodrigues de Souza, Larissa Formiga Gonçalves Queiroz, Ernanni Marcolino Fragosohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTurci, Deolinda Armanidos Santos, Cíntia AparecidaAquino, Erica Renata de Jesusde Souza, Rosangela RodriguesQueiroz, Larissa Formiga GonçalvesFragoso, Ernanni Marcolino2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13467Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-06T13:50:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
title |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
spellingShingle |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 Turci, Deolinda Armani |
title_short |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
title_full |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
title_fullStr |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
title_sort |
Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19 |
author |
Turci, Deolinda Armani |
author_facet |
Turci, Deolinda Armani dos Santos, Cíntia Aparecida Aquino, Erica Renata de Jesus de Souza, Rosangela Rodrigues Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves Fragoso, Ernanni Marcolino |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Cíntia Aparecida Aquino, Erica Renata de Jesus de Souza, Rosangela Rodrigues Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves Fragoso, Ernanni Marcolino |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turci, Deolinda Armani dos Santos, Cíntia Aparecida Aquino, Erica Renata de Jesus de Souza, Rosangela Rodrigues Queiroz, Larissa Formiga Gonçalves Fragoso, Ernanni Marcolino |
description |
As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos. Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros An extension project in hospital pedagogy and the pandemic Abstract: Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives. Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467 10.29327/2303474.14.3-3 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467 |
identifier_str_mv |
10.29327/2303474.14.3-3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13467/8974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 241-250 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 241-250 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 241-250 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740488118272 |