Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva, Daniela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tadachi Morey, Alexandre, Rosa de Souza de Miranda, Tauana, Marangon, Tais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação realizada por professores da educação básica, a respeito do planejamento e desenvolvimento de uma proposta de ensino e aprendizagem, organizada durante um curso de formação para professores da área de ciências. Fundamentado nos princípios do educar pela pesquisa, o curso, ofertado no IFRS - Campus Canoas, convidou os professores em formação a vivenciar a experiência de elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem que contemplasse a resolução de problemas, a aprendizagem baseada em problemas ou a contação de histórias, metodologias ativas estudadas pelo grupo e que foram organizadas considerando as adaptações necessárias ao contexto da instituição de ensino para as quais foram pensadas. Como resultados, além das características gerais dos sujeitos e instituições envolvidas, a análise de conteúdo, sem categorização prévia, realizada a partir da visão dos professores em formação, apresenta conquistas e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das propostas, dentre as quais destacam-se a motivação e o interesse explicitados pelos estudantes, a contextualização dos conceitos estudados, o professor como orientador durante a realização das atividades, bem como, a falta de estrutura das instituições de ensino e os desequilíbrios ocasionados pelas exigências da metodologias utilizadas tanto por parte dos professores quanto por parte dos estudantes. Palavras-chave: Educação Básica; Educar Pela Pesquisa; Ensino; Aprendizagem; Resolução de Problemas   Continuing education for teachers with active teaching methodologies - Difficulties and achievements Abstract: This work aims to present the results from the evaluation carried out by basic education teachers about the planning and development of a teaching and learning proposal organized during a training course for science teachers. Based on the principles of education through research, the course offered at the IFRS – Campus Canoas invited the teachers in training to experience the elaboration of a teaching and learning proposal that contemplated problem-solving, problem-based learning, or storytelling, methodologies studied by the group and which were organized considering the necessary adaptations to the context of the educational institution for which they were conceived. Besides the general characteristics of the subjects and institutions involved, the content analysis, without prior categorization, carried out from the point of view of the trainee teachers, presents the achievements and difficulties experienced during the development of the proposals. Among them, we highlight the motivation and interest shown by the students, the contextualization of the studied concepts, the teacher as a guide during the performance of the activities, as well as the lack of structure of the educational institutions and the imbalances caused by the demands of the methodologies used by both teachers and students. Keywords: Basic Education; Educating Through Research; Teaching; Learning; Problem-Solving
id UFFS-1_1ad3efc7c6953a90bd09d8f3cdc59213
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12417
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistasO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação realizada por professores da educação básica, a respeito do planejamento e desenvolvimento de uma proposta de ensino e aprendizagem, organizada durante um curso de formação para professores da área de ciências. Fundamentado nos princípios do educar pela pesquisa, o curso, ofertado no IFRS - Campus Canoas, convidou os professores em formação a vivenciar a experiência de elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem que contemplasse a resolução de problemas, a aprendizagem baseada em problemas ou a contação de histórias, metodologias ativas estudadas pelo grupo e que foram organizadas considerando as adaptações necessárias ao contexto da instituição de ensino para as quais foram pensadas. Como resultados, além das características gerais dos sujeitos e instituições envolvidas, a análise de conteúdo, sem categorização prévia, realizada a partir da visão dos professores em formação, apresenta conquistas e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das propostas, dentre as quais destacam-se a motivação e o interesse explicitados pelos estudantes, a contextualização dos conceitos estudados, o professor como orientador durante a realização das atividades, bem como, a falta de estrutura das instituições de ensino e os desequilíbrios ocasionados pelas exigências da metodologias utilizadas tanto por parte dos professores quanto por parte dos estudantes. Palavras-chave: Educação Básica; Educar Pela Pesquisa; Ensino; Aprendizagem; Resolução de Problemas   Continuing education for teachers with active teaching methodologies - Difficulties and achievements Abstract: This work aims to present the results from the evaluation carried out by basic education teachers about the planning and development of a teaching and learning proposal organized during a training course for science teachers. Based on the principles of education through research, the course offered at the IFRS – Campus Canoas invited the teachers in training to experience the elaboration of a teaching and learning proposal that contemplated problem-solving, problem-based learning, or storytelling, methodologies studied by the group and which were organized considering the necessary adaptations to the context of the educational institution for which they were conceived. Besides the general characteristics of the subjects and institutions involved, the content analysis, without prior categorization, carried out from the point of view of the trainee teachers, presents the achievements and difficulties experienced during the development of the proposals. Among them, we highlight the motivation and interest shown by the students, the contextualization of the studied concepts, the teacher as a guide during the performance of the activities, as well as the lack of structure of the educational institutions and the imbalances caused by the demands of the methodologies used by both teachers and students. Keywords: Basic Education; Educating Through Research; Teaching; Learning; Problem-SolvingUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1241710.36661/2358-0399.2021v12n3.12417Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 409-419Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 409-419Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 409-4192358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417/8291https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417/8290Copyright (c) 2021 Daniela Rodrigues da Silva, Alexandre Tadachi Morey, Tauana Rosa de Souza de Miranda, Tais Marangonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Silva, DanielaTadachi Morey, AlexandreRosa de Souza de Miranda, TauanaMarangon, Tais2022-08-18T17:39:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12417Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:39:15Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
title Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
spellingShingle Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
Rodrigues da Silva, Daniela
title_short Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
title_full Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
title_fullStr Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
title_sort Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas
author Rodrigues da Silva, Daniela
author_facet Rodrigues da Silva, Daniela
Tadachi Morey, Alexandre
Rosa de Souza de Miranda, Tauana
Marangon, Tais
author_role author
author2 Tadachi Morey, Alexandre
Rosa de Souza de Miranda, Tauana
Marangon, Tais
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva, Daniela
Tadachi Morey, Alexandre
Rosa de Souza de Miranda, Tauana
Marangon, Tais
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação realizada por professores da educação básica, a respeito do planejamento e desenvolvimento de uma proposta de ensino e aprendizagem, organizada durante um curso de formação para professores da área de ciências. Fundamentado nos princípios do educar pela pesquisa, o curso, ofertado no IFRS - Campus Canoas, convidou os professores em formação a vivenciar a experiência de elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem que contemplasse a resolução de problemas, a aprendizagem baseada em problemas ou a contação de histórias, metodologias ativas estudadas pelo grupo e que foram organizadas considerando as adaptações necessárias ao contexto da instituição de ensino para as quais foram pensadas. Como resultados, além das características gerais dos sujeitos e instituições envolvidas, a análise de conteúdo, sem categorização prévia, realizada a partir da visão dos professores em formação, apresenta conquistas e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das propostas, dentre as quais destacam-se a motivação e o interesse explicitados pelos estudantes, a contextualização dos conceitos estudados, o professor como orientador durante a realização das atividades, bem como, a falta de estrutura das instituições de ensino e os desequilíbrios ocasionados pelas exigências da metodologias utilizadas tanto por parte dos professores quanto por parte dos estudantes. Palavras-chave: Educação Básica; Educar Pela Pesquisa; Ensino; Aprendizagem; Resolução de Problemas   Continuing education for teachers with active teaching methodologies - Difficulties and achievements Abstract: This work aims to present the results from the evaluation carried out by basic education teachers about the planning and development of a teaching and learning proposal organized during a training course for science teachers. Based on the principles of education through research, the course offered at the IFRS – Campus Canoas invited the teachers in training to experience the elaboration of a teaching and learning proposal that contemplated problem-solving, problem-based learning, or storytelling, methodologies studied by the group and which were organized considering the necessary adaptations to the context of the educational institution for which they were conceived. Besides the general characteristics of the subjects and institutions involved, the content analysis, without prior categorization, carried out from the point of view of the trainee teachers, presents the achievements and difficulties experienced during the development of the proposals. Among them, we highlight the motivation and interest shown by the students, the contextualization of the studied concepts, the teacher as a guide during the performance of the activities, as well as the lack of structure of the educational institutions and the imbalances caused by the demands of the methodologies used by both teachers and students. Keywords: Basic Education; Educating Through Research; Teaching; Learning; Problem-Solving
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417
10.36661/2358-0399.2021v12n3.12417
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12n3.12417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417/8291
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12417/8290
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 409-419
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 409-419
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 409-419
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739977461760