CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Véras, Gerlane Cristinne Bertino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Souza, Marilena Maria, Teotônio, Layse Fernandes, Félix, Talyta Gonçalves da Silva, Pereira, Alice Silvana Gagliuffi, Soares, Francisco Washington Evaristo, da Silva, Maria Suelânia Queiroga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1946
Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, idealizado e realizado por docentes, discentes do Curso de Graduação em Enfermagem e colaboradores que trabalham na rede de atenção básica. Para a satisfação desses objetivos, foram utilizados os Círculos de Cultura da metodologia de Paulo Freire, que valoriza o conhecimento prévio dos participantes e a (re)construção ativa de saberes, visando assim uma educação permanente construída e baseada na vivência de cada participante. Esta metodologia é de importância substancial para a prestação de uma assistência à saúde de qualidade.   Palavras-chave: Extensão Universitária, Sistema Único de Saúde, Educação Permanente.   Culture Circles and Professional Qualification for Community Health Agents of São José Basic Health Unit / PAPS – Experience Report Abstract: This is an experience report about an extension project carried out at Universidade Federal de Campina Grande, which was idealized and coordinated by faculty members, undergraduate students of Nursing School and the staff members of public health service units. This project aimed at offering professional qualification to Community Health Agents from basic health service units, and as a means to achieve this objective, the Paulo Freire’s method of Culture Circles was applied by valuing the participants’ background and the active (re)construction of knowledge based on continued education and the experience of those involved. This method is of substantial importance for providing a better quality health care. Key words: University Extension, Unified Health System, Permanent Education.   Círculos de Cultura y Calificación Profesional para Agentes Comunitarios de Salud de La Unidad Básica de Salud São José / PAPS – Informe de experiencia   Resumen: En este artículo se hace un relato de experiencia de un proyecto de extensión de la Universidade Federal de Campina Grande, idealizado y dirigido por los profesores, estudiantes de grado de Enfermería y miembros del personal de los servicios de salud pública, dirigido a la oferta de cualificación profesional a los Agentes Comunitarios de Salud de una Unidad Básica. Para lograr los objetivos, se aplicó la metodología de Paulo Freire de Círculos de Cultura, que valora el conocimiento previo de los participantes y la (re)construcción activa de saberes, orientado a la formación continua construida en base a la experiencia de cada participante. Esta metodología es de sustancial importancia para la prestación de una asistencia de salud de calidad. Palabras-clave: Extensión Universitaria, Sistema Único de Salud, Educación Permanente.
id UFFS-1_1b22670e60de5e490d15fb972441efa7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/1946
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIATrata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, idealizado e realizado por docentes, discentes do Curso de Graduação em Enfermagem e colaboradores que trabalham na rede de atenção básica. Para a satisfação desses objetivos, foram utilizados os Círculos de Cultura da metodologia de Paulo Freire, que valoriza o conhecimento prévio dos participantes e a (re)construção ativa de saberes, visando assim uma educação permanente construída e baseada na vivência de cada participante. Esta metodologia é de importância substancial para a prestação de uma assistência à saúde de qualidade.   Palavras-chave: Extensão Universitária, Sistema Único de Saúde, Educação Permanente.   Culture Circles and Professional Qualification for Community Health Agents of São José Basic Health Unit / PAPS – Experience Report Abstract: This is an experience report about an extension project carried out at Universidade Federal de Campina Grande, which was idealized and coordinated by faculty members, undergraduate students of Nursing School and the staff members of public health service units. This project aimed at offering professional qualification to Community Health Agents from basic health service units, and as a means to achieve this objective, the Paulo Freire’s method of Culture Circles was applied by valuing the participants’ background and the active (re)construction of knowledge based on continued education and the experience of those involved. This method is of substantial importance for providing a better quality health care. Key words: University Extension, Unified Health System, Permanent Education.   Círculos de Cultura y Calificación Profesional para Agentes Comunitarios de Salud de La Unidad Básica de Salud São José / PAPS – Informe de experiencia   Resumen: En este artículo se hace un relato de experiencia de un proyecto de extensión de la Universidade Federal de Campina Grande, idealizado y dirigido por los profesores, estudiantes de grado de Enfermería y miembros del personal de los servicios de salud pública, dirigido a la oferta de cualificación profesional a los Agentes Comunitarios de Salud de una Unidad Básica. Para lograr los objetivos, se aplicó la metodología de Paulo Freire de Círculos de Cultura, que valora el conocimiento previo de los participantes y la (re)construcción activa de saberes, orientado a la formación continua construida en base a la experiencia de cada participante. Esta metodología es de sustancial importancia para la prestación de una asistencia de salud de calidad. Palabras-clave: Extensión Universitaria, Sistema Único de Salud, Educación Permanente.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/194610.36661/2358-0399.2015v6i1.1946Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 53-58Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 53-58Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 53-582358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1946/pdf_1Véras, Gerlane Cristinne Bertinode Souza, Marilena MariaTeotônio, Layse FernandesFélix, Talyta Gonçalves da SilvaPereira, Alice Silvana GagliuffiSoares, Francisco Washington Evaristoda Silva, Maria Suelânia Queirogainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-06T04:36:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/1946Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2021-04-06T04:36:11Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
title CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Véras, Gerlane Cristinne Bertino
title_short CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort CÍRCULOS DE CULTURA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SÃO JOSÉ/PAPS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Véras, Gerlane Cristinne Bertino
author_facet Véras, Gerlane Cristinne Bertino
de Souza, Marilena Maria
Teotônio, Layse Fernandes
Félix, Talyta Gonçalves da Silva
Pereira, Alice Silvana Gagliuffi
Soares, Francisco Washington Evaristo
da Silva, Maria Suelânia Queiroga
author_role author
author2 de Souza, Marilena Maria
Teotônio, Layse Fernandes
Félix, Talyta Gonçalves da Silva
Pereira, Alice Silvana Gagliuffi
Soares, Francisco Washington Evaristo
da Silva, Maria Suelânia Queiroga
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Véras, Gerlane Cristinne Bertino
de Souza, Marilena Maria
Teotônio, Layse Fernandes
Félix, Talyta Gonçalves da Silva
Pereira, Alice Silvana Gagliuffi
Soares, Francisco Washington Evaristo
da Silva, Maria Suelânia Queiroga
description Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, idealizado e realizado por docentes, discentes do Curso de Graduação em Enfermagem e colaboradores que trabalham na rede de atenção básica. Para a satisfação desses objetivos, foram utilizados os Círculos de Cultura da metodologia de Paulo Freire, que valoriza o conhecimento prévio dos participantes e a (re)construção ativa de saberes, visando assim uma educação permanente construída e baseada na vivência de cada participante. Esta metodologia é de importância substancial para a prestação de uma assistência à saúde de qualidade.   Palavras-chave: Extensão Universitária, Sistema Único de Saúde, Educação Permanente.   Culture Circles and Professional Qualification for Community Health Agents of São José Basic Health Unit / PAPS – Experience Report Abstract: This is an experience report about an extension project carried out at Universidade Federal de Campina Grande, which was idealized and coordinated by faculty members, undergraduate students of Nursing School and the staff members of public health service units. This project aimed at offering professional qualification to Community Health Agents from basic health service units, and as a means to achieve this objective, the Paulo Freire’s method of Culture Circles was applied by valuing the participants’ background and the active (re)construction of knowledge based on continued education and the experience of those involved. This method is of substantial importance for providing a better quality health care. Key words: University Extension, Unified Health System, Permanent Education.   Círculos de Cultura y Calificación Profesional para Agentes Comunitarios de Salud de La Unidad Básica de Salud São José / PAPS – Informe de experiencia   Resumen: En este artículo se hace un relato de experiencia de un proyecto de extensión de la Universidade Federal de Campina Grande, idealizado y dirigido por los profesores, estudiantes de grado de Enfermería y miembros del personal de los servicios de salud pública, dirigido a la oferta de cualificación profesional a los Agentes Comunitarios de Salud de una Unidad Básica. Para lograr los objetivos, se aplicó la metodología de Paulo Freire de Círculos de Cultura, que valora el conocimiento previo de los participantes y la (re)construcción activa de saberes, orientado a la formación continua construida en base a la experiencia de cada participante. Esta metodología es de sustancial importancia para la prestación de una asistencia de salud de calidad. Palabras-clave: Extensión Universitaria, Sistema Único de Salud, Educación Permanente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1946
10.36661/2358-0399.2015v6i1.1946
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1946
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2015v6i1.1946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1946/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 53-58
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 53-58
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 53-58
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280738361606144