INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliman Filadelfi, Ana Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brandão Carvalho, Laísa, Silva Nascimento, Verônica, Tobaldini, Glaucia, Tavares Conceição, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865
Resumo: O projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto. Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania.   Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards  expanding  the training of  scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed. Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship. Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud  para los jóvenes Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto. Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía.
id UFFS-1_24f9ac5c7d97daca87356ac6314161e1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/1865
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENSO projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto. Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania.   Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards  expanding  the training of  scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed. Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship. Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud  para los jóvenes Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto. Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/186510.36661/2358-0399.2015v6i1.1865Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 15-24Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 15-24Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 15-242358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865/pdf_1Caliman Filadelfi, Ana MariaBrandão Carvalho, LaísaSilva Nascimento, VerônicaTobaldini, GlauciaTavares Conceição, Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-06T04:36:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/1865Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2021-04-06T04:36:15Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
title INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
spellingShingle INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
Caliman Filadelfi, Ana Maria
title_short INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
title_full INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
title_fullStr INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
title_full_unstemmed INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
title_sort INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
author Caliman Filadelfi, Ana Maria
author_facet Caliman Filadelfi, Ana Maria
Brandão Carvalho, Laísa
Silva Nascimento, Verônica
Tobaldini, Glaucia
Tavares Conceição, Lucas
author_role author
author2 Brandão Carvalho, Laísa
Silva Nascimento, Verônica
Tobaldini, Glaucia
Tavares Conceição, Lucas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliman Filadelfi, Ana Maria
Brandão Carvalho, Laísa
Silva Nascimento, Verônica
Tobaldini, Glaucia
Tavares Conceição, Lucas
description O projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto. Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania.   Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards  expanding  the training of  scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed. Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship. Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud  para los jóvenes Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto. Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865
10.36661/2358-0399.2015v6i1.1865
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2015v6i1.1865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 15-24
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 15-24
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 15-24
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280738336440320