INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865 |
Resumo: | O projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto. Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania. Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards expanding the training of scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed. Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship. Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud para los jóvenes Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto. Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía. |
id |
UFFS-1_24f9ac5c7d97daca87356ac6314161e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/1865 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENSO projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto. Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania. Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards expanding the training of scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed. Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship. Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud para los jóvenes Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto. Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/186510.36661/2358-0399.2015v6i1.1865Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 15-24Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 15-24Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 15-242358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865/pdf_1Caliman Filadelfi, Ana MariaBrandão Carvalho, LaísaSilva Nascimento, VerônicaTobaldini, GlauciaTavares Conceição, Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-06T04:36:15Zoai:ojs.192.168.253.137:article/1865Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2021-04-06T04:36:15Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
title |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
spellingShingle |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS Caliman Filadelfi, Ana Maria |
title_short |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
title_full |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
title_fullStr |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
title_full_unstemmed |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
title_sort |
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS |
author |
Caliman Filadelfi, Ana Maria |
author_facet |
Caliman Filadelfi, Ana Maria Brandão Carvalho, Laísa Silva Nascimento, Verônica Tobaldini, Glaucia Tavares Conceição, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Brandão Carvalho, Laísa Silva Nascimento, Verônica Tobaldini, Glaucia Tavares Conceição, Lucas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caliman Filadelfi, Ana Maria Brandão Carvalho, Laísa Silva Nascimento, Verônica Tobaldini, Glaucia Tavares Conceição, Lucas |
description |
O projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto. Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania. Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards expanding the training of scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed. Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship. Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud para los jóvenes Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto. Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865 10.36661/2358-0399.2015v6i1.1865 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2015v6i1.1865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 15-24 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 15-24 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 15-24 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280738336440320 |