CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Flávio Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cristina Furtado, Andreia, Yegros Cuevas, Ana Leticia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7689
Resumo: Resumo: O presente trabalho apresenta a construção de um biodigestor didático para a produção de biogás a ser utilizado na Estação Ciências - Parque Tecnológico de Itaipu, destinado a alunos da educação básica. Os biodigestores produzem biogás mediante ação de bactérias anaeróbias que realizam a digestão de dejetos, tais como resíduos alimentícios e matéria orgânica em decomposição. Além do biogás, outro subproduto da digestão anaeróbia é o biofertilizante, usado na agricultura como substrato rico em nutrientes para plantas e vegetais. O objetivo final do projeto é obter um modelo de biodigestor padronizado, o qual não será usado para produção em larga escala, senão como modelo experimental de bancada, fomentando o conhecimento, a tecnologia e o ensino das energias renováveis em distintos ambientes. O foco desta pesquisa é promover a difusão do conhecimento, apresentando aos educadores uma forma de educação de ciências de forma simples, didática, visual e experimentada. A educação básica em ciências, especificamente o ensino de formas alternativas de produção de energia, constitui-se uma vertente de suma importância na popularização de ciências, na aprendizagem dinâmica, na conscientização da importância das energias renováveis e na redução do impacto ambiental causado pelos indivíduos no meio ambiente. Além do estudo, foi elaborado um modelo didático de biodigestor e uma cartilha didática para alunos da educação básica de modo a expandir e dinamizar o conhecimento a respeito de fontes alternativas de energia, neste caso, o biogás. Palavras-chave: Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Biodigestão, Reator Batelada   Construction of a didactic biodigestor for the Science Station of Itaipu Technological Park Abstract: The present work describes the construction of a didactic biodigester for the production of biogas to be used at the Science Station - Itaipu Technological Park, destined for primary education students. The biodigesters produce biogas employing anaerobic bacteria that perform the digestion of waste, such as food waste, decomposed organic matter, among others. In addition to biogas, another by-product of anaerobic digestion is the biofertilizer, used in agriculture as a nutrient-rich substrate for plants and vegetables. The final objective of the project is to obtain a standardized biodigester model, which will not be used for large-scale production, but rather as an experimental bench model, fostering the knowledge, technology, and teaching of renewable energies in different environments. The focus of this research is to promote the knowledge diffusion, presenting to educators a form of science education in a simple, didactic, visual and experienced way. The primary science education, precisely the teaching of alternative forms of energy production, constitutes a crucial aspect in the popularization of science, in dynamic learning, looking for the awareness of the importance of renewable energies and in reducing the environmental impact caused by individuals in the environment. In addition to the study, a didactic model of biodigester was elaborated, and a didactic primer was developed for students of primary education in order to expand and streamline knowledge about alternative sources of energy, in this case, biogas. Keywords: Pedagogical, Teaching-Learning, Biodigestion, Batch Reactor   Construcción de un biodigestor didáctico para la Estación Ciencias del Parque Tecnológico de Itaipú Resumen: El presente trabajo presenta la construcción de un biodigestor didáctico para la producción de biogás a ser utilizado en la Estación de Ciencias - Parque Tecnológico de Itaipú, destinado a alumnos de la educación básica. Los biodigestores producen biogás mediante acción de bacterias anaerobias que realizan la digestión de desechos, tales como, residuos alimenticios, materia orgánica descompuesta, etc. Además del biogás, otro subproducto de la digestión anaerobia es el biofertilizante, utilizado en la agricultura como sustrato rico en nutrientes para plantas y vegetales. El objetivo final del proyecto es obtener un modelo de biodigestor estandarizado, el cual no será usado para producción a gran escala, sino, como modelo experimental de bancada, fomentando el conocimiento, la tecnología y la enseñanza de las energías renovables en los distintos ambientes. El foco de esta investigación es promover la difusión del conocimiento, presentando a los educadores una forma de educación de ciencias de forma sencilla, didáctica, visual y experimentada. La educación básica en las ciencias, específicamente trabajar con la enseñanza de formas alternativas de producción de energía se constituye una vertiente de suma importancia en la popularización de las ciencias, el aprendizaje dinámico y la concientización de la importancia de las energías renovables y la reducción del impacto ambiental causado por los individuos en el medio ambiente. Además del estudio, se elaboró un modelo didáctico de biodigestor y una cartilla didáctica para alumnos de la educación básica para expandir y dinamizar el conocimiento acerca de fuentes alternativas de energía, en este caso, el biogás. Palabras-clave: Pedagógico, Enseñanza-Aprendizaje, Digestión, Rectificador
id UFFS-1_263f4f31f495e0d04a62ea8364b13fa3
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7689
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPUCONSTRUCTION OF A DIDACTIC BIODIGESTOR FOR THE SCIENCE STATION OF ITAIPU TECHNOLOGICAL PARKCONSTRUCCIÓN DE UN BIODIGESTOR DIDÁCTICO PARA LA ESTACIÓN CIÉNCIAS DEL PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPUResumo: O presente trabalho apresenta a construção de um biodigestor didático para a produção de biogás a ser utilizado na Estação Ciências - Parque Tecnológico de Itaipu, destinado a alunos da educação básica. Os biodigestores produzem biogás mediante ação de bactérias anaeróbias que realizam a digestão de dejetos, tais como resíduos alimentícios e matéria orgânica em decomposição. Além do biogás, outro subproduto da digestão anaeróbia é o biofertilizante, usado na agricultura como substrato rico em nutrientes para plantas e vegetais. O objetivo final do projeto é obter um modelo de biodigestor padronizado, o qual não será usado para produção em larga escala, senão como modelo experimental de bancada, fomentando o conhecimento, a tecnologia e o ensino das energias renováveis em distintos ambientes. O foco desta pesquisa é promover a difusão do conhecimento, apresentando aos educadores uma forma de educação de ciências de forma simples, didática, visual e experimentada. A educação básica em ciências, especificamente o ensino de formas alternativas de produção de energia, constitui-se uma vertente de suma importância na popularização de ciências, na aprendizagem dinâmica, na conscientização da importância das energias renováveis e na redução do impacto ambiental causado pelos indivíduos no meio ambiente. Além do estudo, foi elaborado um modelo didático de biodigestor e uma cartilha didática para alunos da educação básica de modo a expandir e dinamizar o conhecimento a respeito de fontes alternativas de energia, neste caso, o biogás. Palavras-chave: Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Biodigestão, Reator Batelada   Construction of a didactic biodigestor for the Science Station of Itaipu Technological Park Abstract: The present work describes the construction of a didactic biodigester for the production of biogas to be used at the Science Station - Itaipu Technological Park, destined for primary education students. The biodigesters produce biogas employing anaerobic bacteria that perform the digestion of waste, such as food waste, decomposed organic matter, among others. In addition to biogas, another by-product of anaerobic digestion is the biofertilizer, used in agriculture as a nutrient-rich substrate for plants and vegetables. The final objective of the project is to obtain a standardized biodigester model, which will not be used for large-scale production, but rather as an experimental bench model, fostering the knowledge, technology, and teaching of renewable energies in different environments. The focus of this research is to promote the knowledge diffusion, presenting to educators a form of science education in a simple, didactic, visual and experienced way. The primary science education, precisely the teaching of alternative forms of energy production, constitutes a crucial aspect in the popularization of science, in dynamic learning, looking for the awareness of the importance of renewable energies and in reducing the environmental impact caused by individuals in the environment. In addition to the study, a didactic model of biodigester was elaborated, and a didactic primer was developed for students of primary education in order to expand and streamline knowledge about alternative sources of energy, in this case, biogas. Keywords: Pedagogical, Teaching-Learning, Biodigestion, Batch Reactor   Construcción de un biodigestor didáctico para la Estación Ciencias del Parque Tecnológico de Itaipú Resumen: El presente trabajo presenta la construcción de un biodigestor didáctico para la producción de biogás a ser utilizado en la Estación de Ciencias - Parque Tecnológico de Itaipú, destinado a alumnos de la educación básica. Los biodigestores producen biogás mediante acción de bacterias anaerobias que realizan la digestión de desechos, tales como, residuos alimenticios, materia orgánica descompuesta, etc. Además del biogás, otro subproducto de la digestión anaerobia es el biofertilizante, utilizado en la agricultura como sustrato rico en nutrientes para plantas y vegetales. El objetivo final del proyecto es obtener un modelo de biodigestor estandarizado, el cual no será usado para producción a gran escala, sino, como modelo experimental de bancada, fomentando el conocimiento, la tecnología y la enseñanza de las energías renovables en los distintos ambientes. El foco de esta investigación es promover la difusión del conocimiento, presentando a los educadores una forma de educación de ciencias de forma sencilla, didáctica, visual y experimentada. La educación básica en las ciencias, específicamente trabajar con la enseñanza de formas alternativas de producción de energía se constituye una vertiente de suma importancia en la popularización de las ciencias, el aprendizaje dinámico y la concientización de la importancia de las energías renovables y la reducción del impacto ambiental causado por los individuos en el medio ambiente. Además del estudio, se elaboró un modelo didáctico de biodigestor y una cartilla didáctica para alumnos de la educación básica para expandir y dinamizar el conocimiento acerca de fuentes alternativas de energía, en este caso, el biogás. Palabras-clave: Pedagógico, Enseñanza-Aprendizaje, Digestión, RectificadorEl presente trabajo presenta la construcción de un biodigestor didáctico para la producción de biogás a ser utilizado en la Estación de Ciencias - Parque Tecnológico de Itaipú, destinado a alumnos de la educación básica. Los biodigestores producen biogás mediante acción de bacterias anaerobias que realizan la digestión de desechos, tales como, residuos alimenticios, materia orgánica descompuesta, etc. Además del biogás, otro subproducto de la digestión anaerobia es el biofertilizante, utilizado en la agricultura como sustrato rico en nutrientes para plantas y vegetales. El objetivo final del proyecto es obtener un modelo de biodigestor estandarizado, el cual no será usado para producción a gran escala, sino, como modelo experimental de bancada, fomentando el conocimiento, la tecnología y la enseñanza de las energías renovables en los distintos ambientes. El foco de esta investigación es promover la difusión del conocimiento, presentando a los educadores una forma de educación de ciencias de forma sencilla, didáctica, visual y experimentada. La educación básica en las ciencias, específicamente trabajar con la enseñanza de formas alternativas de producción de energía se constituye una vertiente de suma importancia en la popularización de las ciencias, el aprendizaje dinámico y la concientización de la importancia de las energías renovables y la reducción del impacto ambiental causado por los individuos en el medio ambiente. Además del estudio, se elaboró un modelo didáctico de biodigestor y una cartilla didáctica para alumnos de la educación básica para expandir y dinamizar el conocimiento acerca de fuentes alternativas de energía, en este caso, el biogás.The present work describes the construction of a didactic biodigester for the production of biogas to be used at the Science Station - Itaipu Technological Park, destined for primary education students. The biodigesters produce biogas employing anaerobic bacteria that perform the digestion of waste, such as food waste, decomposed organic matter, among others. In addition to biogas, another by-product of anaerobic digestion is the biofertilizer, used in agriculture as a nutrient-rich substrate for plants and vegetables. The final objective of the project is to obtain a standardized biodigester model, which will not be used for large-scale production, but rather as an experimental bench model, fostering the knowledge, technology, and teaching of renewable energies in different environments. The focus of this research is to promote the knowledge diffusion, presenting to educators a form of science education in a simple, didactic, visual and experienced way. The primary science education, precisely the teaching of alternative forms of energy production, constitutes a crucial aspect in the popularization of science, in dynamic learning, looking for the awareness of the importance of renewable energies and in reducing the environmental impact caused by individuals in the environment. In addition to the study, a didactic model of biodigester was elaborated, and a didactic primer was developed for students of primary education in order to expand and streamline knowledge about alternative sources of energy, in this case, biogas.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/768910.24317/2358-0399.2018v9i2.7689Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 65-74Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 65-74Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 65-742358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7689/5627Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Flávio FerreiraCristina Furtado, AndreiaYegros Cuevas, Ana Leticia2022-08-18T20:52:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7689Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:52:03Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
CONSTRUCTION OF A DIDACTIC BIODIGESTOR FOR THE SCIENCE STATION OF ITAIPU TECHNOLOGICAL PARK
CONSTRUCCIÓN DE UN BIODIGESTOR DIDÁCTICO PARA LA ESTACIÓN CIÉNCIAS DEL PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
title CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
Freitas, Flávio Ferreira
title_short CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
title_full CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
title_sort CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR DIDÁTICO PARA A ESTAÇÃO CIÊNCIAS DO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU
author Freitas, Flávio Ferreira
author_facet Freitas, Flávio Ferreira
Cristina Furtado, Andreia
Yegros Cuevas, Ana Leticia
author_role author
author2 Cristina Furtado, Andreia
Yegros Cuevas, Ana Leticia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Flávio Ferreira
Cristina Furtado, Andreia
Yegros Cuevas, Ana Leticia
description Resumo: O presente trabalho apresenta a construção de um biodigestor didático para a produção de biogás a ser utilizado na Estação Ciências - Parque Tecnológico de Itaipu, destinado a alunos da educação básica. Os biodigestores produzem biogás mediante ação de bactérias anaeróbias que realizam a digestão de dejetos, tais como resíduos alimentícios e matéria orgânica em decomposição. Além do biogás, outro subproduto da digestão anaeróbia é o biofertilizante, usado na agricultura como substrato rico em nutrientes para plantas e vegetais. O objetivo final do projeto é obter um modelo de biodigestor padronizado, o qual não será usado para produção em larga escala, senão como modelo experimental de bancada, fomentando o conhecimento, a tecnologia e o ensino das energias renováveis em distintos ambientes. O foco desta pesquisa é promover a difusão do conhecimento, apresentando aos educadores uma forma de educação de ciências de forma simples, didática, visual e experimentada. A educação básica em ciências, especificamente o ensino de formas alternativas de produção de energia, constitui-se uma vertente de suma importância na popularização de ciências, na aprendizagem dinâmica, na conscientização da importância das energias renováveis e na redução do impacto ambiental causado pelos indivíduos no meio ambiente. Além do estudo, foi elaborado um modelo didático de biodigestor e uma cartilha didática para alunos da educação básica de modo a expandir e dinamizar o conhecimento a respeito de fontes alternativas de energia, neste caso, o biogás. Palavras-chave: Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Biodigestão, Reator Batelada   Construction of a didactic biodigestor for the Science Station of Itaipu Technological Park Abstract: The present work describes the construction of a didactic biodigester for the production of biogas to be used at the Science Station - Itaipu Technological Park, destined for primary education students. The biodigesters produce biogas employing anaerobic bacteria that perform the digestion of waste, such as food waste, decomposed organic matter, among others. In addition to biogas, another by-product of anaerobic digestion is the biofertilizer, used in agriculture as a nutrient-rich substrate for plants and vegetables. The final objective of the project is to obtain a standardized biodigester model, which will not be used for large-scale production, but rather as an experimental bench model, fostering the knowledge, technology, and teaching of renewable energies in different environments. The focus of this research is to promote the knowledge diffusion, presenting to educators a form of science education in a simple, didactic, visual and experienced way. The primary science education, precisely the teaching of alternative forms of energy production, constitutes a crucial aspect in the popularization of science, in dynamic learning, looking for the awareness of the importance of renewable energies and in reducing the environmental impact caused by individuals in the environment. In addition to the study, a didactic model of biodigester was elaborated, and a didactic primer was developed for students of primary education in order to expand and streamline knowledge about alternative sources of energy, in this case, biogas. Keywords: Pedagogical, Teaching-Learning, Biodigestion, Batch Reactor   Construcción de un biodigestor didáctico para la Estación Ciencias del Parque Tecnológico de Itaipú Resumen: El presente trabajo presenta la construcción de un biodigestor didáctico para la producción de biogás a ser utilizado en la Estación de Ciencias - Parque Tecnológico de Itaipú, destinado a alumnos de la educación básica. Los biodigestores producen biogás mediante acción de bacterias anaerobias que realizan la digestión de desechos, tales como, residuos alimenticios, materia orgánica descompuesta, etc. Además del biogás, otro subproducto de la digestión anaerobia es el biofertilizante, utilizado en la agricultura como sustrato rico en nutrientes para plantas y vegetales. El objetivo final del proyecto es obtener un modelo de biodigestor estandarizado, el cual no será usado para producción a gran escala, sino, como modelo experimental de bancada, fomentando el conocimiento, la tecnología y la enseñanza de las energías renovables en los distintos ambientes. El foco de esta investigación es promover la difusión del conocimiento, presentando a los educadores una forma de educación de ciencias de forma sencilla, didáctica, visual y experimentada. La educación básica en las ciencias, específicamente trabajar con la enseñanza de formas alternativas de producción de energía se constituye una vertiente de suma importancia en la popularización de las ciencias, el aprendizaje dinámico y la concientización de la importancia de las energías renovables y la reducción del impacto ambiental causado por los individuos en el medio ambiente. Además del estudio, se elaboró un modelo didáctico de biodigestor y una cartilla didáctica para alumnos de la educación básica para expandir y dinamizar el conocimiento acerca de fuentes alternativas de energía, en este caso, el biogás. Palabras-clave: Pedagógico, Enseñanza-Aprendizaje, Digestión, Rectificador
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7689
10.24317/2358-0399.2018v9i2.7689
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7689
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2018v9i2.7689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7689/5627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 65-74
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 65-74
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 65-74
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739050520576