Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horst, Jacqueline Aparecida Eidam
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Júnior, Paulo Roberto Parecy, Camargo, Luciana Erzinger Alves de, Herrerias, Tatiana, de Paula, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655
Resumo: O cuidado farmacêutico é uma prática profissional, centrada no usuário, que visa à promoção e recuperação da saúde por meio da abordagem farmacoterapêutica. O objetivo desse estudo foi relatar ações extensionistas realizadas em instituições de ação social, na forma de cuidados farmacêuticos prestados por estudantes e professores do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Um total de 36 estudantes e cinco professores realizaram, entre abril e junho de 2019, consultas farmacêuticas com 57 pessoas assistidas por duas instituições sociais situadas na região urbana do município de Guarapuava/PR. Foi realizado rastreamento de saúde com testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A associação entre comorbidades, faixa etária e o consumo de medicamentos foi analisada pelo teste de Pearson. Os estudantes concederam depoimentos através de entrevista aberta, os quais foram interpretados por análise de discurso temática. Do total de 57 consultas farmacêuticas, 47 (82,5%) pessoas receberam aconselhamento, 45 (78,9%) passaram por intervenções, incluindo mudanças no horário de administração dos medicamentos e orientações sobre possíveis interações com alimentos, e 23 (40,3%) receberam encaminhamento médico. Os depoimentos dos estudantes foram categorizados semanticamente em relação à teoria versus prática, formação profissional e vínculo com o paciente. Assim, foi possível reconhecer a saúde como condição resultante do contexto social, suscitando o elo entre promoção da saúde e as condições de vida. O processo de aprendizagem requer do estudante observações próprias da realidade, com atitudes reflexivas que decorrem da inserção de atividades de extensão e pesquisa como metodologia de ensino. Palavras-chave: Cuidados de Saúde; Assistência Farmacêutica; Uso Racional de Medicamentos; Educação em Saúde Pharmaceutical care in social institutions: extension as a strategy for learning and health promotion Abstract: Pharmaceutical care is a professional, user-centered practice that aims to promote and recover health using the pharmacotherapeutic approach. This study aimed to report extensionist actions in social care institutions, as pharmaceutical care provided by students and professors of the Pharmacy course at the Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Paraná State, Brazil). A total of 36 students and five professors conducted pharmaceutical consultations from April to June 2019 with 57 people assisted by two social care institutions located in the urban region of the city of Guarapuava/PR. Health screening was performed with capillary blood glucose tests and blood pressure measurements. The association between comorbidities, age groups, and drug consumption was analyzed by Pearson's test. The students gave testimonies through the open interviews, and the speeches were interpreted by thematic speech analysis. Out of a total of 57 consultations, 47 (82.5%) people received pharmaceutical counseling, 45 (78.9%) went through pharmaceutical interventions, including changes in medication administration schedule and guidance on possible food interactions, and 23 (40.3%) received a medical referral. The students' testimonies were categorized semantically concerning theory versus practice, professional training, and bond with the patient. Thus, it was possible to recognize health as a condition resulting from the social context, raising the link between health promotion and living conditions. The learning process requires students' observations of reality, with reflective attitudes that result from the insertion of extension and research activities as teaching methodologies. Keywords: Health Care; Pharmaceutical Services; Rational Drug Utilization; Health Education
id UFFS-1_2a39ac49487dd156dabfac4a872db098
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11655
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúdeO cuidado farmacêutico é uma prática profissional, centrada no usuário, que visa à promoção e recuperação da saúde por meio da abordagem farmacoterapêutica. O objetivo desse estudo foi relatar ações extensionistas realizadas em instituições de ação social, na forma de cuidados farmacêuticos prestados por estudantes e professores do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Um total de 36 estudantes e cinco professores realizaram, entre abril e junho de 2019, consultas farmacêuticas com 57 pessoas assistidas por duas instituições sociais situadas na região urbana do município de Guarapuava/PR. Foi realizado rastreamento de saúde com testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A associação entre comorbidades, faixa etária e o consumo de medicamentos foi analisada pelo teste de Pearson. Os estudantes concederam depoimentos através de entrevista aberta, os quais foram interpretados por análise de discurso temática. Do total de 57 consultas farmacêuticas, 47 (82,5%) pessoas receberam aconselhamento, 45 (78,9%) passaram por intervenções, incluindo mudanças no horário de administração dos medicamentos e orientações sobre possíveis interações com alimentos, e 23 (40,3%) receberam encaminhamento médico. Os depoimentos dos estudantes foram categorizados semanticamente em relação à teoria versus prática, formação profissional e vínculo com o paciente. Assim, foi possível reconhecer a saúde como condição resultante do contexto social, suscitando o elo entre promoção da saúde e as condições de vida. O processo de aprendizagem requer do estudante observações próprias da realidade, com atitudes reflexivas que decorrem da inserção de atividades de extensão e pesquisa como metodologia de ensino. Palavras-chave: Cuidados de Saúde; Assistência Farmacêutica; Uso Racional de Medicamentos; Educação em Saúde Pharmaceutical care in social institutions: extension as a strategy for learning and health promotion Abstract: Pharmaceutical care is a professional, user-centered practice that aims to promote and recover health using the pharmacotherapeutic approach. This study aimed to report extensionist actions in social care institutions, as pharmaceutical care provided by students and professors of the Pharmacy course at the Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Paraná State, Brazil). A total of 36 students and five professors conducted pharmaceutical consultations from April to June 2019 with 57 people assisted by two social care institutions located in the urban region of the city of Guarapuava/PR. Health screening was performed with capillary blood glucose tests and blood pressure measurements. The association between comorbidities, age groups, and drug consumption was analyzed by Pearson's test. The students gave testimonies through the open interviews, and the speeches were interpreted by thematic speech analysis. Out of a total of 57 consultations, 47 (82.5%) people received pharmaceutical counseling, 45 (78.9%) went through pharmaceutical interventions, including changes in medication administration schedule and guidance on possible food interactions, and 23 (40.3%) received a medical referral. The students' testimonies were categorized semantically concerning theory versus practice, professional training, and bond with the patient. Thus, it was possible to recognize health as a condition resulting from the social context, raising the link between health promotion and living conditions. The learning process requires students' observations of reality, with reflective attitudes that result from the insertion of extension and research activities as teaching methodologies. Keywords: Health Care; Pharmaceutical Services; Rational Drug Utilization; Health EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1165510.36661/2358-0399.2021v12i01.11655Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 13-22Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 13-22Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 13-222358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655/7746Copyright (c) 2021 Jacqueline Aparecida Eidam Horst, Paulo Roberto Parecy Júnior, Luciana Erzinger Alves de Camargo, Tatiana Herrerias, Daniel de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHorst, Jacqueline Aparecida EidamJúnior, Paulo Roberto ParecyCamargo, Luciana Erzinger Alves deHerrerias, Tatianade Paula, Daniel2022-08-18T17:41:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11655Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:41:17Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
title Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
spellingShingle Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
Horst, Jacqueline Aparecida Eidam
title_short Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
title_full Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
title_fullStr Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
title_full_unstemmed Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
title_sort Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
author Horst, Jacqueline Aparecida Eidam
author_facet Horst, Jacqueline Aparecida Eidam
Júnior, Paulo Roberto Parecy
Camargo, Luciana Erzinger Alves de
Herrerias, Tatiana
de Paula, Daniel
author_role author
author2 Júnior, Paulo Roberto Parecy
Camargo, Luciana Erzinger Alves de
Herrerias, Tatiana
de Paula, Daniel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horst, Jacqueline Aparecida Eidam
Júnior, Paulo Roberto Parecy
Camargo, Luciana Erzinger Alves de
Herrerias, Tatiana
de Paula, Daniel
description O cuidado farmacêutico é uma prática profissional, centrada no usuário, que visa à promoção e recuperação da saúde por meio da abordagem farmacoterapêutica. O objetivo desse estudo foi relatar ações extensionistas realizadas em instituições de ação social, na forma de cuidados farmacêuticos prestados por estudantes e professores do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Um total de 36 estudantes e cinco professores realizaram, entre abril e junho de 2019, consultas farmacêuticas com 57 pessoas assistidas por duas instituições sociais situadas na região urbana do município de Guarapuava/PR. Foi realizado rastreamento de saúde com testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A associação entre comorbidades, faixa etária e o consumo de medicamentos foi analisada pelo teste de Pearson. Os estudantes concederam depoimentos através de entrevista aberta, os quais foram interpretados por análise de discurso temática. Do total de 57 consultas farmacêuticas, 47 (82,5%) pessoas receberam aconselhamento, 45 (78,9%) passaram por intervenções, incluindo mudanças no horário de administração dos medicamentos e orientações sobre possíveis interações com alimentos, e 23 (40,3%) receberam encaminhamento médico. Os depoimentos dos estudantes foram categorizados semanticamente em relação à teoria versus prática, formação profissional e vínculo com o paciente. Assim, foi possível reconhecer a saúde como condição resultante do contexto social, suscitando o elo entre promoção da saúde e as condições de vida. O processo de aprendizagem requer do estudante observações próprias da realidade, com atitudes reflexivas que decorrem da inserção de atividades de extensão e pesquisa como metodologia de ensino. Palavras-chave: Cuidados de Saúde; Assistência Farmacêutica; Uso Racional de Medicamentos; Educação em Saúde Pharmaceutical care in social institutions: extension as a strategy for learning and health promotion Abstract: Pharmaceutical care is a professional, user-centered practice that aims to promote and recover health using the pharmacotherapeutic approach. This study aimed to report extensionist actions in social care institutions, as pharmaceutical care provided by students and professors of the Pharmacy course at the Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Paraná State, Brazil). A total of 36 students and five professors conducted pharmaceutical consultations from April to June 2019 with 57 people assisted by two social care institutions located in the urban region of the city of Guarapuava/PR. Health screening was performed with capillary blood glucose tests and blood pressure measurements. The association between comorbidities, age groups, and drug consumption was analyzed by Pearson's test. The students gave testimonies through the open interviews, and the speeches were interpreted by thematic speech analysis. Out of a total of 57 consultations, 47 (82.5%) people received pharmaceutical counseling, 45 (78.9%) went through pharmaceutical interventions, including changes in medication administration schedule and guidance on possible food interactions, and 23 (40.3%) received a medical referral. The students' testimonies were categorized semantically concerning theory versus practice, professional training, and bond with the patient. Thus, it was possible to recognize health as a condition resulting from the social context, raising the link between health promotion and living conditions. The learning process requires students' observations of reality, with reflective attitudes that result from the insertion of extension and research activities as teaching methodologies. Keywords: Health Care; Pharmaceutical Services; Rational Drug Utilization; Health Education
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655
10.36661/2358-0399.2021v12i01.11655
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i01.11655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655/7746
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 13-22
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 13-22
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 13-22
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739885187072