Cuidados farmacêuticos em instituições de ação social: A extensão como estratégia de ensino e promoção da saúde
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655 |
Resumo: | O cuidado farmacêutico é uma prática profissional, centrada no usuário, que visa à promoção e recuperação da saúde por meio da abordagem farmacoterapêutica. O objetivo desse estudo foi relatar ações extensionistas realizadas em instituições de ação social, na forma de cuidados farmacêuticos prestados por estudantes e professores do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Um total de 36 estudantes e cinco professores realizaram, entre abril e junho de 2019, consultas farmacêuticas com 57 pessoas assistidas por duas instituições sociais situadas na região urbana do município de Guarapuava/PR. Foi realizado rastreamento de saúde com testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A associação entre comorbidades, faixa etária e o consumo de medicamentos foi analisada pelo teste de Pearson. Os estudantes concederam depoimentos através de entrevista aberta, os quais foram interpretados por análise de discurso temática. Do total de 57 consultas farmacêuticas, 47 (82,5%) pessoas receberam aconselhamento, 45 (78,9%) passaram por intervenções, incluindo mudanças no horário de administração dos medicamentos e orientações sobre possíveis interações com alimentos, e 23 (40,3%) receberam encaminhamento médico. Os depoimentos dos estudantes foram categorizados semanticamente em relação à teoria versus prática, formação profissional e vínculo com o paciente. Assim, foi possível reconhecer a saúde como condição resultante do contexto social, suscitando o elo entre promoção da saúde e as condições de vida. O processo de aprendizagem requer do estudante observações próprias da realidade, com atitudes reflexivas que decorrem da inserção de atividades de extensão e pesquisa como metodologia de ensino. Palavras-chave: Cuidados de Saúde; Assistência Farmacêutica; Uso Racional de Medicamentos; Educação em Saúde Pharmaceutical care in social institutions: extension as a strategy for learning and health promotion Abstract: Pharmaceutical care is a professional, user-centered practice that aims to promote and recover health using the pharmacotherapeutic approach. This study aimed to report extensionist actions in social care institutions, as pharmaceutical care provided by students and professors of the Pharmacy course at the Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Paraná State, Brazil). A total of 36 students and five professors conducted pharmaceutical consultations from April to June 2019 with 57 people assisted by two social care institutions located in the urban region of the city of Guarapuava/PR. Health screening was performed with capillary blood glucose tests and blood pressure measurements. The association between comorbidities, age groups, and drug consumption was analyzed by Pearson's test. The students gave testimonies through the open interviews, and the speeches were interpreted by thematic speech analysis. Out of a total of 57 consultations, 47 (82.5%) people received pharmaceutical counseling, 45 (78.9%) went through pharmaceutical interventions, including changes in medication administration schedule and guidance on possible food interactions, and 23 (40.3%) received a medical referral. The students' testimonies were categorized semantically concerning theory versus practice, professional training, and bond with the patient. Thus, it was possible to recognize health as a condition resulting from the social context, raising the link between health promotion and living conditions. The learning process requires students' observations of reality, with reflective attitudes that result from the insertion of extension and research activities as teaching methodologies. Keywords: Health Care; Pharmaceutical Services; Rational Drug Utilization; Health Education |
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Os estudantes concederam depoimentos através de entrevista aberta, os quais foram interpretados por análise de discurso temática. Do total de 57 consultas farmacêuticas, 47 (82,5%) pessoas receberam aconselhamento, 45 (78,9%) passaram por intervenções, incluindo mudanças no horário de administração dos medicamentos e orientações sobre possíveis interações com alimentos, e 23 (40,3%) receberam encaminhamento médico. Os depoimentos dos estudantes foram categorizados semanticamente em relação à teoria versus prática, formação profissional e vínculo com o paciente. Assim, foi possível reconhecer a saúde como condição resultante do contexto social, suscitando o elo entre promoção da saúde e as condições de vida. O processo de aprendizagem requer do estudante observações próprias da realidade, com atitudes reflexivas que decorrem da inserção de atividades de extensão e pesquisa como metodologia de ensino. Palavras-chave: Cuidados de Saúde; Assistência Farmacêutica; Uso Racional de Medicamentos; Educação em Saúde Pharmaceutical care in social institutions: extension as a strategy for learning and health promotion Abstract: Pharmaceutical care is a professional, user-centered practice that aims to promote and recover health using the pharmacotherapeutic approach. This study aimed to report extensionist actions in social care institutions, as pharmaceutical care provided by students and professors of the Pharmacy course at the Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Paraná State, Brazil). A total of 36 students and five professors conducted pharmaceutical consultations from April to June 2019 with 57 people assisted by two social care institutions located in the urban region of the city of Guarapuava/PR. Health screening was performed with capillary blood glucose tests and blood pressure measurements. The association between comorbidities, age groups, and drug consumption was analyzed by Pearson's test. The students gave testimonies through the open interviews, and the speeches were interpreted by thematic speech analysis. Out of a total of 57 consultations, 47 (82.5%) people received pharmaceutical counseling, 45 (78.9%) went through pharmaceutical interventions, including changes in medication administration schedule and guidance on possible food interactions, and 23 (40.3%) received a medical referral. The students' testimonies were categorized semantically concerning theory versus practice, professional training, and bond with the patient. Thus, it was possible to recognize health as a condition resulting from the social context, raising the link between health promotion and living conditions. The learning process requires students' observations of reality, with reflective attitudes that result from the insertion of extension and research activities as teaching methodologies. Keywords: Health Care; Pharmaceutical Services; Rational Drug Utilization; Health EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1165510.36661/2358-0399.2021v12i01.11655Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 13-22Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 13-22Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 13-222358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11655/7746Copyright (c) 2021 Jacqueline Aparecida Eidam Horst, Paulo Roberto Parecy Júnior, Luciana Erzinger Alves de Camargo, Tatiana Herrerias, Daniel de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHorst, Jacqueline Aparecida EidamJúnior, Paulo Roberto ParecyCamargo, Luciana Erzinger Alves deHerrerias, Tatianade Paula, Daniel2022-08-18T17:41:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11655Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:41:17Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
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