Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mariana Ferri
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: da Silva, Everton Rodrigues, de Andrade Júnior, José Roberto Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839
Resumo: Este artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários. Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades   Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems. Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; Cities
id UFFS-1_2b5f90f41659da0d639f47d7c4a12777
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13839
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativasEste artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários. Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades   Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems. Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; CitiesUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 133-143Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 2 (2024); 133-143Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 133-1432358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839/9274Copyright (c) 2024 Mariana Ferri Gonçalves, Everton Rodrigues da Silva, José Roberto Porto de Andrade Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Mariana Ferrida Silva, Everton Rodriguesde Andrade Júnior, José Roberto Porto2024-07-02T19:56:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13839Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-07-02T19:56:17Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
title Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
spellingShingle Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
Gonçalves, Mariana Ferri
title_short Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
title_full Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
title_fullStr Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
title_full_unstemmed Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
title_sort Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
author Gonçalves, Mariana Ferri
author_facet Gonçalves, Mariana Ferri
da Silva, Everton Rodrigues
de Andrade Júnior, José Roberto Porto
author_role author
author2 da Silva, Everton Rodrigues
de Andrade Júnior, José Roberto Porto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mariana Ferri
da Silva, Everton Rodrigues
de Andrade Júnior, José Roberto Porto
description Este artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários. Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades   Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems. Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; Cities
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839/9274
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 133-143
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 2 (2024); 133-143
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 133-143
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740546838528