Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839 |
Resumo: | Este artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários. Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems. Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; Cities |
id |
UFFS-1_2b5f90f41659da0d639f47d7c4a12777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13839 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativasEste artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários. Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems. Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; CitiesUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 133-143Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 2 (2024); 133-143Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 133-1432358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839/9274Copyright (c) 2024 Mariana Ferri Gonçalves, Everton Rodrigues da Silva, José Roberto Porto de Andrade Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Mariana Ferrida Silva, Everton Rodriguesde Andrade Júnior, José Roberto Porto2024-07-02T19:56:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13839Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-07-02T19:56:17Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
title |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
spellingShingle |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas Gonçalves, Mariana Ferri |
title_short |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
title_full |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
title_fullStr |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
title_full_unstemmed |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
title_sort |
Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas |
author |
Gonçalves, Mariana Ferri |
author_facet |
Gonçalves, Mariana Ferri da Silva, Everton Rodrigues de Andrade Júnior, José Roberto Porto |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Everton Rodrigues de Andrade Júnior, José Roberto Porto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Mariana Ferri da Silva, Everton Rodrigues de Andrade Júnior, José Roberto Porto |
description |
Este artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários. Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems. Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; Cities |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13839/9274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 133-143 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 2 (2024); 133-143 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 133-143 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740546838528 |