CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rebeca Simoes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda, Tizzot, Edison Luiz Almeida, Siqueira, Carlos Eduardo, Oliveira, Camila Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10841
Resumo: Resumo: É essencial o desenvolvimento de atividades que tangenciem a promoção de padrões alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física, tendo em vista o aumento da morbi-mortalidade relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. Sendo o ambiente escolar favorável para a inserção destas ações de larga escala, o programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) foi idealizado para o público infantil. Este, além de empregar conceitos da Aprendizagem Criativa, também incorpora algumas das estratégias traçadas a partir de métodos participativos de pesquisa, e a utilização de instrumentos validados, que potencialmente sensibilizem o público-alvo durante workshops para educadores. Em fase de expansão nos Estados Unidos, este programa foi direcionado à população imigrante brasileira naquele país, através de Oficinas de Capacitação destinadas a educadores, em Framingham (Massachusetts, E U. A.) e região. Foram contemplados no total 18 educadores, em dois módulos com temáticas distintas, totalizando 10 horas/aula cada um. A prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares foi proposta através da metodologia descrita no manual LHCL. Observamos, por depoimentos, que a estratégia proposta pelo LHCL pode contribuir para o aumento do escopo de conhecimento destes profissionais, além de ofertar ferramentas didáticas e pedagógicas que possam facilitar o processo de aprendizagem pelo público infantil. Palavras-chave: Teoria de Crenças em Saúde; Educação; Capacitação de Professores; Nutrição     Construction of playful health projects through training of educators in Framingham, Massachusetts, United States Abstract: It is essential to develop activities that promote the promotion of healthy dietary patterns and the regular practice of physical activity, in order to increase morbidity and mortality related to chronic non-communicable diseases. Since the school environment was considered favorable for the inclusion of these large-scale actions, the "Little Hearts Changing Lives" (LHCL) program was idealized for children. Employing Creative Learning concepts additionally incorporates some of the strategies drawn from participatory research methods and the use of validated tools that potentially sensitize the target audience during workshops for educators. In the expansion phase in the United States, this program was then directed to the Brazilian immigrant population through Training Workshops for educators in Framingham and region. A total of 18 educators were considered, in two modules with distinct themes, totaling 10 hours each. The prevention of risk factors for cardiovascular diseases was proposed through the methodology described in the LHCL manual. We have observed that the strategy proposed by the LHCL can contribute to increasing the knowledge scope of these professionals, as well as offering didactic and pedagogical tools that can facilitate the process of learning by the children. Keywords: Health Belief Theory; Education; Teacher Training; Nutrition   Construcción de proyectos lúdicos en salud a través de la capacitación de educadores en Framingham, Massachusetts, Estados Unidos Resumen: Es esencial el desarrollo de actividades que conciencien la promoción de patrones de alimentos saludables y la práctica regular de actividad física con vistas al aumento de la morbi-mortalidad relacionadas con las enfermedades crónicas no transmisibles (DCNT). Siendo el ambiente escolar considerado favorable para la inserción de estas acciones a gran escala, el programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) fue creado. Este, además de emplear conceptos del Aprendizaje Creativo también incorpora estrategias trazadas a partir de métodos participativos de investigación y la utilización de instrumentos validados que potencialmente sensibilicen al público objetivo. En fase de expansión en los Estados Unidos, este programa fue dirigido a la población inmigrante brasileña a través de Talleres de Capacitación destinados a educadores en Framingham y región. Se contemplaron en total 18 educadores, en dos módulos con temas distintos, totalizando 10 horas / clase cada uno. La prevención de factores de riesgo para enfermedades cardiovasculares fue propuesta a través de la ludicidad y la utilización de piezas de teatro rimadas, a partir del paso a paso sugerido por el manual LHCL. En el presente trabajo se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos. Palabras-clave: Teoría de Creencias en Salud; Educación; Capacitación de Profesores; Nutrición
id UFFS-1_307b8bae3967c02b7cc254d6486ab2bc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10841
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOSResumo: É essencial o desenvolvimento de atividades que tangenciem a promoção de padrões alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física, tendo em vista o aumento da morbi-mortalidade relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. Sendo o ambiente escolar favorável para a inserção destas ações de larga escala, o programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) foi idealizado para o público infantil. Este, além de empregar conceitos da Aprendizagem Criativa, também incorpora algumas das estratégias traçadas a partir de métodos participativos de pesquisa, e a utilização de instrumentos validados, que potencialmente sensibilizem o público-alvo durante workshops para educadores. Em fase de expansão nos Estados Unidos, este programa foi direcionado à população imigrante brasileira naquele país, através de Oficinas de Capacitação destinadas a educadores, em Framingham (Massachusetts, E U. A.) e região. Foram contemplados no total 18 educadores, em dois módulos com temáticas distintas, totalizando 10 horas/aula cada um. A prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares foi proposta através da metodologia descrita no manual LHCL. Observamos, por depoimentos, que a estratégia proposta pelo LHCL pode contribuir para o aumento do escopo de conhecimento destes profissionais, além de ofertar ferramentas didáticas e pedagógicas que possam facilitar o processo de aprendizagem pelo público infantil. Palavras-chave: Teoria de Crenças em Saúde; Educação; Capacitação de Professores; Nutrição     Construction of playful health projects through training of educators in Framingham, Massachusetts, United States Abstract: It is essential to develop activities that promote the promotion of healthy dietary patterns and the regular practice of physical activity, in order to increase morbidity and mortality related to chronic non-communicable diseases. Since the school environment was considered favorable for the inclusion of these large-scale actions, the "Little Hearts Changing Lives" (LHCL) program was idealized for children. Employing Creative Learning concepts additionally incorporates some of the strategies drawn from participatory research methods and the use of validated tools that potentially sensitize the target audience during workshops for educators. In the expansion phase in the United States, this program was then directed to the Brazilian immigrant population through Training Workshops for educators in Framingham and region. A total of 18 educators were considered, in two modules with distinct themes, totaling 10 hours each. The prevention of risk factors for cardiovascular diseases was proposed through the methodology described in the LHCL manual. We have observed that the strategy proposed by the LHCL can contribute to increasing the knowledge scope of these professionals, as well as offering didactic and pedagogical tools that can facilitate the process of learning by the children. Keywords: Health Belief Theory; Education; Teacher Training; Nutrition   Construcción de proyectos lúdicos en salud a través de la capacitación de educadores en Framingham, Massachusetts, Estados Unidos Resumen: Es esencial el desarrollo de actividades que conciencien la promoción de patrones de alimentos saludables y la práctica regular de actividad física con vistas al aumento de la morbi-mortalidad relacionadas con las enfermedades crónicas no transmisibles (DCNT). Siendo el ambiente escolar considerado favorable para la inserción de estas acciones a gran escala, el programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) fue creado. Este, además de emplear conceptos del Aprendizaje Creativo también incorpora estrategias trazadas a partir de métodos participativos de investigación y la utilización de instrumentos validados que potencialmente sensibilicen al público objetivo. En fase de expansión en los Estados Unidos, este programa fue dirigido a la población inmigrante brasileña a través de Talleres de Capacitación destinados a educadores en Framingham y región. Se contemplaron en total 18 educadores, en dos módulos con temas distintos, totalizando 10 horas / clase cada uno. La prevención de factores de riesgo para enfermedades cardiovasculares fue propuesta a través de la ludicidad y la utilización de piezas de teatro rimadas, a partir del paso a paso sugerido por el manual LHCL. En el presente trabajo se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos. Palabras-clave: Teoría de Creencias en Salud; Educación; Capacitación de Profesores; NutriciónUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2019-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1084110.24317/2358-0399.2019v10i2.10841Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 2 (2019); 87-93Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 2 (2019); 87-93Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 2 (2019); 87-932358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10841/7174Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Rebeca SimoesBermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin VeledaTizzot, Edison Luiz AlmeidaSiqueira, Carlos EduardoOliveira, Camila Maciel2022-08-18T20:51:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10841Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:04.890049Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
title CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
Brito, Rebeca Simoes
title_short CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
title_full CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
title_sort CONSTRUÇÃO DE PROJETOS LÚDICOS EM SAÚDE ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES EM FRAMINGHAM, MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS
author Brito, Rebeca Simoes
author_facet Brito, Rebeca Simoes
Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda
Tizzot, Edison Luiz Almeida
Siqueira, Carlos Eduardo
Oliveira, Camila Maciel
author_role author
author2 Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda
Tizzot, Edison Luiz Almeida
Siqueira, Carlos Eduardo
Oliveira, Camila Maciel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rebeca Simoes
Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda
Tizzot, Edison Luiz Almeida
Siqueira, Carlos Eduardo
Oliveira, Camila Maciel
description Resumo: É essencial o desenvolvimento de atividades que tangenciem a promoção de padrões alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física, tendo em vista o aumento da morbi-mortalidade relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. Sendo o ambiente escolar favorável para a inserção destas ações de larga escala, o programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) foi idealizado para o público infantil. Este, além de empregar conceitos da Aprendizagem Criativa, também incorpora algumas das estratégias traçadas a partir de métodos participativos de pesquisa, e a utilização de instrumentos validados, que potencialmente sensibilizem o público-alvo durante workshops para educadores. Em fase de expansão nos Estados Unidos, este programa foi direcionado à população imigrante brasileira naquele país, através de Oficinas de Capacitação destinadas a educadores, em Framingham (Massachusetts, E U. A.) e região. Foram contemplados no total 18 educadores, em dois módulos com temáticas distintas, totalizando 10 horas/aula cada um. A prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares foi proposta através da metodologia descrita no manual LHCL. Observamos, por depoimentos, que a estratégia proposta pelo LHCL pode contribuir para o aumento do escopo de conhecimento destes profissionais, além de ofertar ferramentas didáticas e pedagógicas que possam facilitar o processo de aprendizagem pelo público infantil. Palavras-chave: Teoria de Crenças em Saúde; Educação; Capacitação de Professores; Nutrição     Construction of playful health projects through training of educators in Framingham, Massachusetts, United States Abstract: It is essential to develop activities that promote the promotion of healthy dietary patterns and the regular practice of physical activity, in order to increase morbidity and mortality related to chronic non-communicable diseases. Since the school environment was considered favorable for the inclusion of these large-scale actions, the "Little Hearts Changing Lives" (LHCL) program was idealized for children. Employing Creative Learning concepts additionally incorporates some of the strategies drawn from participatory research methods and the use of validated tools that potentially sensitize the target audience during workshops for educators. In the expansion phase in the United States, this program was then directed to the Brazilian immigrant population through Training Workshops for educators in Framingham and region. A total of 18 educators were considered, in two modules with distinct themes, totaling 10 hours each. The prevention of risk factors for cardiovascular diseases was proposed through the methodology described in the LHCL manual. We have observed that the strategy proposed by the LHCL can contribute to increasing the knowledge scope of these professionals, as well as offering didactic and pedagogical tools that can facilitate the process of learning by the children. Keywords: Health Belief Theory; Education; Teacher Training; Nutrition   Construcción de proyectos lúdicos en salud a través de la capacitación de educadores en Framingham, Massachusetts, Estados Unidos Resumen: Es esencial el desarrollo de actividades que conciencien la promoción de patrones de alimentos saludables y la práctica regular de actividad física con vistas al aumento de la morbi-mortalidad relacionadas con las enfermedades crónicas no transmisibles (DCNT). Siendo el ambiente escolar considerado favorable para la inserción de estas acciones a gran escala, el programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) fue creado. Este, además de emplear conceptos del Aprendizaje Creativo también incorpora estrategias trazadas a partir de métodos participativos de investigación y la utilización de instrumentos validados que potencialmente sensibilicen al público objetivo. En fase de expansión en los Estados Unidos, este programa fue dirigido a la población inmigrante brasileña a través de Talleres de Capacitación destinados a educadores en Framingham y región. Se contemplaron en total 18 educadores, en dos módulos con temas distintos, totalizando 10 horas / clase cada uno. La prevención de factores de riesgo para enfermedades cardiovasculares fue propuesta a través de la ludicidad y la utilización de piezas de teatro rimadas, a partir del paso a paso sugerido por el manual LHCL. En el presente trabajo se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos. Palabras-clave: Teoría de Creencias en Salud; Educación; Capacitación de Profesores; Nutrición
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10841
10.24317/2358-0399.2019v10i2.10841
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10841
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2019v10i2.10841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10841/7174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 2 (2019); 87-93
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 2 (2019); 87-93
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 2 (2019); 87-93
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992695934976