Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036 |
Resumo: | O presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora. Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action. Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibility |
id |
UFFS-1_44232bf3216abb5aa974d3731f7af8f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13036 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação AmbientalO presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora. Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action. Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibilityUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1303610.29327/2303474.15.1-5Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 1 (2024); 51-59Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 1 (2024); 51-59Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 1 (2024); 51-592358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036/9224Copyright (c) 2024 Querino François de Oliveira Vasconcelos, Osania Emerenciano Ferreira, Tais Arthur Correahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Querino François de OliveiraFerreira, Osania EmerencianoCorrea, Taís Arthur2024-06-19T19:08:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13036Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-06-19T19:08:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
title |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
spellingShingle |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental Vasconcelos, Querino François de Oliveira |
title_short |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
title_full |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
title_fullStr |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
title_sort |
Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental |
author |
Vasconcelos, Querino François de Oliveira |
author_facet |
Vasconcelos, Querino François de Oliveira Ferreira, Osania Emerenciano Correa, Taís Arthur |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Osania Emerenciano Correa, Taís Arthur |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Querino François de Oliveira Ferreira, Osania Emerenciano Correa, Taís Arthur |
description |
O presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora. Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action. Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibility |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036 10.29327/2303474.15.1-5 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036 |
identifier_str_mv |
10.29327/2303474.15.1-5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036/9224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 1 (2024); 51-59 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 1 (2024); 51-59 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 1 (2024); 51-59 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740435689472 |