Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Querino François de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Osania Emerenciano, Correa, Taís Arthur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036
Resumo: O presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora. Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action. Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibility
id UFFS-1_44232bf3216abb5aa974d3731f7af8f9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13036
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação AmbientalO presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora. Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action. Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibilityUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1303610.29327/2303474.15.1-5Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 1 (2024); 51-59Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 1 (2024); 51-59Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 1 (2024); 51-592358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036/9224Copyright (c) 2024 Querino François de Oliveira Vasconcelos, Osania Emerenciano Ferreira, Tais Arthur Correahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Querino François de OliveiraFerreira, Osania EmerencianoCorrea, Taís Arthur2024-06-19T19:08:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13036Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-06-19T19:08:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
title Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
spellingShingle Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
Vasconcelos, Querino François de Oliveira
title_short Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
title_full Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
title_fullStr Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
title_full_unstemmed Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
title_sort Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental
author Vasconcelos, Querino François de Oliveira
author_facet Vasconcelos, Querino François de Oliveira
Ferreira, Osania Emerenciano
Correa, Taís Arthur
author_role author
author2 Ferreira, Osania Emerenciano
Correa, Taís Arthur
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Querino François de Oliveira
Ferreira, Osania Emerenciano
Correa, Taís Arthur
description O presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora. Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action. Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibility
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036
10.29327/2303474.15.1-5
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036
identifier_str_mv 10.29327/2303474.15.1-5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13036/9224
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 1 (2024); 51-59
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 1 (2024); 51-59
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 1 (2024); 51-59
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740435689472