SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochanowski, Daiane De Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ledesma, Eduarda Fragoso, Berger, Nicole, Sasse, Nicole, Ribeiro, Thayna Karoliny Da Maia, Duque, Kristiane De Castro Dias, Mazon, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) estende-se por todo território nacional, assegurando a acessibilidade aos serviços de saúde para as diversas esferas sociais, promovendo inúmeras ações nos territórios que visam à prevenção, promoção e reabilitação em saúde, além do acesso integral aos cuidados. Nesse sentido, dentre as assistências proporcionadas pelo SUS, há o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem por objetivo viabilizar a articulação entre saúde e educação, propiciando vínculo com os alunos e oportunizando aos estudantes maior conhecimento sobre os serviços ofertados pelo SUS. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo sensibilizar estudantes do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Joinville/Santa Catarina sobre a importância do SUS, seus direitos e deveres com relação à saúde. Trata-se de um relato de experiência do projeto denominado “SUStentar” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Instituto Federal de Santa Catarina (LASCIF), em uma escola estadual localizada na cidade de Joinville/SC, que atende cerca de 950 estudantes na faixa etária 6 a 18 anos. O projeto “SUStentar” foi organizado em quatro etapas, sendo elas, articulação ensino serviço, planejamento da ação, ação e avaliação. Os resultados do estudo evidenciaram que os estudantes conseguiram obter novos conhecimentos sobre o SUS, bem como seus princípios e redes de acesso, compreendendo seus direitos como usuários do Sistema. Os métodos utilizados durante as realizações das oficinas mostraram-se positivos e proveitosos pelos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico relacionado à saúde, especificamente ao SUS. Palavras-chave: Participação Social; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Ensino Fundamental SUStentar: Stimulus to social responsibility in the health for students from public schools at Joinville/SC Abstract:  The Unified Health System (SUS) extends throughout the national territory, ensuring accessibility to health services for the various social spheres and promoting numerous actions in the territories aimed at the prevention, promotion, and rehabilitation of health and access integral to care. In this sense, among the assistance provided by the SUS, there is the Health at School Program (PSE), which aims to facilitate the articulation between health and education, providing a bond with students and providing students with greater knowledge about the services offered by the SUS. In this perspective, this study aimed to sensitize students in the 8th year of elementary school in public schools in Joinville/Santa Catarina about the importance of the SUS, their rights, and their duties regarding health. The article is an experience report of the project called “SUStentar,” developed by the Academic League of Collective Health of the Federal Institute of Santa Catarina (LASCIF), in a state school located in the city of Joinville/SC that serves about 950 students, in the age group 6 to 18 years. The “SUStentar” project was organized in four stages: teaching-service articulation, action planning, action, and evaluation. The study results showed that the students could obtain new knowledge about the SUS, as well as its principles and access networks, understanding their rights as users of the System. The methods used during the workshops were positive and valuable for the students, contributing to developing more critical thinking related to health, specifically the SUS. Keywords: Social Participation; Health Promotion; Health Education; Elementary School
id UFFS-1_473537a207b7d44054288bf85327e78b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13493
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SCO Sistema Único de Saúde (SUS) estende-se por todo território nacional, assegurando a acessibilidade aos serviços de saúde para as diversas esferas sociais, promovendo inúmeras ações nos territórios que visam à prevenção, promoção e reabilitação em saúde, além do acesso integral aos cuidados. Nesse sentido, dentre as assistências proporcionadas pelo SUS, há o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem por objetivo viabilizar a articulação entre saúde e educação, propiciando vínculo com os alunos e oportunizando aos estudantes maior conhecimento sobre os serviços ofertados pelo SUS. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo sensibilizar estudantes do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Joinville/Santa Catarina sobre a importância do SUS, seus direitos e deveres com relação à saúde. Trata-se de um relato de experiência do projeto denominado “SUStentar” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Instituto Federal de Santa Catarina (LASCIF), em uma escola estadual localizada na cidade de Joinville/SC, que atende cerca de 950 estudantes na faixa etária 6 a 18 anos. O projeto “SUStentar” foi organizado em quatro etapas, sendo elas, articulação ensino serviço, planejamento da ação, ação e avaliação. Os resultados do estudo evidenciaram que os estudantes conseguiram obter novos conhecimentos sobre o SUS, bem como seus princípios e redes de acesso, compreendendo seus direitos como usuários do Sistema. Os métodos utilizados durante as realizações das oficinas mostraram-se positivos e proveitosos pelos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico relacionado à saúde, especificamente ao SUS. Palavras-chave: Participação Social; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Ensino Fundamental SUStentar: Stimulus to social responsibility in the health for students from public schools at Joinville/SC Abstract:  The Unified Health System (SUS) extends throughout the national territory, ensuring accessibility to health services for the various social spheres and promoting numerous actions in the territories aimed at the prevention, promotion, and rehabilitation of health and access integral to care. In this sense, among the assistance provided by the SUS, there is the Health at School Program (PSE), which aims to facilitate the articulation between health and education, providing a bond with students and providing students with greater knowledge about the services offered by the SUS. In this perspective, this study aimed to sensitize students in the 8th year of elementary school in public schools in Joinville/Santa Catarina about the importance of the SUS, their rights, and their duties regarding health. The article is an experience report of the project called “SUStentar,” developed by the Academic League of Collective Health of the Federal Institute of Santa Catarina (LASCIF), in a state school located in the city of Joinville/SC that serves about 950 students, in the age group 6 to 18 years. The “SUStentar” project was organized in four stages: teaching-service articulation, action planning, action, and evaluation. The study results showed that the students could obtain new knowledge about the SUS, as well as its principles and access networks, understanding their rights as users of the System. The methods used during the workshops were positive and valuable for the students, contributing to developing more critical thinking related to health, specifically the SUS. Keywords: Social Participation; Health Promotion; Health Education; Elementary SchoolUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 339-348Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 339-348Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 339-3482358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493/9056Copyright (c) 2023 Daiane De Souza Kochanowski, Eduarda Fragoso Ledesma, Nicole Berger, Nicole Sasse, Thayna Karoliny Da Maia Ribeiro, Kristiane De Castro Dias Duque, Luciana Maria Mazonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKochanowski, Daiane De SouzaLedesma, Eduarda FragosoBerger, NicoleSasse, NicoleRibeiro, Thayna Karoliny Da MaiaDuque, Kristiane De Castro DiasMazon, Luciana Maria2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13493Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:15.060404Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
title SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
spellingShingle SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
Kochanowski, Daiane De Souza
title_short SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
title_full SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
title_fullStr SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
title_full_unstemmed SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
title_sort SUStentar: Estímulo à responsabilidade social em saúde para estudantes da rede pública de Joinville/SC
author Kochanowski, Daiane De Souza
author_facet Kochanowski, Daiane De Souza
Ledesma, Eduarda Fragoso
Berger, Nicole
Sasse, Nicole
Ribeiro, Thayna Karoliny Da Maia
Duque, Kristiane De Castro Dias
Mazon, Luciana Maria
author_role author
author2 Ledesma, Eduarda Fragoso
Berger, Nicole
Sasse, Nicole
Ribeiro, Thayna Karoliny Da Maia
Duque, Kristiane De Castro Dias
Mazon, Luciana Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochanowski, Daiane De Souza
Ledesma, Eduarda Fragoso
Berger, Nicole
Sasse, Nicole
Ribeiro, Thayna Karoliny Da Maia
Duque, Kristiane De Castro Dias
Mazon, Luciana Maria
description O Sistema Único de Saúde (SUS) estende-se por todo território nacional, assegurando a acessibilidade aos serviços de saúde para as diversas esferas sociais, promovendo inúmeras ações nos territórios que visam à prevenção, promoção e reabilitação em saúde, além do acesso integral aos cuidados. Nesse sentido, dentre as assistências proporcionadas pelo SUS, há o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem por objetivo viabilizar a articulação entre saúde e educação, propiciando vínculo com os alunos e oportunizando aos estudantes maior conhecimento sobre os serviços ofertados pelo SUS. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo sensibilizar estudantes do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Joinville/Santa Catarina sobre a importância do SUS, seus direitos e deveres com relação à saúde. Trata-se de um relato de experiência do projeto denominado “SUStentar” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Instituto Federal de Santa Catarina (LASCIF), em uma escola estadual localizada na cidade de Joinville/SC, que atende cerca de 950 estudantes na faixa etária 6 a 18 anos. O projeto “SUStentar” foi organizado em quatro etapas, sendo elas, articulação ensino serviço, planejamento da ação, ação e avaliação. Os resultados do estudo evidenciaram que os estudantes conseguiram obter novos conhecimentos sobre o SUS, bem como seus princípios e redes de acesso, compreendendo seus direitos como usuários do Sistema. Os métodos utilizados durante as realizações das oficinas mostraram-se positivos e proveitosos pelos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico relacionado à saúde, especificamente ao SUS. Palavras-chave: Participação Social; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Ensino Fundamental SUStentar: Stimulus to social responsibility in the health for students from public schools at Joinville/SC Abstract:  The Unified Health System (SUS) extends throughout the national territory, ensuring accessibility to health services for the various social spheres and promoting numerous actions in the territories aimed at the prevention, promotion, and rehabilitation of health and access integral to care. In this sense, among the assistance provided by the SUS, there is the Health at School Program (PSE), which aims to facilitate the articulation between health and education, providing a bond with students and providing students with greater knowledge about the services offered by the SUS. In this perspective, this study aimed to sensitize students in the 8th year of elementary school in public schools in Joinville/Santa Catarina about the importance of the SUS, their rights, and their duties regarding health. The article is an experience report of the project called “SUStentar,” developed by the Academic League of Collective Health of the Federal Institute of Santa Catarina (LASCIF), in a state school located in the city of Joinville/SC that serves about 950 students, in the age group 6 to 18 years. The “SUStentar” project was organized in four stages: teaching-service articulation, action planning, action, and evaluation. The study results showed that the students could obtain new knowledge about the SUS, as well as its principles and access networks, understanding their rights as users of the System. The methods used during the workshops were positive and valuable for the students, contributing to developing more critical thinking related to health, specifically the SUS. Keywords: Social Participation; Health Promotion; Health Education; Elementary School
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13493/9056
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 339-348
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 339-348
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 339-348
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993289428992