A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Person, Vanessa Aina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bremm, Daniele, Güllich, Roque Ismael da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10840
Resumo: Este texto tem como objetivo discutir os elementos constitutivos presentes no processo de formação continuada, buscando abordar particularmente alguns dos principais processos desenvolvidos, na tentativa de compreendê-los como aspectos importantes da formação em Ciências. Assim, passamos a analisar como o diálogo passa a constituir os sujeitos professores em formação, que partilham um ambiente coletivo e colaborativo. Neste sentido, torna-se uma categoria indispensável à formação. Os movimentos formativos desencadeados no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), por meio do projeto de extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, nos permitiram reconhecer a relevância de elementos que se tornam formativo-constitutivos do processo de formação de professores. Entre eles, podemos citar o diálogo formativo, o espelhamento de práticas, a sistematização de experiências, e as escritas narrativas reflexivas, compondo o modelo em defesa: Investigação-Formação-Ação. Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Ensino de ciências; Diálogo formativo     Continuing education of science teachers: constituent elements of the process Abstract: This text aims to discuss the constituent elements present in the process of continuous training, seeking to address individually some of the main processes employed in the attempt to understand them as important elements of the formation in Sciences. Thus, we begin to discuss how the dialogue constitutes the teachers as subjects in formation, who share a collective and collaborative environment. In this sense, it becomes an indispensable category to the formation. The formative movement was initiated by the Study and Research Group in Science and Mathematics Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM) through the Extension Project ‘Formative Cycles in Science Education’, which allowed us to recognize the importance of elements that become formative-constitutive of the teacher training process. Among them, we can mention the formative dialogue, the systematization of experiences, and the reflexive narrative writings, which composing the model in defense: Research-Training-Action. Keywords: Research-training-action; Science teaching; Formative dialogue   La formación permanente del profesorado de ciencias: elementos constitutivos del proceso Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir los elementos constitutivos presentes en el proceso de formación permanente, buscando enfocar especialmente algunos de los principales procesos desarrollados, en el intento de comprenderlos como aspectos importantes de la formación en Ciencias. Luego, pasamos a analizar como el diálogo pasa a constituir los sujetos y a conducir a la reflexión de profesores en formación, que comparten un ambiente colectivo y colaborativo y, por consiguiente, se convierte en una categoría indispensable para la formación. Los movimientos formativos desencadenados en el  Grupo de Estudios y Pesquisa en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (GEPECIEM), a través del proyecto de Extensión ‘Ciclos Formativos en la Enseñanza de Ciencias’, nos permitieron reconocer la relevancia de principios que se convierten formativo-constitutivos del proceso de formación del profesorado. Entre ellos, podemos citar el diálogo formativo, el reflejo de prácticas, la sistematización de experiencias y los escritos narrativos reflexivos, componiendo el modelo en defensa: Investigación-Formación-Acción. Palabras-clave: Investigación-formación-acción; Enseñanza de Ciencias; Diálogo Formativo
id UFFS-1_598838e01df42660faf10c6d46d44121
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10840
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSOEste texto tem como objetivo discutir os elementos constitutivos presentes no processo de formação continuada, buscando abordar particularmente alguns dos principais processos desenvolvidos, na tentativa de compreendê-los como aspectos importantes da formação em Ciências. Assim, passamos a analisar como o diálogo passa a constituir os sujeitos professores em formação, que partilham um ambiente coletivo e colaborativo. Neste sentido, torna-se uma categoria indispensável à formação. Os movimentos formativos desencadeados no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), por meio do projeto de extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, nos permitiram reconhecer a relevância de elementos que se tornam formativo-constitutivos do processo de formação de professores. Entre eles, podemos citar o diálogo formativo, o espelhamento de práticas, a sistematização de experiências, e as escritas narrativas reflexivas, compondo o modelo em defesa: Investigação-Formação-Ação. Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Ensino de ciências; Diálogo formativo     Continuing education of science teachers: constituent elements of the process Abstract: This text aims to discuss the constituent elements present in the process of continuous training, seeking to address individually some of the main processes employed in the attempt to understand them as important elements of the formation in Sciences. Thus, we begin to discuss how the dialogue constitutes the teachers as subjects in formation, who share a collective and collaborative environment. In this sense, it becomes an indispensable category to the formation. The formative movement was initiated by the Study and Research Group in Science and Mathematics Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM) through the Extension Project ‘Formative Cycles in Science Education’, which allowed us to recognize the importance of elements that become formative-constitutive of the teacher training process. Among them, we can mention the formative dialogue, the systematization of experiences, and the reflexive narrative writings, which composing the model in defense: Research-Training-Action. Keywords: Research-training-action; Science teaching; Formative dialogue   La formación permanente del profesorado de ciencias: elementos constitutivos del proceso Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir los elementos constitutivos presentes en el proceso de formación permanente, buscando enfocar especialmente algunos de los principales procesos desarrollados, en el intento de comprenderlos como aspectos importantes de la formación en Ciencias. Luego, pasamos a analizar como el diálogo pasa a constituir los sujetos y a conducir a la reflexión de profesores en formación, que comparten un ambiente colectivo y colaborativo y, por consiguiente, se convierte en una categoría indispensable para la formación. Los movimientos formativos desencadenados en el  Grupo de Estudios y Pesquisa en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (GEPECIEM), a través del proyecto de Extensión ‘Ciclos Formativos en la Enseñanza de Ciencias’, nos permitieron reconocer la relevancia de principios que se convierten formativo-constitutivos del proceso de formación del profesorado. Entre ellos, podemos citar el diálogo formativo, el reflejo de prácticas, la sistematización de experiencias y los escritos narrativos reflexivos, componiendo el modelo en defensa: Investigación-Formación-Acción. Palabras-clave: Investigación-formación-acción; Enseñanza de Ciencias; Diálogo FormativoUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1084010.24317/2358-0399.2019v10i3.10840Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 141-147Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 141-147Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 141-1472358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10840/7239Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerson, Vanessa AinaBremm, DanieleGüllich, Roque Ismael da Costa2022-08-18T20:51:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10840Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:51:30Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
title A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
Person, Vanessa Aina
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROCESSO
author Person, Vanessa Aina
author_facet Person, Vanessa Aina
Bremm, Daniele
Güllich, Roque Ismael da Costa
author_role author
author2 Bremm, Daniele
Güllich, Roque Ismael da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Person, Vanessa Aina
Bremm, Daniele
Güllich, Roque Ismael da Costa
description Este texto tem como objetivo discutir os elementos constitutivos presentes no processo de formação continuada, buscando abordar particularmente alguns dos principais processos desenvolvidos, na tentativa de compreendê-los como aspectos importantes da formação em Ciências. Assim, passamos a analisar como o diálogo passa a constituir os sujeitos professores em formação, que partilham um ambiente coletivo e colaborativo. Neste sentido, torna-se uma categoria indispensável à formação. Os movimentos formativos desencadeados no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), por meio do projeto de extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, nos permitiram reconhecer a relevância de elementos que se tornam formativo-constitutivos do processo de formação de professores. Entre eles, podemos citar o diálogo formativo, o espelhamento de práticas, a sistematização de experiências, e as escritas narrativas reflexivas, compondo o modelo em defesa: Investigação-Formação-Ação. Palavras-chave: Investigação-formação-ação; Ensino de ciências; Diálogo formativo     Continuing education of science teachers: constituent elements of the process Abstract: This text aims to discuss the constituent elements present in the process of continuous training, seeking to address individually some of the main processes employed in the attempt to understand them as important elements of the formation in Sciences. Thus, we begin to discuss how the dialogue constitutes the teachers as subjects in formation, who share a collective and collaborative environment. In this sense, it becomes an indispensable category to the formation. The formative movement was initiated by the Study and Research Group in Science and Mathematics Education (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM) through the Extension Project ‘Formative Cycles in Science Education’, which allowed us to recognize the importance of elements that become formative-constitutive of the teacher training process. Among them, we can mention the formative dialogue, the systematization of experiences, and the reflexive narrative writings, which composing the model in defense: Research-Training-Action. Keywords: Research-training-action; Science teaching; Formative dialogue   La formación permanente del profesorado de ciencias: elementos constitutivos del proceso Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir los elementos constitutivos presentes en el proceso de formación permanente, buscando enfocar especialmente algunos de los principales procesos desarrollados, en el intento de comprenderlos como aspectos importantes de la formación en Ciencias. Luego, pasamos a analizar como el diálogo pasa a constituir los sujetos y a conducir a la reflexión de profesores en formación, que comparten un ambiente colectivo y colaborativo y, por consiguiente, se convierte en una categoría indispensable para la formación. Los movimientos formativos desencadenados en el  Grupo de Estudios y Pesquisa en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (GEPECIEM), a través del proyecto de Extensión ‘Ciclos Formativos en la Enseñanza de Ciencias’, nos permitieron reconocer la relevancia de principios que se convierten formativo-constitutivos del proceso de formación del profesorado. Entre ellos, podemos citar el diálogo formativo, el reflejo de prácticas, la sistematización de experiencias y los escritos narrativos reflexivos, componiendo el modelo en defensa: Investigación-Formación-Acción. Palabras-clave: Investigación-formación-acción; Enseñanza de Ciencias; Diálogo Formativo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10840
10.24317/2358-0399.2019v10i3.10840
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10840
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2019v10i3.10840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10840/7239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 141-147
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 141-147
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 141-147
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739731046400