Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vecchio, Gabriella Lino
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Yamauchi, Liria Yuri, Vidotto, Milena Carlos, Poletto, Patrícia Rios, Oliveira, Rogério Cruz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13366
Resumo: A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais recorrentes e afeta crianças e adultos, sendo um problema mundial de saúde que acomete cerca de 300 milhões de pessoas. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no qual participaram 19 pessoas com diagnóstico médico de asma que participaram de ações educativas de um projeto de extensão universitária. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada, na qual foram abordados os seguintes aspectos: a convivência com a doença, o interesse na participação do projeto, os impactos na vida cotidiana, o atendimento das expectativas e a participação em projetos semelhantes. Os dados foram coletados entre setembro de 2018 e maio de 2019 e foram organizados em categorias não apriorísticas. Os resultados das ações educativas relatadas pelos voluntários evidenciaram que os participantes estão adaptados à doença, porém, com dificuldades em momentos de crise. A busca pela informação, ampliação da rede de cuidado, busca de amparo e curiosidade foram relatados como os interesses na participação do projeto. O conhecimento/ autoconhecimento, mudança de comportamento, incentivo, controle da doença, qualidade de vida e conscientização foram os impactos na vida cotidiana dos participantes. Assim, conclui-se que as ações educativas desenvolvidas por um projeto de extensão universitária tiveram impacto positivo na vida das pessoas com asma, o que permitiu que estas tivessem um melhor conhecimento da doença e enxergassem as possibilidades de controle e melhor qualidade de vida. Palavras-chave:  Doenças Respiratórias Crônicas; Educação Em Saúde; Ensino Impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project Abstract: Asthma is one of the most common chronic respiratory diseases and affects children and adults, being a global health problem that affects around 300 million people. This study analyzed the impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project. This paper is a descriptive study with a qualitative approach, grouping 19 volunteers who have received a medical diagnosis of asthma and have participated in educational interventions in a university extension project. Semi-standardized interviews collected data on the following: disease familiarity, desire to participate in the project, daily life impacts, expectations on follow-up, and participation in similar projects. Data were collected between September 2018 and May 2019 and were organized in non a priori categories. The results of educational interventions reported by volunteers showed that participants have adapted to their condition, yet they face significant challenges during asthma crisis. Search for information, care network expansion, support, institution reputation, and curiosity were reported as motivations for participating in the project. Impacts on participants' daily lives included knowledge/self-knowledge, behavior change, encouragement, disease control, life quality, and awareness. We concluded that the educational initiatives carried out by the university extension project positively impacted the lives of individuals with asthma, allowing them to have more excellent knowledge about their condition and empowering them to assert more control over their health and quality of life. Keywords: Chronic Respiratory Diseases; Health Education; Teaching
id UFFS-1_5d481321ff0dff12a5410cec376a63fb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13366
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitáriaA asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais recorrentes e afeta crianças e adultos, sendo um problema mundial de saúde que acomete cerca de 300 milhões de pessoas. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no qual participaram 19 pessoas com diagnóstico médico de asma que participaram de ações educativas de um projeto de extensão universitária. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada, na qual foram abordados os seguintes aspectos: a convivência com a doença, o interesse na participação do projeto, os impactos na vida cotidiana, o atendimento das expectativas e a participação em projetos semelhantes. Os dados foram coletados entre setembro de 2018 e maio de 2019 e foram organizados em categorias não apriorísticas. Os resultados das ações educativas relatadas pelos voluntários evidenciaram que os participantes estão adaptados à doença, porém, com dificuldades em momentos de crise. A busca pela informação, ampliação da rede de cuidado, busca de amparo e curiosidade foram relatados como os interesses na participação do projeto. O conhecimento/ autoconhecimento, mudança de comportamento, incentivo, controle da doença, qualidade de vida e conscientização foram os impactos na vida cotidiana dos participantes. Assim, conclui-se que as ações educativas desenvolvidas por um projeto de extensão universitária tiveram impacto positivo na vida das pessoas com asma, o que permitiu que estas tivessem um melhor conhecimento da doença e enxergassem as possibilidades de controle e melhor qualidade de vida. Palavras-chave:  Doenças Respiratórias Crônicas; Educação Em Saúde; Ensino Impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project Abstract: Asthma is one of the most common chronic respiratory diseases and affects children and adults, being a global health problem that affects around 300 million people. This study analyzed the impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project. This paper is a descriptive study with a qualitative approach, grouping 19 volunteers who have received a medical diagnosis of asthma and have participated in educational interventions in a university extension project. Semi-standardized interviews collected data on the following: disease familiarity, desire to participate in the project, daily life impacts, expectations on follow-up, and participation in similar projects. Data were collected between September 2018 and May 2019 and were organized in non a priori categories. The results of educational interventions reported by volunteers showed that participants have adapted to their condition, yet they face significant challenges during asthma crisis. Search for information, care network expansion, support, institution reputation, and curiosity were reported as motivations for participating in the project. Impacts on participants' daily lives included knowledge/self-knowledge, behavior change, encouragement, disease control, life quality, and awareness. We concluded that the educational initiatives carried out by the university extension project positively impacted the lives of individuals with asthma, allowing them to have more excellent knowledge about their condition and empowering them to assert more control over their health and quality of life. Keywords: Chronic Respiratory Diseases; Health Education; TeachingUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13366Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 1 (2024); 1-13Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 1 (2024); 1-13Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 1 (2024); 1-132358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13366/9219Copyright (c) 2024 Gabriella Lino Vecchio, Liria Yuri Yamauchi, Milena Carlos Vidotto, Patrícia Rios Poletto, Rogério Cruz de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVecchio, Gabriella LinoYamauchi, Liria YuriVidotto, Milena CarlosPoletto, Patrícia RiosOliveira, Rogério Cruz de2024-05-15T21:41:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13366Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:14.475970Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
title Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
spellingShingle Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
Vecchio, Gabriella Lino
title_short Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
title_full Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
title_fullStr Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
title_full_unstemmed Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
title_sort Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
author Vecchio, Gabriella Lino
author_facet Vecchio, Gabriella Lino
Yamauchi, Liria Yuri
Vidotto, Milena Carlos
Poletto, Patrícia Rios
Oliveira, Rogério Cruz de
author_role author
author2 Yamauchi, Liria Yuri
Vidotto, Milena Carlos
Poletto, Patrícia Rios
Oliveira, Rogério Cruz de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vecchio, Gabriella Lino
Yamauchi, Liria Yuri
Vidotto, Milena Carlos
Poletto, Patrícia Rios
Oliveira, Rogério Cruz de
description A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais recorrentes e afeta crianças e adultos, sendo um problema mundial de saúde que acomete cerca de 300 milhões de pessoas. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no qual participaram 19 pessoas com diagnóstico médico de asma que participaram de ações educativas de um projeto de extensão universitária. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada, na qual foram abordados os seguintes aspectos: a convivência com a doença, o interesse na participação do projeto, os impactos na vida cotidiana, o atendimento das expectativas e a participação em projetos semelhantes. Os dados foram coletados entre setembro de 2018 e maio de 2019 e foram organizados em categorias não apriorísticas. Os resultados das ações educativas relatadas pelos voluntários evidenciaram que os participantes estão adaptados à doença, porém, com dificuldades em momentos de crise. A busca pela informação, ampliação da rede de cuidado, busca de amparo e curiosidade foram relatados como os interesses na participação do projeto. O conhecimento/ autoconhecimento, mudança de comportamento, incentivo, controle da doença, qualidade de vida e conscientização foram os impactos na vida cotidiana dos participantes. Assim, conclui-se que as ações educativas desenvolvidas por um projeto de extensão universitária tiveram impacto positivo na vida das pessoas com asma, o que permitiu que estas tivessem um melhor conhecimento da doença e enxergassem as possibilidades de controle e melhor qualidade de vida. Palavras-chave:  Doenças Respiratórias Crônicas; Educação Em Saúde; Ensino Impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project Abstract: Asthma is one of the most common chronic respiratory diseases and affects children and adults, being a global health problem that affects around 300 million people. This study analyzed the impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project. This paper is a descriptive study with a qualitative approach, grouping 19 volunteers who have received a medical diagnosis of asthma and have participated in educational interventions in a university extension project. Semi-standardized interviews collected data on the following: disease familiarity, desire to participate in the project, daily life impacts, expectations on follow-up, and participation in similar projects. Data were collected between September 2018 and May 2019 and were organized in non a priori categories. The results of educational interventions reported by volunteers showed that participants have adapted to their condition, yet they face significant challenges during asthma crisis. Search for information, care network expansion, support, institution reputation, and curiosity were reported as motivations for participating in the project. Impacts on participants' daily lives included knowledge/self-knowledge, behavior change, encouragement, disease control, life quality, and awareness. We concluded that the educational initiatives carried out by the university extension project positively impacted the lives of individuals with asthma, allowing them to have more excellent knowledge about their condition and empowering them to assert more control over their health and quality of life. Keywords: Chronic Respiratory Diseases; Health Education; Teaching
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13366
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13366/9219
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 1 (2024); 1-13
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 1 (2024); 1-13
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 1 (2024); 1-13
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993269506048