Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973 |
Resumo: | Neste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants. Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; Reuse |
id |
UFFS-1_76182b77650fd4203e2bd6f0c5d452f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10973 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduaçãoNeste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants. Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; ReuseUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1097310.36661/2358-0399.2020v11i1.10973Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 1 (2020); 97-112Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 1 (2020); 97-112Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 97-1122358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973/7363Copyright (c) 2020 Daniel Baron, Carlos Gustavo Momberg da Silva, Sandra Cristina Oliveira Almeida, Meire Maria Cordeiro, Ester Almeida Helmerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaron, DanielMomberg da Silva, Carlos GustavoAlmeida, Sandra Cristina OliveiraCordeiro, Meire MariaHelmer, Ester Almeida2022-08-18T17:50:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10973Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:45Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
title |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
spellingShingle |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação Baron, Daniel |
title_short |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
title_full |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
title_fullStr |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
title_full_unstemmed |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
title_sort |
Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação |
author |
Baron, Daniel |
author_facet |
Baron, Daniel Momberg da Silva, Carlos Gustavo Almeida, Sandra Cristina Oliveira Cordeiro, Meire Maria Helmer, Ester Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Momberg da Silva, Carlos Gustavo Almeida, Sandra Cristina Oliveira Cordeiro, Meire Maria Helmer, Ester Almeida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baron, Daniel Momberg da Silva, Carlos Gustavo Almeida, Sandra Cristina Oliveira Cordeiro, Meire Maria Helmer, Ester Almeida |
description |
Neste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants. Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; Reuse |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973 10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973/7363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 1 (2020); 97-112 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 1 (2020); 97-112 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 97-112 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739764600832 |