Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baron, Daniel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Momberg da Silva, Carlos Gustavo, Almeida, Sandra Cristina Oliveira, Cordeiro, Meire Maria, Helmer, Ester Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973
Resumo: Neste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants. Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; Reuse
id UFFS-1_76182b77650fd4203e2bd6f0c5d452f9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10973
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduaçãoNeste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants. Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; ReuseUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1097310.36661/2358-0399.2020v11i1.10973Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 1 (2020); 97-112Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 1 (2020); 97-112Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 97-1122358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973/7363Copyright (c) 2020 Daniel Baron, Carlos Gustavo Momberg da Silva, Sandra Cristina Oliveira Almeida, Meire Maria Cordeiro, Ester Almeida Helmerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaron, DanielMomberg da Silva, Carlos GustavoAlmeida, Sandra Cristina OliveiraCordeiro, Meire MariaHelmer, Ester Almeida2022-08-18T17:50:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10973Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:45Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
title Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
spellingShingle Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
Baron, Daniel
title_short Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
title_full Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
title_fullStr Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
title_full_unstemmed Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
title_sort Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
author Baron, Daniel
author_facet Baron, Daniel
Momberg da Silva, Carlos Gustavo
Almeida, Sandra Cristina Oliveira
Cordeiro, Meire Maria
Helmer, Ester Almeida
author_role author
author2 Momberg da Silva, Carlos Gustavo
Almeida, Sandra Cristina Oliveira
Cordeiro, Meire Maria
Helmer, Ester Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baron, Daniel
Momberg da Silva, Carlos Gustavo
Almeida, Sandra Cristina Oliveira
Cordeiro, Meire Maria
Helmer, Ester Almeida
description Neste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants. Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; Reuse
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973
10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973/7363
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 1 (2020); 97-112
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 1 (2020); 97-112
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 97-112
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739764600832