POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Amanda Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Gabriel Henrique Soares, Mendes, Josiane Nunes, Ferreira, Marcela Roberta Almeida, Bastos, Nayara Almeida, Cardoso, Rafael Balbino, Nepomuceno, Tamires Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
DOI: 10.36661/2358-0399.2016v7i1.3107
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3107
Resumo: Resumo: As fontes renováveis de energia têm ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial atual, sendo os pilares da busca pelo desenvolvimento sustentável. A transferência de conhecimento do ensino superior para o ensino médio, com relação aos conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, é uma ação importante e de responsabilidade social, principalmente quando se diz respeito de universidades com cursos de engenharia que tratam de tecnologias limpas. Nesse sentido, o presente trabalho expõe uma metodologia para transferência de conhecimento do ensino superior sobre conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, por parte da Universidade Federal de Itajubá-MG, a alunos das escolas de ensino médio do município de Itabira – MG. A metodologia proposta obteve aceitação prática, e bons níveis de satisfação e assimilação do conteúdo, reforçando a importância da difusão do conhecimento na temática abordada. Palavras-chave: Extensão Universitária; Alternativas Energéticas; Conversões; Disseminação do conhecimento; Sustentabilidade.   Popularization of concepts and technologies of power generation with renewable sources in high schools in the city of Itabira, Minas Gerais State, Brazil Abstract: Renewable energy sources have gained more prominence in the current world scenario, being a cornerstone of the theme of sustainable development. The transfer of knowledge from higher education to high school with respect to the concepts and power generation technologies with renewable sources is an important and socially responsible action, especially when it concerns universities with engineering programs dealing with clean technology. In this sense, this article sets out a methodology for higher education knowledge transfer of concepts and power generation technologies with renewable sources from the Federal University of Itajubá - MG to the students of secondary schools in the city of Itabira – MG. The proposed methodology achieved practical acceptance and good levels of satisfaction and assimilation of the contents, reinforcing the importance of the dissemination of knowledge on the theme. Key-words: University Extension; Alternative Energy; Conversion; Dissemination of Knowledge; Sustainability.   Popularización de conceptos y tecnologías de generación de energia de fuentesrenovables em las escuelas secundarias del município de Itabira, Minas Gerais, Brasil Resumen: Las fuentes de energía renovables han ganado más protagonismo en el escenario mundial actual, siendo uno de los pilares de búsqueda por el desarrollo sostenible. La transferencia de conocimientos de la educación superior a la secundaria con respecto a los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables es una acción importante y socialmente responsable, sobre todo cuando se trata de universidades con programas de ingeniería relacionadas con la tecnología limpia. En este sentido, este artículo se propone a detallar una metodología que visa la transferencia de conocimientos de la universidad a la escuela secundaria sobre los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables. La universidad responsable es la Universidad Federal de Itajubá-MG. La metodología propuesta logró aceptación práctica y un buen nivel de satisfacción y la asimilación de los contenidos, lo que refuerza la importancia de la difusión de los conocimientos sobre el tema. Palabras-clave: extensión universitaria; alternativas de energía; conversión; difusión del conocimiento; sustentabilidad.  
id UFFS-1_84f3343279dbaeff0032a7a355a5f28e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/3107
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
spelling POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MGResumo: As fontes renováveis de energia têm ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial atual, sendo os pilares da busca pelo desenvolvimento sustentável. A transferência de conhecimento do ensino superior para o ensino médio, com relação aos conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, é uma ação importante e de responsabilidade social, principalmente quando se diz respeito de universidades com cursos de engenharia que tratam de tecnologias limpas. Nesse sentido, o presente trabalho expõe uma metodologia para transferência de conhecimento do ensino superior sobre conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, por parte da Universidade Federal de Itajubá-MG, a alunos das escolas de ensino médio do município de Itabira – MG. A metodologia proposta obteve aceitação prática, e bons níveis de satisfação e assimilação do conteúdo, reforçando a importância da difusão do conhecimento na temática abordada. Palavras-chave: Extensão Universitária; Alternativas Energéticas; Conversões; Disseminação do conhecimento; Sustentabilidade.   Popularization of concepts and technologies of power generation with renewable sources in high schools in the city of Itabira, Minas Gerais State, Brazil Abstract: Renewable energy sources have gained more prominence in the current world scenario, being a cornerstone of the theme of sustainable development. The transfer of knowledge from higher education to high school with respect to the concepts and power generation technologies with renewable sources is an important and socially responsible action, especially when it concerns universities with engineering programs dealing with clean technology. In this sense, this article sets out a methodology for higher education knowledge transfer of concepts and power generation technologies with renewable sources from the Federal University of Itajubá - MG to the students of secondary schools in the city of Itabira – MG. The proposed methodology achieved practical acceptance and good levels of satisfaction and assimilation of the contents, reinforcing the importance of the dissemination of knowledge on the theme. Key-words: University Extension; Alternative Energy; Conversion; Dissemination of Knowledge; Sustainability.   Popularización de conceptos y tecnologías de generación de energia de fuentesrenovables em las escuelas secundarias del município de Itabira, Minas Gerais, Brasil Resumen: Las fuentes de energía renovables han ganado más protagonismo en el escenario mundial actual, siendo uno de los pilares de búsqueda por el desarrollo sostenible. La transferencia de conocimientos de la educación superior a la secundaria con respecto a los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables es una acción importante y socialmente responsable, sobre todo cuando se trata de universidades con programas de ingeniería relacionadas con la tecnología limpia. En este sentido, este artículo se propone a detallar una metodología que visa la transferencia de conocimientos de la universidad a la escuela secundaria sobre los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables. La universidad responsable es la Universidad Federal de Itajubá-MG. La metodología propuesta logró aceptación práctica y un buen nivel de satisfacción y la asimilación de los contenidos, lo que refuerza la importancia de la difusión de los conocimientos sobre el tema. Palabras-clave: extensión universitaria; alternativas de energía; conversión; difusión del conocimiento; sustentabilidad.  Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2016-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/310710.36661/2358-0399.2016v7i1.3107Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 7 n. 1 (2016); 59-64Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 7 No 1 (2016); 59-64Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 7 Núm. 1 (2016); 59-642358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3107/pdfde Oliveira, Amanda CostaAlmeida, Gabriel Henrique SoaresMendes, Josiane NunesFerreira, Marcela Roberta AlmeidaBastos, Nayara AlmeidaCardoso, Rafael BalbinoNepomuceno, Tamires Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T17:58:36Zoai:ojs.192.168.253.137:article/3107Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:58:36Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
title POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
spellingShingle POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
de Oliveira, Amanda Costa
de Oliveira, Amanda Costa
title_short POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
title_full POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
title_fullStr POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
title_full_unstemmed POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
title_sort POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
author de Oliveira, Amanda Costa
author_facet de Oliveira, Amanda Costa
de Oliveira, Amanda Costa
Almeida, Gabriel Henrique Soares
Mendes, Josiane Nunes
Ferreira, Marcela Roberta Almeida
Bastos, Nayara Almeida
Cardoso, Rafael Balbino
Nepomuceno, Tamires Santos
Almeida, Gabriel Henrique Soares
Mendes, Josiane Nunes
Ferreira, Marcela Roberta Almeida
Bastos, Nayara Almeida
Cardoso, Rafael Balbino
Nepomuceno, Tamires Santos
author_role author
author2 Almeida, Gabriel Henrique Soares
Mendes, Josiane Nunes
Ferreira, Marcela Roberta Almeida
Bastos, Nayara Almeida
Cardoso, Rafael Balbino
Nepomuceno, Tamires Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Amanda Costa
Almeida, Gabriel Henrique Soares
Mendes, Josiane Nunes
Ferreira, Marcela Roberta Almeida
Bastos, Nayara Almeida
Cardoso, Rafael Balbino
Nepomuceno, Tamires Santos
description Resumo: As fontes renováveis de energia têm ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial atual, sendo os pilares da busca pelo desenvolvimento sustentável. A transferência de conhecimento do ensino superior para o ensino médio, com relação aos conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, é uma ação importante e de responsabilidade social, principalmente quando se diz respeito de universidades com cursos de engenharia que tratam de tecnologias limpas. Nesse sentido, o presente trabalho expõe uma metodologia para transferência de conhecimento do ensino superior sobre conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, por parte da Universidade Federal de Itajubá-MG, a alunos das escolas de ensino médio do município de Itabira – MG. A metodologia proposta obteve aceitação prática, e bons níveis de satisfação e assimilação do conteúdo, reforçando a importância da difusão do conhecimento na temática abordada. Palavras-chave: Extensão Universitária; Alternativas Energéticas; Conversões; Disseminação do conhecimento; Sustentabilidade.   Popularization of concepts and technologies of power generation with renewable sources in high schools in the city of Itabira, Minas Gerais State, Brazil Abstract: Renewable energy sources have gained more prominence in the current world scenario, being a cornerstone of the theme of sustainable development. The transfer of knowledge from higher education to high school with respect to the concepts and power generation technologies with renewable sources is an important and socially responsible action, especially when it concerns universities with engineering programs dealing with clean technology. In this sense, this article sets out a methodology for higher education knowledge transfer of concepts and power generation technologies with renewable sources from the Federal University of Itajubá - MG to the students of secondary schools in the city of Itabira – MG. The proposed methodology achieved practical acceptance and good levels of satisfaction and assimilation of the contents, reinforcing the importance of the dissemination of knowledge on the theme. Key-words: University Extension; Alternative Energy; Conversion; Dissemination of Knowledge; Sustainability.   Popularización de conceptos y tecnologías de generación de energia de fuentesrenovables em las escuelas secundarias del município de Itabira, Minas Gerais, Brasil Resumen: Las fuentes de energía renovables han ganado más protagonismo en el escenario mundial actual, siendo uno de los pilares de búsqueda por el desarrollo sostenible. La transferencia de conocimientos de la educación superior a la secundaria con respecto a los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables es una acción importante y socialmente responsable, sobre todo cuando se trata de universidades con programas de ingeniería relacionadas con la tecnología limpia. En este sentido, este artículo se propone a detallar una metodología que visa la transferencia de conocimientos de la universidad a la escuela secundaria sobre los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables. La universidad responsable es la Universidad Federal de Itajubá-MG. La metodología propuesta logró aceptación práctica y un buen nivel de satisfacción y la asimilación de los contenidos, lo que refuerza la importancia de la difusión de los conocimientos sobre el tema. Palabras-clave: extensión universitaria; alternativas de energía; conversión; difusión del conocimiento; sustentabilidad.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3107
10.36661/2358-0399.2016v7i1.3107
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3107
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2016v7i1.3107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3107/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 7 n. 1 (2016); 59-64
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 7 No 1 (2016); 59-64
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 7 Núm. 1 (2016); 59-64
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1822180677201690624
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36661/2358-0399.2016v7i1.3107